Publicações

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 894

2022

1.   Cassiano Minoru Aono. Dinâmica magnética de aglomerados de nanopartículas magnéticas e sua influência da magneto-hipertermia. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
2.   David Aciole Barbosa. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO E DA INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA MICROBIOTA INTESTINAL FÚNGICA DE CAMUNDONGOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE CAQUEXIA INDUZIDA POR TRANSPLANTE DE CÉLULAS DE CÂNCER PULMONAR (LLC). Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
3.   Felipe Ernesto Mesias Campos. Uma abordagem de modelagem para o estudo da abundância da paisagem a partir de processos demográficos dos fragmentos. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
4.   Gesrael Silva de Lima. Análise dos conteúdos sobre algas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
5.   Juliana Aliano Bloch Fakri. Sustentabilidade sob a perspectiva da complexidade: avaliação de concepções e da incorporação do conceito em protocolos de ciência cidadã. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
6.   Leonardo Souto Ferreira. Modelling Vaccination In An Ongoing Epidemics of SARS-CoV-2. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
7.   Muhsen Hammoud. Computational Approaches for Analyzing Structured Data in Biological Systematics and Biogeography. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: João Paulo Gois.
8.   Pedro Henrique Croti Siqueira. Superradiância, Modos Quasinormais E Instabilidade de Buracos Negros Girantes. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Maurício Richartz.
9.   Rebeca Venâncio. Teste de um protocolo de ciência cidadã para a quantificação de fragmentos plásticos em praias do litoral paulista. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
10.   Renata Cristina Oliveira Santos. Análise computacional da trajetória de uma partícula fluida em um escoamento com giro visando separação de fases.. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: André Damiani Rocha.
11.   Rodrigo Barbosa Ferreira. Ciência cidadã: uma nova ferramenta para conservação da Mata Atlântica. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional da Mata Atlântica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
12.   Rodrigo Pretel Antunes Vieira. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM POTENCIAL INTERATÔMICO DO TIPO EMBEDDED ATOM METHOD PARA O SISTEMA FE-SI PARA SIMULAÇÕES DE DINÂMICA MOLECULAR E MONTE CARLO. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.

2021

1.   Andressa Vidal Muller. Solar Energy Conversion Assisted by Ruthenium(II) and Rhenium(I) Coordination Compounds. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: André Sarto Polo.
2.   Angela S. M. Salinet. Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Fernando Silva de Moura.
3.   ANGÉLICA CRISTINA CRUZ CUSTODIO. Interpretabilidade de Modelos Black Box aplicada a problemas Uplift. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
4.   Calvin Quessada Cabello. Extração e Análise Espectroscópica de algumas Antraquinonas extraídas de Senna Silvestris, Senna Macranthera e Senna Multijuga. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
5.   DIEGO DE OLIVEIRA ROGÉRIO. ESTUDO DA ESTRUTURA ELETRÔNICA E DA DINÂMICA DE IONIZAÇÃO DISSOCIATIVA INDUZIDA POR RADIAÇÃO NO ULTRAVIOLETA DE VÁCUO DAS MOLÉCULAS DE 1,2-DICLOROPROPANO (C3H6Cl2) ECLOROACETONA (C3H5OCl). Dissertação (Mestrado em Ciência e tecnologia / Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
6.   Diogo Fernando Trevisan. Framework Computacional para Intervenções Comportamentais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Paulo Gois.
7.   Elton Jonh de Lírio. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Supervisor: Ana Paula de Moraes.
8.   Emily Ami Takeuchi. Estudo do processo de adsorção em argilas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
9.   Felipe César Torres Antonio. Estudo computacional de fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
10.   Francisco Everton Pereira Maia. Analiando o feito de Arquimedes com auxílio do Geogebra: poderia um navio ser incendiado por reflexão de raios solares?. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
11.   Gabriel Silva Mol. Interação entre semicondutores e fotossensibilizadores em células solares sensibilizadas por corantes. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
12.   Gabriela Oliveira Biondi. Modelos de Dados Rastreáveis em Arquiteturas de Aplicações Inteligentes. Tese (Doutorado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Ronaldo Cristiano Prati.
13.   Gabriela Schmaedecke. DIVERSIDADE GENÉTICA DE QUEIXADAS (Tayassu pecari) EM DIFERENTES PAISAGENS DA MATA ATLÂNTICA, PANTANAL E CERRADO. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Cibele Biondo.
14.   Geovanna Elvira Yamanaki. Estudo da Estatística Fractal do Aglomerado de Estrelas Jovens IC 2391. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
15.   Guilherme Seidyo Imai Aldeia. Estudo de Interpretabilidade de Algoritmos de Regressão Simbólica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
16.   Guilherme Vasconcelos de Almeida. Desenvolvimento de Próteses Mamárias Ultrapersonalizadas Por Escaneamento e Impressão 3D. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: João Paulo Gois.
17.   Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
18.   Ivania Juliane Ribeiro. A PANDEMIA TROUXE UM INTERESSE MAIOR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Jose Miguel Zuniga Prado. Síntese e Caracterização de Filmes de Óxido de Grafeno Reduzido Para a Fabricação de Eletrodos e sua aplicação em biosensores.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Lucas Almeida Miranda Barreto.
20.   Kauan Matos Lopes da Silva. Procura de materiais com correlações electrónicas fortes. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
21.   LUCAS GUAGLIARELI PASSERI. ANÁLISE DO EFEITO SOLVENTE EM ALGUNS FLAVONÓIDES EXTRAÍDOS DA SENNA SILVESTRIS, SENNA MACRANTHERA E SENNA MULTIJUGA. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
22.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
23.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
24.   Miguel Lucas de Lemos. Tecnologias quânticas e novos materiais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
25.   Moisés Bitencourt de Miranda. Estudo Numérico do Escoamento Monofásico como Etapa do Desenvolvimento de um Separador de Fases de Entrada Axial. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Damiani Rocha.
26.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
27.   Pedro Henrique Silva Rodrigues. Gestão do Combustível Nuclear em Usinas do Tipo PWR. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Supervisor: Roberto Asano Junior.
28.   Renata Cristina Oliveira Santos. Modelo hidrodinâmico da trajetória da partícula fluida em um escoamento com giro visando separação de fases.. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: André Damiani Rocha.
29.   Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
30.   Renato Dias da Cunha. Estudos interfaciais envolvendo ácidos naftênicos. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
31.   Rodrigo Dias Castelhano. Mineração de Dados sobre Mortes por Abuso de Tricloroetileno: Traçando o Perfil de Vítimas da Região Leste de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
32.   Rodrigo Vidal Cabral. Estudo numérico do escoamento axissimétrico turbulento com giro induzido axialmente visando a separação gás-líquido. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: André Damiani Rocha.
33.   Ronaldo Valentin Chalhua. Instrumentação eletroanalítica para aplicações em biosenssores virais de grafeno. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Supervisor: Lucas Almeida Miranda Barreto.
34.   Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
35.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
36.   Thaíssa Engel. Evolução cromossômica em Maxillariinae. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Supervisor: Ana Paula de Moraes.
37.   Vinicius Manganaro Farnézio. Construção de uma linhagem geneticamente modificada de Zymomonas mobilis com vistas à produção de álcoois de cadeia longa. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
38.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
39.   Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
40.   Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
41.   Érico Di consolo Gregório. Dispositivo de fibra óptica para monitoramento de curvatura local e geométrica de contornos.. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernando Silva de Moura.

2020

1.   Alexandre Miguel de Carvalho. DTO-SMOTE, Um Novo Método deOversampling Para o Pré-processamento de Dados Desbalanceado. Tese (Doutorado em Ciencia da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
2.   Amanda Sayeg. Estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) e a performance em atletas: um estudo através da teoria dos microestados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
3.   Andrei Michel Sontag. Dinâmica de Populações e Crescimento Linear Periódico. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
4.   Carlos Reynaldo Portocarrero Tovar. Computação de Campos Atratores em Redes Dinâmicas Discretas Acopladas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
5.   Charles Henrique Porto Ferreira. Extraction and combination of multiple views oftexts to improve text classification. Tese (Doutorado em CIência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Supervisor: Fabricio Olivetti de França.
6.   Daniel De Martini Rivera Ferreira. Estudo teórico das propriedades eletrônicas e magnéticas do FeO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
7.   Daniel Oliveira. Simulações computacionais de interfaces eletroquímicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
8.   Dayane Berto Farias. Investigação da molécula poliatômicas por técnicas experimentais de espectroscopia eletrônica, espectrometria de massas, e métodos de cálculos ab initio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
9.   DEREK WILLIAN SEKI GAVA. O fenômeno do batimento e o Princípio de Indeterminação. Dissertação (Mestrado em FISICA) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
10.   Diana Ribas Rodrigues. Desenvolvimento da Alfabetização Científica em alunos do Ensino Fundamental II através de uma prática de Astrobiologia: ampliando nossos referencias, ampliando nossas possibilidades. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
11.   Douglas José Baquião Ribeiro. Bulk materials with Intrinsic Intermediate Band: data study and applicability to solar energy conversion. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABCb. 2020.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
12.   Eduardo Roberto Alexandrino. Bases teóricas e práticas sobre ciência cidadã para alavancar engajamento público, qualidade dos dados e conhecimento ornitológico no estado do Espírito Santo. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional da Mata Atlântica, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
13.   Erick Fernandes da Cruz. Segmentação Assistida em Imagens de Grande Resolução. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Paulo Gois.
14.   Esther Menezes Clementino de Lima. ESTUDO COMPUTACIONAL DOS MECANISMOS DE FOTORREAÇÃO DA RIBOFLAVINA E SEUS DERIVADOS. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
15.   Fabiano Bezerra Menegidio. Reprodutibilidade e replicabilidade em análises de bioinformática utilizando contêineres Docker. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
16.   Francisco Flavio Ribeiro Viana. Física de Partículas no Ensino Médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
17.   Gabriel Cafeu Brandão. Integração de Intervalos Temporais em uma Tarefa de Reprodução - Possíveis Estratégias. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
18.   Gabriel Henrique Perez. Segregação de soluto em contornos de grão: uma abordagem ICME automatizada. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
19.   Gabriel Silva Mol. Design de fotossensibilizadores com uma abordagem baseada em cálculos de primeiros princípios. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Geovanna Faria Silva. Formação de Perovskitas Híbridas para Células Solares Usando o Método de Engenharia de Solvente. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: André Sarto Polo.
21.   Giovana Gusmão Paiva. Preparação de compostos de coordenação para sistemas de conversão de energia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Sarto Polo.
22.   Giseli Maria Moreira. Espalhamento de elétrons e pósitrons por moléculas: acoplamento multicanal e microssolvatação. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Supervisor: Romarly Fernandes da Costa.
23.   Guilherme Destro Monteiro Francisco. Modelação efetiva de liga de semicondutor de tipo diamante. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
24.   Guilherme Ribeiro Portugal. NaTaO3 perovskite structural and electronic properties: a theoretical approach from infinite surfaces to nanostructures.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Supervisor: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
25.   Henrique Lopes de Castro. Numerical Study of Conjugate Natural Convections Over Vertical and Inclined Plate with Protruding Heat Sources. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Damiani Rocha.
26.   Henrique Martins Botelho. Programa Evolver para Árvores de Steiner Ponderadas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
27.   Isac Silva de Lima. Determinação da Estrutura Atômica da Superfície (111) do Bismuto via Difração de Fotoelétrons. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
28.   Jose Juliano Amorim. Elaboração de um banco de dados citogenéticos para a tribo Cymbidieae (Orchidaceae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
29.   Juliana Silva França. A comunidade como parceira na avaliação de bacias hidrográficas urbanas: uma ferramenta para conservação de biodiversidade. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional da Mata Atlântica, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
30.   Juliana Silva Souza-Luz. Avaliação de cientistas cidadãos participantes de projeto de monitoramento de costões rochosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
31.   Laura Carolina da Silva Mota. O que faz a diferença ? ? Uma análise bioinformática da espécie Epidendrum denticulatum. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
32.   Leonardo Alves Ferreira. Construção de um atlas anatômico para a Tomografia de Impedância Elétrica na avaliação da hemodinâmica encefálica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
33.   Lucimário Custódio de Souza. Buracos Negros: teoria de perturbação e modos quasinormais em sistemas binários. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Maurício Richartz.
34.   Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Análise de séries temporais: como fatores abióticos influenciam na distribuição, tamanho e sobrevivência de cracas e mexilhões em um costão rochoso no litoral norte de São Paulo?. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
35.   Maria Izadora Oliveira Cardoso. Aspectos morfológicos do gênero Scuticaria Lindl. (Maxillariinae, Orchidaceae). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
36.   Mariana Alves Alcoforado. Métodos espectrais com decomposição de dominios: explorando o colapso gravitacional em espaços-tempos com simetria esférica e não esférica. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Supervisor: Willians Oswaldo Barreto Acevedo.
37.   Mozart Sávio Pires Baptista. Barreiras ao fluxo gênico de queixadas (Tayassu pecari) no Pantanal e planalto do entorno. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Cibele Biondo.
38.   Nathalia Moreschi Brandt. Caracterização da diversidade genética de duas populações de macacos-prego das espécies Sapajus xanthosternos e Sapajus libidinosus. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Cibele Biondo.
39.   PEDRO HENRIQUE PARREIRA. Aprendizagem ativa em fluxo de dados com latência de intermediária. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
40.   Pedro Henrique Thiayamiti Santos. Modelagem computacional de interfaces metal-água. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
41.   Renan Gabriel de Assis. Preparação e caracterização de sistemas orgânicos separadores de carga para aplicações de fotovoltaicas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
42.   Reynaldo Gisto Gabriel Sandrini. Desenvolvimento de versão adaptativa do Kissing and Dancing Test.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
43.   Rodrigo dos Santos Pereira. Simulação de imagens de microscopia de tunelamento para diferentes estruturas cristalinas da grafite. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
44.   Rodrigo dos Santos Pereira. Estudo da Estrutura Atômica de Superfície do 2H-NbSe2 via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
45.   Sandra Félix Santos. A linguagem multimodal como ferramenta de inclusão na Educação Ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
46.   Sara de Sales Portela. Estudo das propriedades eletrônicas de compostos fotossensibilizadores como introdução à química quântica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
47.   Saulo Ramos de Carvalho Pereira. Modelagem Sketch-Based a partir de Desenhos em Vista Única e Aplicações. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: João Paulo Gois.
48.   Sylvia Hiromi Masuno. Qual a origem da variação citogenética em Epidendrum secundum?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação da Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
49.   Sérgio Forcelini. Desenvolvimento de fonte de corrente bipolar para tomografia de impedância elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
50.   Thiago Américo da Silva Cardoso. Radiação Hawking e Superradiância em Modelos Análogos de Gravitação. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Maurício Richartz.
51.   Victor Enzo Yonemoto. Espalhamento de elétrons por compostos orgânicos voláteis: Um estudo sobre a influência do efeito de acoplamento multicanal no espalhamento elástico de elétrons de baixa energia pela molécula de isopreno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
52.   Victor Hassum Sarmento. Estudo do Efeito da Radiação Térmica no Resfriamento por Convecção Natural de uma Placa Plana Contendo Um Aquecedor Protuberante. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: André Damiani Rocha.
53.   Victoria Peres Araújo Costa. Introdução às Séries de Fourier e suas Transformadas: Aplicação ao Processamento de Sinais Biológicos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
54.   Vivian Tadima Cazeta. Levantamento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) brasileiros relativos aos princípios da Cultura Oceânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
55.   William Fernando Espinosa García. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.

2019

1.   Aline Lagoeiro do Carmo. Análise da relação entre estrutura química e atividade biológica de compostos fenotiazínicos. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
2.   Allan Falconi. Quantos gêneros há no gênero Scuticaria?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
3.   Bruna Moura da Nóbrega. Análise da ocorrência de fluxo gênico entre populações fragmentadas de queixadas (Tayassu pecari) do Pantanal e e do Cerrado do Mato Grosso do Sul. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cibele Biondo.
4.   Bruno Aristimunha Pinto. Estudo da Dor Crônica em Pacientes com Anemia Falciforme: Uma Perspectiva pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos e Teoria dos Grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
5.   Bruno Focassio. Investigações das propriedades eletrônicas de perovskitas hı́bridas através de técnicas de simulação ab initio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
6.   Bruno Jose Nagy Antonio. Modelagem Numérica do Processo de Deposição de Parafina por Difusão Molecular em Cavidade Cilíndrica Contendo Óleo Parafínico Estagnado. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Damiani Rocha.
7.   Daniel Gonçalves da Silva. Estudo de Segurança em Avaliações em Papel utilizando Análise de Imagens. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
8.   Daniel Nakanishi Usuda. Desenvolvimento de módulo em python para controle de placa de aquisição de dados OopenBCI. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
9.   Daniel Oliveira. Simulações computacionais ab initio de interfaces água-metal. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
10.   Dayane Berto Farias. Investigação da molécula de 1,2-dicloropropano por técnicas experimentais de espectroscopia eletrônica, espectrometria de massas, e métodos de cálculos ab initio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
11.   Edson Elizeu da Silva. Circunavegação Multirrobótica Reativa e Descentralizada. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
12.   Eduardo da Costa Lima. Determinação da estrutura atômica de moléculas orgânicas sobre Cu(111). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
13.   Eduardo da Costa Lima. Estudo do efeito da dopagem na estrutura atômica e eletrônica do 2H-NbSe2. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
14.   Emily Ami Takeuchi. Fotossensibilizadores do tipo D-pi-A propostos a partir de simulações de primeiros princípios. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
15.   Esther Menezes Clementino de Lima. Introdução às propriedades eletrônicas de moléculas: estudo de fotossensibilizadores. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
16.   Fabrício de Carvalho. Estudo computacional da transferência de próton no estado excitado para compostos trifenilimidazólicos substituídos. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Fanny Nascimento Costa. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
18.   Gabriel Gouveia Barbosa. Estudo teórico da interface de heteroestruturas do tipo ABO3. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
19.   Gabriel Henrique Perez. Abordagem computacional high-throughput para a adsorção de metal-ftalocianinas sobre superfícies 2D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
20.   Guilherme Alonso Solano. Simulação Numérica de Escoamento na Cápsula de uma Bomba Centrífuga Submersa Submarina em Skid. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Petrobras. 2019.
Orientador: André Damiani Rocha.
21.   Guilherme Augusto Barbosa dos Santos. Uma investigação sobre a influência dos efeitos de acoplamento multicanal na descrição do processo de espalhamento de elétrons de baixa energia pela molécula de guanina e possíveis implicações em radioterapia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
22.   Guilherme Seidyo Imai Aldeia. Algoritmos evolutivos para Regressão Simbólica utilizando a estrutura Interação-Transformação. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
23.   Gustavo Brito de Azevedo. Integração de intervalos temporais em estimativas do intervalo médio. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
24.   Hugo Machado de Oliveira. Proposta de Sequência Didática Transdisciplinar a partir da Poluição Atmosférica na Cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
25.   João Pedro Vieira Garlippe. Preparação, caracterização estrutural e magnética de nanopartículas de óxido de ferro incorporadas em polímeros inteligentes para liberação controlada de fármacos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
26.   João Vitor Alcântara. ESTUDO DOS EFEITOS DA MODULAÇÃO DE VIAS METABÓLICAS NO PADRÃO DE ACETILAÇÃO DAS HISTONAS DE OÓCITOS BOVINOS DURANTE A MATURAÇÃO IN VITRO. Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
27.   Juliana de Fátima Santos Silva. CARACTERIZAÇÃO DO MECANISMO DE QUORUM SENSING (QS) EM Zymomonas mobilis EM RESPOSTA AO AUTO-INDUTOR DO TIPO 2 (AI-2). Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
28.   Júlia Yoko Lopes Yamaguti. Análise de séries temporais por reconstrução de atratores. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
29.   Kelly Cristina de Lira Lixandrão. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
30.   Laura Motta. Citogeografia de Habenaria: explorando tamanho de genoma e número cromossômico em espécies de distribuição geográfica restrita e ampla. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC - ProPes. 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
31.   Leonardo de Carvalho Chicarolli. Simulações de imagens de microscopia de tunelamento via cálculos de primeiros princípios. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
32.   Luan de Moraes Pereira. Estudo de Cold Spray por Dinâmica Molecular. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
33.   Luan de Moraes Pereira. Implementação de modelos constitutivos específicos para análises mecânicas utilizando a metodologia de elementos finitos via ABAQUS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
34.   Lucas de ALexandri Dantas Hech. Interface entre Polidimetilsiloxano e Grafeno sob Tensão: Uma abordagem teórica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
35.   Lucas Polimante Souto. Células Solares a base de Perovskitas Híbridas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
36.   MARCO YOSHIRO KUBOYAMA DE CAMARGO. Classifiers Optimization with Exceptional Model Mining. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
37.   Maria Luiza da Silva Carvalho. Alterações do sistema nervoso central: Um estudo da dor crônica em pacientes com Disfunção Temporomandibular. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
38.   Mariana Neri Pastorelli. Preparação de compostos polipiridínicos de Ru(II) para investigação de transporte lateral de buracos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
39.   Mateus M. Zanotto de Toledo. Estudo Teórico de Propriedades Fotofísicas e Fotoquímicas de Derivados de Xantenos. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
40.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. Estudo teórico sobre as propriedades fotofísicas e fotoquímicas dos xantenos e seus derivados. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
41.   Michelle Nair da Cunha Galvao. A Formação dos Professores que Lecionam Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
42.   Márcia Maria de Jesus Santos. . Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
43.   Nauan Francisco Silva Gasperin. Planejamento computacional de peptídeos para diferentes atividades biológicas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2019.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
44.   Paulo Rocta. Descrevendo uma nova espécie de Macrotorus (Monimiaceae): o auxílio de técnicas citogenéticas na delimitação taxonômica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
45.   Priscilla Nascimento Dos Santos Ferreira. Relação do Ensino/Aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio: O Uso do Caderno do Aluno Combinado com Mapa Conceitual e Portfolio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
46.   Rafaela Wiklich Sobrinho. Estudo da fenomenologia das interações hadrônicas na reconstrução de chuveiros atmosféricos extensos. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
47.   Raissa Lohanna Gomes Quintino Correa. Síntese e Caracterização de Micelas de Pluronic P123/F127 Como Carreadores de Ciprofibrato. (Graduando em Bacharelado em Ciência Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
48.   Renata Ozelami Vilas Boas. Análise Transcriptômica Global de Zymomonas mobilis (ZM4) na presença do Auto Indutor de Quorum Sensing (QS) Tipo 2 (AI-2). Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
49.   Renato Antunes Costa de Andrade. Dinâmica populacional de predação intraguilda dependente do espaço. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
50.   Roberto Gutierrez Beraldo. Monitoração da hemodinâmica encefálica utilizando a Tomografia de Impedância Elétrica. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
51.   Rodrigo dos Santos Pereira. Simulação de imagens de microscopia de tunelamento para diferentes estruturas cristalinas da grafite. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Luis Henrique de Lima.
52.   Rodrigo Mantovani Ronchi. Estudo teórico e experimental do nanocompósito de poliuretano termoplástico reforçado com MXenes.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Supervisor: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
53.   Rubens Pereira Costa Junior. Propagation of Ultra-High Energy Cosmic Rays. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
54.   Thelma Fabra Vieira Yokoo Dionisio. Proposta de Sequência Didática no Ensino Médio: Abordagem das Funções Orgânicas a partir do Estudo sobre Perfumes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
55.   Vanessa Fuentes Suguiyama. Entendendo as respostas plásticas ao estresse hídrico em Setaria italica e a influência dos elementos de transposição. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
56.   Verônica Piñeiro Bouzas de Espirito Santo. Ciência cidadã e o ecossistema manguezal. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
57.   Vinicius Rafael de Freitas. Modelagem Computacional da Transferência de Calor por Convecção Natural em Placa Vertical e Inclinada Aquecida. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: André Damiani Rocha.
58.   Vitor de Oliveira Sudbrack. Dinâmica de populações em Regiões Altamente Fragmentadas. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
59.   Viviane Candido Lucas de Oliveira. Metodologias Alternativas para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
60.   Wendel Magalhães Wierzba. Síntese e caracterização do ligante 4,4-diformil-2,2-bipiridina e seu uso em alguns complexos de Ru(II). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2019.
Orientador: André Sarto Polo.
61.   Yasmin Azevedo Rios Peralta. Desenvolvimento de estratégias eficientes para a inclusão do efeito de acoplamento multicanal na descrição do processo de espalhamento de elétrons de baixa energia pela molécula de uracila. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.

2018

1.   Adriana Vitoriano Cavallini Pereira. Iniciação às ciências forenses no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
2.   Aldcejam Martins da Fonseca Junior. IMPACTO DA MODULAÇÃO DA VIA GLICOLÍTICA NO PERFIL GLOBAL DE ACETILAÇÃO DE HISTONAS EM EMBRIÕES BOVINOS PRODUZIDOS IN VITRO. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
3.   Alessandra Oliveira Nunes. Compreensão e apropriação da linguagem química pelos alunos do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
4.   Aline Oliveira Brasil. No respeito aos saberes, onde fica o saber científico?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
5.   Alvaro David Torrez Baptista. Propriedades estruturais e eletrônicas do ZnO nanoporoso sob deformação biaxial.. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
6.   Amanda da Rocha Pitao Durval. Uma Ferramenta para a Avaliação e Comparação do Desempenho de Sistemas Computacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.
7.   Amanda Porto do Nascimento. "Status atual e possibilidades da ciência cidadã para a conservação da biodiversidade no Brasil". (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
8.   Andrea Guljas. Selection of small-molecule inhibitor candidates of RBBP4 using virtual screening. Iniciação Científica - University of Toronto, . 2018.
Orientador: Renato Ferreira de Freitas.
9.   Angela S Macedo Salinet. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Fernando Silva de Moura.
10.   Angélica Leal dos Reis. A questão das drogas ilícitas no âmbito escolar.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
11.   Anna Carolina Russo Curbelo Martin. Diversidade genética e estrutura populacional de queixadas (Tayassu pecari) da Floresta Atlântica da região do Pontal do Paranapanema. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
12.   Anna Carolina Russo Curbelo Martin. Identificação individual de amostras não invasivas de queixadas (Tayassu pecari) usando marcadores moleculares microssatélites. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
13.   Barbara Gaspar Chan tong. Solução do problema inverso para a tomografia de impedância elétrica aplicada na monitoração da circulação sanguínea cerebral. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
14.   Beatriz Mayumi Andrade Matsui. Engenharia de Atributos para Sistemas de Recomendação Interpretáveis. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
15.   Bianca Aline de Souza. Caracterização Multidisciplinar de Ciliados do Gênero Paramecium Müller (Alveolata:Ciliophora:Peniculida) em Sistemas Lóticos da Região Sul e Sudeste do Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marcus Vinicius Xavier Senra.
16.   Bruna Moura da Nóbrega. Estrutura socio-genética de uma população de queixadas (Tayassu pecari) do Parque Nacional de Emas e do entorno - GO. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
17.   Bruno Focassio. Investigações das propriedades eletrônicas de perovskitas híbridas através de técnicas de simulação ab-initio. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
18.   Camila Rego Vieira. Treinamento Técnico. (Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Carla Carolina Silva Bandeira. Influência dos solventes na morfologia de nanoestruturas de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
20.   Carlos Mera Acosta. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
21.   Caroline Caetano Ceratti. Desenvolvimento de questionário para auxiliar a detecção de falhas no marcapasso a partir do eletrocardiograma de superfície do paciente -- SAMpa: Software de Apoio ao Marcapasso. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
22.   Caroline Marques de Melo. Utilização de dactinomicina como fotossensibilizador: uma abordagem computacional. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
23.   Cassiano Minoru Aono. CAHM1: proposal of a new DSSC D-pi-A dye based on DFT simulation. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
24.   Edgard Balista Damiani. Towards an Analytical Approach to 3D Character Modeling. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: João Paulo Gois.
25.   Eduardo Leme Chica. Aplicações da Álgebra Exterior na Física: arrasto de referenciais em modelos análogos de gravitação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
26.   Elaine Aparecida Ferreira das Chagas Matos. Nanotecnologia: Tecnologias para melhorar a produção de alimentos para o futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
27.   Elaine Teixeira Veiga. Desenvolvimento de células solares a base de perovskitas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
28.   ELIANA BARBOZA MODESTO. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO CONTEXTO SOCIAL E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DAS CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
29.   ELIZANGELA RODRIGUES. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
30.   Eliézer Cardoso Vieira dos Santos. A demanda dos jovens no Ensino Médio versus a realidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
31.   Elton Lagroteria dos Santos. RTREE distribuída para a arquitetura many-core. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.
32.   Everton Surica Bezerra. Simulação de tracejamento de raios dos telescópios de raios gama CTA. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
33.   Fabiana Behrendt Pereira. Análise do "Springback" de Chapas Estampadas Utilizando o Método de Elementos Finitos. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
34.   FABIANA FELIPE LIMA. A nova Base Nacional Comum Curricular e as competências dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
35.   Fabiano José Sobrinho. A linguagem científica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
36.   Fernanda de Góes Maciel. Diversidade e estrutura genética populacional de queixadas (Tayassu pecari) no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
37.   Fernando Sousani Peres. A interdisciplinaridade e o ensino de sustentabilidade através de projetos ambientais na escola pública do estado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
38.   Gabriel Henrique Perez. Propriedades físicas da cementita utilizando simulações computacionais. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
39.   Gabriel Poccia. Construção de simulador numérico de curvas de pressão, fluxo e volume em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
40.   Gabriela Francisco Santos. Neutrinos e suas propriedades: Uma breve introdução. (Graduação em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2018.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
41.   Gabrielle Luana Jimenez. Desenvolvimento de substratos nanoestruturados para SERS para uso em biópsia líquida. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
42.   Getulio Alves dos Santos. Educação Financeira: importância do saber financeiro para os educandos do Ensino Fundamental II. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
43.   Gisele Rodrigues Almeida. O uso das tecnologias nas práticas escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
44.   Glaucia Martins Almeida Neves. Como as tecnologias móveis podem auxiliar no ensino aprendizagem de Língua Inglesa na EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
45.   Guilherme Aldeia. Interface Web para experimentos com Regressão Simbólica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
46.   Guilherme Dias Belarmino. Espalhamento ondulatório em buracos negros: a relação entre os domínios temporal e de frequência. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
47.   Gustavo Brito de Azevedo. O papel do contexto na integração de intervalos temporais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
48.   Helena Rodrigues Fragoso. Monitoramento de uma comunidade subtropical de macroalgas: variação sazonal e relação com fatores abióticos. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
49.   Helena Rodrigues Fragoso. Monitoramento de grupos morfofuncionais de macroalgas de mediolitoral inferior da Praia do Pernambuco (Guarujá, estado de São Paulo). (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
50.   Isadora Tairinne de Sena Bastos. Caracterização estrutural de candidatos a protótipos de novos fármacos derivados N-acilidrazônicos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
51.   Jae Diana Paredes Rodriguez. Identificação de rotas metabólicas associadas ao estresse hídrico na monocotiledônea C4 Setaria italica.. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
52.   Jia Ning Leaw. Electron-electron interactions in Driac fermions. Tese (Doutorado em PhD in Physics) - National University of Singapore, . 2018.
Supervisor: João Nuno Barbosa Rodrigues.
53.   Joice Caroline dos Santos Silva. Avaliação do perfil de regulação gênica em Setaria italica sob diferentes intensidades de estresse hídrico. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Metodista de São Paulo, . 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
54.   Josiane de Souza Marques. Avaliação do impacto da visitação no comportamento de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) alojados em zoológico. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2018.
Orientador: Cibele Biondo.
55.   João Lucas de Souza Potonyacz. Estágio não Obrigatório. (Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
56.   João Vitor Silva Colombo. Estudo Experimental da Velocidade de Ascensão de Uma Bolha de Taylor em Uma Coluna de Líquido Estagnado. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
57.   Julia Botan. DETECÇÃO DE EVENTOS OFFLINE NO TWITTER POR AGRUPAMENTO DE TERMOS. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
58.   Julia Frata Mamud. Síntese, caracterização e investigação das atividades fotoquímica, fotofísica e captador de radical de compostos polipiridínicos de rênio(I). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: André Sarto Polo.
59.   Juliana Imenis Barradas. Response of Sargassum beds (Fucales) to mechanical damages induced by trampling and study case on the perception about the marine environment. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
60.   Larissa Batista Seixas. Diversidade da família gênica LEA nas espécies irmãs Setaria italica e Setaria viridis. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
61.   Larissa de Araújo Kawabe. Ciência Cidadã para o monitoramento participativo de biótopos de substrato consolidado em unidades de conservação marinhas. Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
62.   Leonardo Taglione Tancredi. Objetos compactos: anãs-brancas, estrelas de neutrons e buracos negros. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
63.   Leticia de Freitas Santos. Síntese e caracterização estrutural de cocristais de rutina para aplicações em protetores solares e cremes antioxidantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
64.   Leticia Marques Caviola Foaini. Cinética de formação de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina preparados por dissolução em ácido acético. Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
65.   Lilian Herdina de Souza. Estudo da estabilidade de ligas de Fe nanocristalinas com simulações atomísticas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
66.   Lucas Barboza Moreira Pinheiro. Estudo de formas polimórficas de matérias-primas de ritonavir e lopinavir com o uso da difração de raios X por pó e do método de Rietveld. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
67.   Lucas Roberto Randow de Almeida. Azul de metileno e cobalaminas em terapia fotodinâmica: uma abordagem computacional sobre a ação fotossensibilizante. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
68.   Lucas Rodrigues Rubio. Busca por anisotropias direcionais nos eventos mais energéticos do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
69.   Lucas Zocchio. Estudo teórico-computacionoal da quebra da molécula de etanol na superfície do níquel. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
70.   Luiz Augusto Baciega Vasconcelos. Os transposons de DNA hAT em Setaria: caracterização, diversidade e impacto no genoma das espécies irmãs Setaria italica e Setaria viridis. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
71.   Léa Mélin. Identification and optimization of TEAD inhibitors using structure-based virtual screening. Orientação de outra natureza - University of Montreal, . 2018.
Orientador: Renato Ferreira de Freitas.
72.   Maira Zabuscha de Lima. Gerando Expressões Interação-Transformação com Perceptron de Múltiplas Camadas. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
73.   Mandeep Mann. Identification of inhibitors of the zinc-finger domain of USP5 using ligand and structure-based virtual screening. Orientação de outra natureza - University of Toronto, . 2018.
Orientador: Renato Ferreira de Freitas.
74.   Marcela Bergamaschi Tercini. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE NANOCRISTAIS SOBRE O COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM VIDRO METÁLICO Cu45Zr45Al10 ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO DE DINÂMICA MOLECULAR. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Supervisor: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
75.   Marcos Antonio Santos. Reciclagem do óleo de cozinha e a importância de transformá-los em sabão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
76.   Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Análise de séries temporais: como fatores abióticos influenciam na distribuição, tamanho e sobrevivência de cracas e mexilhões em um costão rochoso no litoral sul de São Paulo?. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
77.   Maria Michele de Jesus Silva. O uso das novas tecnologias para ensino/aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
78.   Marina de Lima Barroso. Estudo Comparativo do Tamanho de Grão do Aço 20MnCr5 com e sem Adição de Nióbio. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
79.   Marina Iriboshi Nogueira. Estudo da Cconformabilidade e Microestrutura de Aços Avançados de Alat Resistência. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
80.   Mateus Martins Zanotto de Toledo. Propriedades eletrônicas de fotossensibilizadores. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
81.   Melissa de Carvalho Santos. Caracterização Espectroscópica de novos Fotossensibilizadores derivados de Fenotiazina. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
82.   Michele Aparecida Salvador. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Supervisor: Paula Homem-de-Mello.
83.   Michelle Hamada. Acelerando Simulações de Arquiteturas de Hardware Usando Técnicas de Aprendizado de Máquina Não Supervisionado. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Emilio de Camargo Francesquini.
84.   Nilza Vilela de Freitas. Projeto girassol. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
85.   Onofre Nicolau de Albuquerque Neto. APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS PARA SIMULAÇÃO DA OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS HIDROTÉRMICOS UTILIZANDO A FERRAMENTA VBA DO EXCEL. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roberto Asano Junior.
86.   Pedro Rossini Sardelich. Busca por anisotropias nas mais altas energias com o Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
87.   Pedro Teixeira Pimont. Caracterização dos genes rafinose sintase e estaquiose sintase em gramíneas. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
88.   Raphael Alvim. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
89.   Raquel Malta Nunes de Almeida. Study of axion-like particles signals at the Cherenkov Telescope Array. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
90.   Rebeca Venâncio. Teste de um protocolo de Ciência Cidadã voltado para a quantificação de pellets plásticos em praias do Litoral Paulista. (Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
91.   Rebeca Venâncio. Teste de um protocolo de Ciência Cidadã voltado para a quantificação de pellets plásticos em praias do Litoral Paulista. (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
92.   Renato Dias da Cunha. Desenvolvimento de uma plataforma e produção de material para divulgação científica. (Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
93.   Roberto Antônio de Oliveira Sampaio Jr. Modelagem Matemática para a consciência financeira e a bolsa de valores. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
94.   Rodrigo Ferreira da Silva. Alimentação e culinária como temas geradores no ensino médio: uma proposta para a introdução do ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
95.   Rodrigo Oliveira Rocha. A experimentação como agente facilitador no ensino de química a partir da temática hidrocarbonetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
96.   Rodrigo Vidal Cabral. Modelagem Computacional do Escoamento com Giro Induzido por um Hidrociclone Axial. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
97.   RODRIGO VIDAL CABRAL. Modelagem Computacional do Escoamento com Giro Induzido por um Hidrociclone Axial. (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
98.   Rosana Stacchini Lourenço Miyano. Conscientização dos adolescentes para a melhor ingestão alimentar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
99.   Rute Maria Rosa. Inclusão social no ensino de química para alunos com deficiência visual e auditiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
100.   Samira Costa. Estudo de propriedades óticas de guias de onda de nanoestruturas de peptídeos de L,L difenilalanina. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
101.   Shirley dos Santos Oliveira. Shirley dos Santos Oliveira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
102.   Silas Luiz Bom Fim. Proposta de corantes pancromáticos para aplicação em células solares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
103.   Solange Gomes de Melo. Indicadores Naturais para aulas experimentais no ensino médio com extração de resíduos alimentícios (casca de frutas).. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
104.   Stela Adduci Faria. Diffuse Intergalactic Magnetic Fields and Constraints for Observations by CTA and ASTRI Mini-Array. (Graduando em Astronomia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Paramita Barai.
105.   Sumio Henrique Akinaga. Dinâmica molecular aplicada ao estudo de materiais consolidados pela técnica de Cold Spray. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
106.   Sérgio Luiz Máximo. AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO ALUNO DA EJA SOBRE QUÍMICA, RESGATADAS PELO MÉTODO EDUCACIONAL MÉTODO EDUCACIONAL PSICODRAMÁTICO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
107.   Taciana Cristina de Oliveira Sergent. Aulas práticas no ensino de química para alunos com autismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
108.   Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos. Análise do fitness de Setaria italica cultivada em diferentes níveis de estresse hídrico. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
109.   Tatiani Santana da Silva. Concepções de discentes do PIBID-Biologia da UFABC sobre o Ensino de Botânica: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
110.   Tayanne Caroline Alves. Blade and Cascade Blade Design for Oil-Water Axial Hydrocyclone Separator. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: André Damiani Rocha.
111.   Thais Petareli Garbulho. Caracterização Espectroscópica de novos Fotossensibilizadoresderivados de Fenotiazina. (Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
112.   Thiago Assumpção. Buracos negros: espalhamento, superradiância e estabilidade. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.
Orientador: Maurício Richartz.
113.   Valéria Guagliumi Temudo. Drogas e uso de fármacos na recuperação de dependentes químicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
114.   Valéria Matie Kato. Estratégias utilizadas no ensino de química: um relato de experiência.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
115.   Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo Sampaio. Estágio obrigatório do Bacharelado em Ciências Biológicas na CETESB. (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
116.   Vitor Andrade Nascimento. Estágio na Expoaqua Exposição de Aquário de São Paulo LTDA. (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
117.   Wagner Luiz Pires Affonso. Extrato de tomate em embalagem metálica: Como tema motivador para o ensino de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
118.   Walter Rodrigo Politano. Desenvolvendo o Ensino de ciência com a meditação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.

2017

1.   Adrian Wilton Roque. Estimação do formato do tórax humano utilizando filtro de Kalman para tomografia de impedância elétrica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
2.   Alan Barzilay. Causalidade em Dinâmicas Epidemiológicas. (Graduando em Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
3.   Alexssandra Thais Pereira Alves de Souza. Simulação da Propagação de Astropartículas em Campos Magnéticos Cósmicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
4.   Amanda Milanez da Silva. Métodos de espectroscopia fotoeletrônica e espectrometria de massas aplicados na investigação de sistemas moleculares.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
5.   Ana Kelly Nunes de Lacerda. Estágio não Obrigatório. (Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
6.   Andressa Vidal Muller. Investigação sobre a cinética de formação de compostos três-heterolépticos de Ru(II) com potencial aplicação em conversão de energia.. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: André Sarto Polo.
7.   André Dimovci Maria. Estudo dos processos de fotoionização e dissociação iônica da molécula de tiazol excitada em camadas internas por meio de técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas, e radiação síncrotron. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
8.   André Luis Silvério Marchesini. Probabilidade e Cadeias de Markov: uma proposta para os Ensinos Fundamental e Médio. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
9.   Antonio Augusto Franco Neto / Vinicius Sbeghen Chaguri. Modelagem Numérica do Escoamento Laminar Disperso Água-Óleo em Tubo Horizontal. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2017.
Orientador: André Damiani Rocha.
10.   Arthur Ishikawa. Sensor de força para avaliação de patologias da mão. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
11.   Artur José Marques Paulo. A EMPATIA CINESTÉSICA E SONORA: A influência da experiência em dança e da música na atividade psicofisiológica durante a observação de dança contemporânea. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
12.   Barbara Gaspar Cheng Tong. Desenvolvimento de fantoma numérico e solução do problema direto para Tomografia de impedância elétrica aplicada ao monitoramento da circulação cerebral. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
13.   Brunno Carvalho Gastaldo. Estudos sobre PCK e alguns reflexos sobre a formação inicial de professores. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
14.   Cassia de Sousa Carvalho. Um modelo explícito de sistema de recomendação utilizando informações externas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
15.   Cassiano Minoru Aono. Estudo de porfirinas e ftalocianinas para a aplicação em células solares sensibilizadas por corante. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
16.   Chiara Mongardi. Absorption systems at z~2 as a probe of the Circumgalactic Medium: a probabilistic approach. Tese (Doutorado em Astronomy) - Osservatorio Astronomico di Trieste, . 2017.
Supervisor: Paramita Barai.
17.   Claudia Rebeca Kielblock Ferreira Pereira. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: retomada histórica e aplicações no município de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
18.   Cristiane dos Santos Costa. Riqueza e abundância de espécies de pequenos mamíferos em fragmentos de Mata Atlântica da região do Pontal do Paranapanema - SP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2017.
Orientador: Cibele Biondo.
19.   Daniel Coutinho Martins. Determinação da Estrutura do Grafeno Crescido na Superfície (111) do Irídio via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
20.   ELEN JULIANA DE OLIVEIRA FURTADO. Taxonomia, morfologia e filogenia molecular de ciliados tricodinídeos (Ciliophora, Mobilida) ectoparasitos de moluscos, crustáceos, peixes e anuros encontrados em ecossistemas dulcícolas do sudeste brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Marcus Vinicius Xavier Senra.
21.   Felipe Ernesto Campos. Teste do limiar de quantidade de habitat e de seus mecanismos geradores em modelo computacional baseado em indivíduo. (Graduando em Curso de Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, . 2017.
Orientador: Renato Mendes Coutinho.
22.   Fernanda Rizzi Gama da Silva. Estudo do comportamento do voo de uma aeronave com asas delta submetida à ação do vento de través. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
23.   Fábio Tetsuo Yamamoto. ESTUDO DA CONVECÇÃO NATURAL SOBRE PLACA PLANA VERTICAL. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: André Damiani Rocha.
24.   Gabriel Poccia. Construção de simuladores numéricos de curvas de pressão, fluxo e volume em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica assistida. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
25.   Gabriel Ravanhani Schleder. Intrinsic self-healing nanocomposites: computational simulations. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
26.   Gabriel Rodrigues do Carmo Sampaio. Desenvolvimento de Estratégias para Inclusão dos Efeitos de Acoplamento Multicanal na Descrição do Espalhamento de Elétrons pelas Bases Nitrogenadas do DNA e do RNA. (Graduando em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. 2017.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
27.   Gabriel Vendrami Scocca. Desenvolvimento de um dispositivo a base de LEDs para tratamento de úlceras em pé diabético. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
28.   Gabriela Abdul Ghani. Estágio não Obrigatório. (Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
29.   Giovani Pinheiro da Silva. Simulação de tracejamento de raios dos telescópios de raios gama CTA. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
30.   Guilherme Ribeiro Portugal. Simulação Computacional de Nanoestruturas de NaTaO3: Uma Abordagem de Primeiros Princípios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
31.   Gustavo de Barros Almeida. AVALIAÇÃO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS AOS MODOS GREGOS MUSICAIS. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
32.   Gustavo Roberto Matos dos Santos. Propagação de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia em Campos Magnéticos Galácticos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
33.   Heloísa Cristina Fernandes. Caracterização de gesso reciclado para a construção civil. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
34.   Henrique Dias Gomes. Difusão de Partículas Carregadas Altamente Energéticas em Campos Magnéticos Astrofísicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
35.   Henrique Leonhard Gieg. Ondas gravitacionais em binários de estrelas híbridas. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
36.   Henrique Zanferrari Soares Hadermeck. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Bibliotecas de Processamento de Alto Desempenho. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
37.   Ho-Kin Tang. Quantum Monte Carlo study of the electron-electron interactions in monolayer and bilayer graphene. Tese (Doutorado em PhD in Physics) - National University of Singapore, . 2017.
Supervisor: João Nuno Barbosa Rodrigues.
38.   Josuel Conceição Nascimento. Simulação da Propagação de Astropartículas em Campos Magnéticos Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
39.   João Manuel Mascarenhas Coutinho. Sistemas de Poses para Modelos 2.5D. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: João Paulo Gois.
40.   João Pedro Sanchez Gabriel. Laboratório de Óptica Adaptativa. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
41.   Juan Camilo Alvarez Quiceno. Ab initio STUDY OF ADVANCED MATERIALS: THE CASES OF FeGa3 AND BOROPHENE. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
42.   Juliana Alves Pereira Sato. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
43.   Kelly Cristina de Lira Silva. Desenvolvimento e Caracterização de Nanocompósito para Utilização na Indústria Automobilística. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
44.   Leonardo Alves Ferreira. Uso de motores DC com massa excêntrica para controle de tremores patológicos nas mãos. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
45.   Letícia Kuplich. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
46.   Lucas Minga Orfei. Os Efeitos das Interações de Raios Cósmicos na Atmosfera e sua Influência em Fenômenos Climáticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
47.   Lucas Turano Machado. Simulação Computacional Utilizando Dinâmica Molecular. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Luana Sucupira Pedroza.
48.   Luiz Miguel Novaes. Estudo da estrutura eletrônica e processos de fotodissociação iônica na camada de valencia da molécula de C3H5ClO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
49.   Maria Cecília Oliveira. Simulações Moleculares de Diferentes Produtos de Oxidação Lipídica e seu Efeito nas Propriedades de Biomembranas. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
50.   Maria Clara Assay Sarem. Sistemas Dinâmicos e Biomatemática. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maurício Richartz.
51.   Mariana Colbert Bello. Gênero, Diversidade e Educação: Influências culturais na reprodução dos papéis dentro da sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
52.   Mariana Sayuri Ishikawa. Dinâmicas de relaxação da água confinada super-resfriada em nanotubos/nanofibras orgânicas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
53.   Marina Savordelli Versolato Pugin. REFLEXÕES SOBRE A CHAMADA ESCOLA SEM PARTIDO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
54.   Marjory Allenuy Fernandes Villa. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA OU BUROCRÁTICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
55.   Matheus Ianello. Caracterização morfológica de filmes finos de Au depositados em grafite pirolítico altamente orientado.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
56.   Mauricio G. Palma. Simulador de uma Arquitetura com Suporte a Memória Universal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Emilio de Camargo Francesquini.
57.   Melissa de Carvalho Santos. Caracterização Espectroscópica de novos Fotossensibilizadores derivados de Fenotiazina. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
58.   Márisson Pedro Camargo Camargo. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU ILUSÃO? - UMA ANÁLISE POSSÍVEL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
59.   Nilceia Datori Barbosa. O COMPORTAMENTO DO CÉREBRO DIANTE DA APRENDIZAGEM DE UM INSTRUMENTO MUSICAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
60.   Pedro Moreno Silva. Quais são os mecanismos que limitam o tamanho do éxciton em polı́meros de baixo gap ótico?. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
61.   Pedro Rossini Sardelich. Busca por anisotropias nas mais altas energias com o Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
62.   Rafael Guimarães Sakurai. Neuroevolução aplicada no treinamento de redes neurais convolucionais para aprender estratégias específicas do jogo Go. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
63.   Rafael Lee. Máquinas de Vetores de Suporte como Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Zumbido. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
64.   Raul Freire Aguiar. REPRESENTAÇÕES TEXTUAIS E A GERAÇÃO DE HUBS: UM ESTUDO COMPARATIVO. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
65.   Renata Neves Biancalana. MITOGENOMA E PROSPECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MICROSSATÉLITES DE Cypseloides fumigatus (AVES: APODIDAE). Dissertação (Mestrado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Cibele Biondo.
66.   Robert John Dunn. Evolving a Learning Agent using Neuroevolution in the FightingICE Game Framework. (Graduando em Computer Science) - Heriot-Watt University, . 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
67.   Rodrigo Cabrera Castaldoni. Estudo teórico da interface do grafeno com o PDMS para aplicação em pele eletrônica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
68.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Interação de complexos moleculares do tipo Fe(1,10-fenantrolina)2(NCS)2 com grafeno.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
69.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Estudo teórico de nanopartículas metálicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
70.   Rodrigo de Carvalho Santos. Modos quasinormais de um buraco negro de Schwarzschild. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.
Orientador: Maurício Richartz.
71.   Rosa Helena Bonatto. DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM EXPANSÃO ABRUPTA VIA DINÂMICA DE FLUIDOS COMPUTACIONAL. (Graduação em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: André Damiani Rocha.
72.   Rubens Koji Oliveira Tanioka. Medição do formato torácico utilizando sistema embarcado.. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
73.   Saeed Rahmati. Material Behavior During High Velocity Impacts ? Novel Numerical Approaches. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - University of Ottawa, . 2017.
Supervisor: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
74.   Silas Junior Miniz Costa. Taxonomia e ecologia de microeucariotos ciliados (ALVEOLATA: CILIPHORA) ocorrentes em tanques de bromélias no Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Marcus Vinicius Xavier Senra.
75.   Susan Meireles Christiano Dantas. Estudo do Coeficiente de Atrito do Compoósito Al2O3-NbC obtido por Spark Plasma Sintering - SPS. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
76.   Valquiria Campos Alencar. . Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Supervisor: Luiz Roberto Nunes.
77.   Victoria Peccia da Silva. Desenvolvimento de células orgânicas fotovoltáicas. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
78.   Vinicius Santos Custódio. Métodos de química computacional aplicados ao estudo da estrutura eletrônica e propriedades espectroscópicas de moléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
79.   Vinícius Agustin Tapia Resende. Modelagem Bayesiana Hierárquica de Estimação Temporal Dinâmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
80.   Vânia Mendes do Prado. Estudo estrutural e rota de síntese via mecanoquímica de sal híbrido derivado do artesanato e mefloquina. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
81.   Wilson Vergnianini Junior. Uso de fibras ópticas para mensuração da curvatura local ao longo das cintas de eletrodos do Tomografo de Impedância Elétrica. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
82.   Éric Tadeu Camacho de Oliveira. Análise sobre comunidades em redes artificiais: detecção, propriedades, e estimação de desempenho. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
83.   Érica de Liandra Salvador. Modelagem de novos corantes a serem utilizados em células solares. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
84.   Érico Di Consolo Gregório. Instrumentação de cinta de eletrodos de equipamento de tomografia de impedância elétrica para monitoração em tempo real do formato e excursão torácica em pacientes em leito de UTI. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Fernando Silva de Moura.

2016

1.   Adrieli Ramalho Martins. Anisotropia na Direção de Chegada de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia e sua Relação com a Composição dos Primários. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
2.   Alexandre Greluk Szykman. A Framework for the Application of Participatory Design with Agile Game Development in a NUI Game for Wheelchair Users. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: João Paulo Gois.
3.   Amanda Laura Ibiapino. Caracterização físico-química dos derivados sulfonilidrazônicos ? LASSBio-1773 e LASSBio-1774 ? empregados no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
4.   Ana Carolina Liberato. Estudo da Camada Limite Laminar e Turbulenta em Escoamentos Externos. (Graduando em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
5.   Anastasia Burimova. . Universidade Federal do ABC, . 2016.
Supervisor: Herculano da Silva Martinho.
6.   André Mauricio Likes Krepcki. Simulação Numérica do Processo de Deposição de Parafina em Cavidade Cilíndrica Contendo Óleo Parafínico Estagnado. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
7.   André Mourão Batista. Reatividade química da água confinada sobre metais. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
8.   Andréa Souza Santos. Uma abordagem lúdica para o ensino da tabela periódica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
9.   Antonio Francisco da Silva. Aplicação da cromatografia em papel na separação de corantes sintéticos em pastilha de chocolates como tema motivador em aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
10.   Arivaldo Lopes. Trabalhando ondas com sons musicais nas aulas de Física: Uma proposta de sequência didática. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
11.   Beatriz Mayumi Andrade Matsui. Mineração de Opiniões em Redes Sociais - Análise das Manifestações Políticas de 2016 no Brasil. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
12.   Bruna Almeida dos Santos. Busca por Anisotropias de Larga Escala na Direção de Chegada de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
13.   Bruno Focassio. Análise das características estruturais e eletrônicas de complexos de defeitos envolvendo nitrogênio em grafeno duas camadas. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
14.   Bruno Jose Nagy Antonio. Modelagem Numérica do Processo de Deposição de Parafina por Difusão Molecular em Cavidade Cilíndrica Contendo Óleo Parafínico Estagnado. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
15.   Bruno José Machado de Camargo. FATORES NA ILUSÃO DE BRILHO E CONTRASTE POR CONTEXTO TEMPORAL. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
16.   Bruno Romio Oliveira. Uso de extensômetros baseados em elastômeros para mediçõeso do formato e excursão torácica na tomografia de impedância elétrica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
17.   Bruno Vinicius Likes Krepcki. Estudo Computacional de um Escoamento Laminar com Giro: Referência e Testes de Validação. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
18.   Camila Rego Vieira da Silva. Estudo das propriedades eletrônicas de polímeros condutores com aplicação em OLED's. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Camila Vilela Pereira. Estágio. (Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Charles Biral Silva. PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS DE FTALOCIANINAS COM DIFERENTES LIGANTES E NÚCLEOS METÁLICOS. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
21.   Cristiane Moura Farias do Monte. O uso de material manipulável no ensino da matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
22.   Daniel Coutinho Martins. Natureza das componentes do espectro fotoemissão do core-level Bi 5d5/2 medido na superfície Bi(111).. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
23.   Daniel de Moraes Navarro. DEOPSMiner: Mineração de dados em documentos da ditadura militar brasileira.. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
24.   Daniel Francelino da Silva. O ensino de equações algébricas na educação básica estadual paulista. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
25.   Daniel Gobbo da Silva. Os valores humanos e o desenvolvimento da ciência e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
26.   Daniel Ricardo Argumedo. Caracterização da motilidade espermática por pinças ópticas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Supervisor: Marcella Pecora Milazzotto.
27.   Dayane Ferreira da Silva. Avaliação do status genético de uma população de catetos (Pecari tajacu) da Mata Atlântica da região do Pontal do Paranapanema, SP. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cibele Biondo.
28.   Edson dos Santos Pereira. As contribuições do aprendizado de regressão linear utilizando mínimos quadrados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
29.   Elaine Teixeira da Veiga. Estágio. (Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
30.   Elaine Teixeira Veiga. Efeito de substituintes da 1,10-fenantrolina no pKa de complexos tris-heterolépticos de rutênio(II). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Sarto Polo.
31.   Enésio Marinho da Silva Junior. Modulação das propriedades eletrônicas de Óxidos Metálicos para aplicação em células foto-eletroquímicas. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
32.   Esaú Sírius Ventura Pupo. Percepção discreta: evidências experimentais e correlatos neurais. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Supervisor: Peter Maurice Erna Claessens.
33.   Etelvina Maria da Silva Colares. Divisão no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
34.   Evan Laksono. Não Aplicável. Iniciação Científica - National University of Singapore, . 2016.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
35.   Fabiano Bezerra Menegidio. Perfil transcricional de Vitis vinifera apresentando sintomas da doença de Pierce. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
36.   Felipe Cesar Torres Antonio. Terapia fotodinâmica: Um estudo de fotossensibilizadores baseado na teoria do funcional da densidade. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
37.   Fernando de Ornellas Paschoalini. Metodologias de interpretação de dados experimentais obtidos por técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
38.   Flavia de Castro Morais Dieguez. Desenvolvimento de rotas sintéticas de compostos polipiridínicos de rutênio(II) usando a técnica de microondas.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Sarto Polo.
39.   Flávio Francisco da Silva. Montagem e análise genômica: estudo de casos de isolados de Xylella fastidiosa oriundos de Taiwan. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
40.   FRANCIANE CEDROLA VALE. Protistas ciliados simbiontes de mamíferos herbívoros (LISTOSTOMATEA, TRICHOSTOMATIA) no Brasil: Inventário taxonômico, caracterização multidisciplinar e filogenia com base em informações moleculares. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016.
Supervisor: Marcus Vinicius Xavier Senra.
41.   Fábio Rezende de Souza. Semãntica Distribucional Aplicada à Avaliação Didática. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, IBM. 2016.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
42.   Fábio Rezende de Souza. Detecção e classificação de tipos de pólipos em coloscopia utilizando processamento de imagens. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
43.   Gabriel Gullon Gonzalez. O modelo de Black-Scholes: uma introdução ao Cálculo Estocástico. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maurício Richartz.
44.   Gabriel Poccia. Construção de simuladores numéricos de curvas de pressão, fluxo e vazão em ventiladores mecânicos para a estimação da pressão muscular durante o ciclo respiratório em pacientes sob ventilação mecânica. (Graduando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
45.   Gustavo Roberto Matos dos Santos. Simulação da Propagação de Raios Cósmicos em Campos Magnéticos Galácticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
46.   Hortência Farias de Carvalho. Determinação de propriedades mecânicas por meio de ensaios de indentaçao instrumentada. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
47.   Igor de Oliveira Pereira. Treinamento técnico em computação científica. (Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
48.   Igor Saveljevas Rodrigues. Simulação de Escoamento Monofásico Turbulento em uma Bomba Centrífuga Submersa (BCS). (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
49.   Ismerindo Laube de Oliveira. A CONSTANTE DE HUBBLE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA DISCUTIR A COSMOLOGIA EM SALA DE AULA. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
50.   José Alexandre. Avaliação do crescimento so shimeji submetido a diferentes comprimentos de ondas de luz visível. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
51.   Juliana de Fátima Santos Silva. Clonagem, expressão e purificação da enzima recombinante 4-Hidroxifenil Piruvato Dioxigenase (4-HPPD) de Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
52.   Larissa de Araújo Kawabe. Ciência Cidadã nas Escolas (PROEC-UFABC). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC. 2016.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
53.   Laysa Pires de Figueiredo. Caracterização físico-química e estudos de citotoxicidade das formas anidra e hidratada do fármaco antineoplásico LASSBio-1735 ? um análogo da combretastatina A4. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
54.   Leonardo Filipe. Métodos Para a Segmentação de Códigos de Barras em Imagens Digitais. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
55.   Marina Karina Ferreira Borges. Contribuição do conhecimento matemático para o avanço científico, tecnológico, cultural e social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
56.   Matheus Azevedo Silva Pessôa. Estudo das anisotropias nas direções de chegada dos raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
57.   Matheus Ianello. Aplicação do algoritmo Fast Simulated Annealing à determinação estrutural de superfícies via Difração de Fotoelétrons.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
58.   Mibzar dos Santos Herrera. Obtenção do biodiesel a partir do óleo de soja pelo processo de transesterificação com catalisador básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
59.   Nathalia Moreschi Brandt. Caraterização da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari) de uma região de cerrado do Mato Grosso do Sul. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Cibele Biondo.
60.   Nicolas da Cunha Fonseca. Desenvolvimento de um software de ray tracing para observatório de raios gama CTA. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
61.   Paulo Roberto Constantino Junior. Inferência no ensino médio: uma introdução aos testes de hipótese. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
62.   Pedro Alves da Silva Autreto. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
63.   Pedro Furlan Juliato. Estudo sistemático dos processos de interação dos fotossensibilizadores CisDiMPyP e TPPS2a com modelos de membrana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Ronei Miotto.
64.   Rafael Assenso. iniciação científica no ensino médio: determinação da temperatura das estrelas do aglomerado NGC 4755 por observação remota. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
65.   Rafael Fidelis. Estudo do Envelhecimento Estático de uma liga Fe-C (Strain Aging) por Dinâmica Molecular. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
66.   Rafael Lee. Redes Bayesianas versus Perceptrons e Máquinas de Vetores de Suporte em Inferência Diagnóstica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
67.   Rebeca Venâncio. Ciência cidadã como auxílio no estudo de presença e abundância de euglenas em praias do litoral paulista. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
68.   Rebeca Venâncio. Ciência Cidadã nas Escolas (PROEC-UFABC). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC. 2016.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
69.   Regis Alves de Oliveira. A construção da representação positiva da criança negra na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
70.   Ricardo de Souza Will. Introdução à Econometria no Ensino Médio: Aplicações da Regressão Linear. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
71.   Rodolfo Zago Becegato. Estudo de Transformações Alotrópicas do Fe por meio de Simulações de Dinâmica Molecular. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
72.   Rodrigo Cosmo dos Santos. Estudo Estrutural e eletrônico de complexos moleculares do tipo Fe(1,10-fenantrolina)2(NCS)2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
73.   Rodrigo Eduardo Montoro. Energia solar: painéis solares e seu funcionamento na conversão de energia térmica em energia elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
74.   Rodrigo Vidal Cabral. Desenho do Dispositivo Gerador de Giro (DGG) de um Hidrociclone Axial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Damiani Rocha.
75.   Ronaldo Rodrigues da Costa. Influência da fase beta nas propriedades mecânicas do latão 60Cu-40Zn. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
76.   Tatiana Ramos Cardoso. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Supervisor: Herculano da Silva Martinho.
77.   Thiago Assumpção. Superradiância em sistemas com rotação em Relatividade Especial. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Maurício Richartz.
78.   Thiago Henrique da Silva. A Computational Approach to Study Structural and Electronic Properties of Polyaniline Emeraldine Interaction with Thiago Henrique da Silva 21038110 Santo André, August 2016. 1 Molybdenum Disulfide (MoS2).. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
79.   Valdemiro Pereira da Silva. O zero: relevância e impacto desde as origens às novas tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
80.   Valderes de Conto. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Supervisor: Paula Homem-de-Mello.
81.   Valquíria Campos Alencar. Caracterização funcional e evolutiva do gene UDP-xilose sintase em Xylella fastidiosa, envolvido na síntese de Lipopolissacarídeos (LPS). Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
82.   Vinicius Agustin Tapia Resende. Um modelo de observador ideal Bayesiano para a estimativa e aprendizagem de intervalos temporais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
83.   Vinicius Ikezu Saito. Estudos de relações estrutura e atividade para compostos fenotiazínicos. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
84.   Vitor Prestes Luzio. Extracting physics parameters from supernova burst neutrinos in DUNE. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
85.   Vitor Prestes Luzio. Uso de detectores de radiação de fluorescência atmosférica no estudo de raios cósmicos de ultra-alta energia. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
86.   Vitor Rocha Ribeiro. Os Efeitos das Interações dos Raios Cósmicos na Atmosfera em Fenômenos Climáticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2016.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
87.   Édison Franco Junior. Modelos Computacionais para o Estudo de Compostos sob a Influência de Nanopartículas e Superfícies. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.

2015

1.   Adelino José dos Santos. Atividade interdisciplinar do ensino de ciências através da problemática do tratamento de água. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
2.   Alexander Perez Soto. Tunelamento de Estados na superficie de isolantes topológicos. Dissertação (Mestrado em FISICA) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
3.   Alexandre Costa Goulart. Método para Computação de Campos Atratores em Redes Dinâmicas Discretas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
4.   Alexandre Ramalho. Estudo de primeiros princípios do LaAlO3 e do SrTiO3: Superfícies e interface. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
5.   Alexandre Szabo. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Fabricio Olivetti de França.
6.   Aline Marques Walter. Estudo da Performance do Ditiofosfato de Zinco (ZDDP) como Aditivo em Óleos Lubrificantes. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
7.   Amanda Porto do Nascimento. Avaliação da influência da arborização urbana na biodiversidade de aves com auxílio de jovens cidadãos cientistas. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
8.   ANTENOR JOSE PAULISTA NETO. Simulação dos Produtos da Oxidação Lipídica em Bicamadas. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
9.   Antonio Claudio Michejev Padilha. Computational simulation of TiO2-based memristive systems: from the raw material to the device. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
10.   Arthur Castro Magno. Caracterização de fósseis por espectroscopia Raman. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
11.   Barbara Mitsuayasu Barbosa. Filogenia e número cromossômico em Epidendrum. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
12.   Beatriz Tonhazolo Gimenez. Evolução e contribuição dos elementos de transposição aos genes de síntese de sacarose e amido em gramíneas, com ênfase em cana-de-açúcar (Saccharum spp.) e milheto (Setaria italica). (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
13.   Bruna de Oliveira. Programa de Ensino-Aprendizagem Tutorial (PEAT). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
14.   Bruno Augusto Dorta Marques. Preenchimento e Iluminação Interativa de Modelos 2.5D. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: João Paulo Gois.
15.   Bruno José Machado de Camargo. A dinâmica temporal do contraste na comparação de dois estímulos visuais.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
16.   Bruno Leonardo Bianqueti. Apresentação contingente ao olhar: Implementação e testes com leitura em português.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
17.   Caio Isaias. Aprendizagem e percepção de causalidade: Investigação dos fatores em campos-Poisson.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
18.   Camylla Gonçalves Cantanheide. Estudo do sinal de partículas tipo-áxion no observatório CTA de raios gama. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
19.   Candy Veronica Tenorio Gonzales. Marmoreio Digital com Interface Natural. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2015.
Supervisor: João Paulo Gois.
20.   Cassiano Minoru Aono. Estudo da interação entre corante e semicondutor com ênfase para a aplicação em células solares. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
21.   Catherine Netto. Uso de tecnologia de comunicação e informação e suas implicações como recurso no ensino de matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
22.   Cintia André Trigilio. Introdução às simulações de Chuveiros Atmosféricos Extensos iniciados por neutrinos altamente energéticos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
23.   Claudia Almeida Figueiredo. Estudo teórico-computacional de mecanismos de substituição de heteroátomos em PAH. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Supervisor: Paula Homem-de-Mello.
24.   Claudio Ferreira Rodrigues. Robótica pedagógica: um instrumento de apoio à aprendizagem da lógica matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
25.   Cristopher Vieira Florencio. Criptografia: uma introdução à Teoria dos Números. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
26.   Daiana Ribeiro Bortoletto. Modelo computacional ab-initio para tecido epitelial tumoral. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
27.   Daniela Leite Jabes. . Universidade de Mogi das Cruzes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Luiz Roberto Nunes.
28.   Danilo Carastan dos Santos. Um Algoritmo Exato em clusters de GPUs para o Hitting Set Aplicado à Inferência de Redes de Regulação Gênica. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
29.   Danilo Pereira Mori. O papel da fragmentação nos processos que estruturam as comunidades. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Renato Mendes Coutinho.
30.   Davi Giugno. . Universidade Federal do ABC, . 2015.
Supervisor: Maurício Richartz.
31.   Douglas Henrique Alves da Silva. Implementação e uso de um sistema de recomendação em um agregador de produtos de moda. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
32.   Débora Liliane de Souza Renó. ANÁLISE DOS EFEITOS DA TELURANA RF-28 SOBRE O CRESCIMENTO E A EXPRESSÃO GÊNICA GLOBAL EM Paracoccidioides brasiliensis. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
33.   Elisangela Gomes Viana Macedo. Iniciação científica na E. E. professor Francisco Pereira da Silva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
34.   Erika Tieme Sato. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Herculano da Silva Martinho.
35.   Ewerton Xavier de Freitas. Identificação Automática de Caracteres Numéricos: Processamento de imagem e vídeo na plataforma Android. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
36.   Fanny Nascimento Costa. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
37.   Felipe Ferreira Cardoso. Estudo experimental e computacional sobre inferência ativa de causalidade.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
38.   Felipe Garcia Ken Kamiya. Efeitos de Interações Não-Padrão na Propagação de Neutrinos no Experimento DUNE.. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
39.   Felipe Garcia Ken Kamiya. Violação de Simetria CP e sua Medida num Experimento de Oscilação de Neutrinos com Feixe de Longo Alcance. (Graduação em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
40.   Fernanda Bettanin. Estudo teórico de porfirinas, ftalocianinas e clorinas com ênfase para aplicação em terapia fotodinâmica. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
41.   Fábio Negreiros Ribeiro. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
42.   Gerson Romano Barbieri Filho. Simulador de Sistema Multiagentes de Robôs Móveis. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
43.   Giovanna Zaninelli. Desenvolvimento de sistema de tracking de marcadores biomecânicos. (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Fernando Silva de Moura.
44.   Helena Rodrigues Fragoso. Monitoramento de grupos morfofuncionais de macroalgas de mediolitoral inferior da Praia do Pernambuco (Guarujá, estado de São Paulo). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
45.   Jacy Ellen Guimarães Silva. Simulação atomística da transformação martensítica em ligas ferrosas. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
46.   Jessica Bibiano Lopes da Silva. Estudo de caracterização molecular por técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
47.   Josimary Mota de Campos. Uso de modelagem matemática com auxílio de softwares educacionais na aprendizagem de funções no ensino fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
48.   José Cleriston Campos de Souza. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Supervisor: Maximiliano Ujevic Tonino.
49.   João Gregório Bohatczuk Junior. Projeto de Desenvolvimento de um Dinamômetro Hidráulico para Testes em Motores de Combustão Interna. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2015.
Orientador: André Damiani Rocha.
50.   João Pedro Sanchez Gabriel. Instrumentação de Fotomultiplicadora Multianódica para Telescópio de Raios Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
51.   Julia Cabrera Fernandes. Fotofísica de Poli(fluorenos) e Processos de Transferências de Energia no Estado Sólido.. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
52.   Juliana Alves Pereira Sato. Caracterização estrutural de insumos farmacêuticos ativos e medicamentos anti-hipertensivos. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
53.   Karen Regina da Silva Santos. Estágio. (Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
54.   Kelly Annes. Caracterização do metabolismo de lipídeos de embriões bovinos produzidos in vitro.. Tese (Doutorado em Biotenociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
55.   Laercio Sangioratto. (Im)precisão Numérica. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
56.   Leandro Augusto Rosendo dos Santos. Estudo computacional das propriedades físicas do NbC. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
57.   Lillian Silva Assunpção. Ciência cidadã e a percepção de crianças em idade escolar com relação aos resíduos sólidos em seu entorno. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
58.   Lucas Szmgel Moda. Cosmologia, Matéria Escura e Inflação. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
59.   Marcelo Rodrigues da Silva. Estágio em computação científica. (Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica) - Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
60.   Marcus Vinícius Cardoso Macêdo. Projeto do Módulo de Controle de Atitude do Satélite Educacional CubeSat. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, ProPes - UFABC. 2015.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
61.   Mariana Gazoli Barbosa. Filogenia e número cromossômico em Epidendrum. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2015.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
62.   Matheus Ianello. Determinação Estrutural de Superfícies via Difração de Fotoelétrons. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Lucas Almeida Miranda Barreto.
63.   Matheus Paulo Batista Grandi. Estudo da Emissão de Fluorescência Atmosférica Induzida por Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
64.   Murillo Eduardo Yoshio Ichikawa. Estágio Curricular Realizado na Empresa Bull LTDA - Estágio Supervisionado em Computação. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: João Paulo Gois.
65.   Murilo Ferreira Zanini. Conectividade e complexidade em sistemas neurais no contexto não linear : Estudo do Mal de Alzheimer. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
66.   Ney Mendes Pereira Junior. Estudo Computacional das Características de Escoamento com Giro em Tubos de Seção Circular. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2015.
Orientador: André Damiani Rocha.
67.   Nicolas da Cunha Fonseca. Instrumentação de fotomultiplicadora multianódica para telescópio de raios cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
68.   Nélia Aparecida Vasiulis Abu-Jamra. A matemática no mundo infantil atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
69.   Osamu Waseda. Modelling the formation of carbon Cottrell atmospheres with Monte Carlo simulations. (Engenharias) - Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, COFECUB. 2015.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
70.   Patricia Hong. Estudo sobre as relações da Meta-memória e o desempenho em testes de Memória. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Supervisor: Peter Maurice Erna Claessens.
71.   Paula Maria Gabriela Leal Ferreira. Investigação sobre os modos vibracionais da água confinada supercongelada. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
72.   Pedro Rossini Sardelich. Estudo da anisotropia e da composição de raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
73.   Poliana dos Santos Mendonça. Investigação fotoquímico de compostos polipiridínicos de rênio(I) com ligantes isomerizáveis.. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Sarto Polo.
74.   Rafael de Almeida Correia. EFEITO DO SOLVENTE SOBRE AS PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS DE FTALOCIANINAS COM POTENCIAL APLICAÇÃO EM TERAPIA FOTODINÂMICA. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
75.   Raquel Malta Nunes de Almeida. Study of axion-like particles signals at the Cherenkov Telescope Array. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
76.   Renata Ozelami Vilas Boas. ANÁLISE DA AÇÃO DA TIORIDAZINA SOBRE A VIA CWI (CELL WALL INTEGRITY SIGNALLING PATHWAY) NA PAREDE CELULAR DE LEVEDURAS DE Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
77.   Ricardo Calister. Evolução de estruturas via função de distribuição de partículas. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
78.   Robin Dominicio Januário. Investigação da estrutura eletrônica e dinâmica de fotofragmentação da molécula de tiazol (C3H3NS). Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
79.   Rudimar Reis Filho. Desenvolvimento de um Modelo Computacional para Previsão de Deposição de Parafina em Tubulações de Transporte de Petróleo. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . 2015.
Orientador: André Damiani Rocha.
80.   Sidnei Aparecido Rigolim Junior. Levantamento de propriedades para a proposta de novos fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
81.   Tainara Vasconcelos Ramim. Ciência Cidadã e os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas em Santo André? Estudo dos benefícios das árvores para a população. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2015.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
82.   Telma Zambanini. Nanoclusters de Violaceína: Estudo de Primeiros Princípios. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
83.   Thiago Assumpção. Tensores, variedades e geometria diferencial: aplicações em mecânica e relatividade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015.
Orientador: Maurício Richartz.
84.   Victor Gregório de Queiroz Lima. Aprendizagem e percepção de causalidade: Uma abordagem empírica e computacional do processo.. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
85.   Vinicius Arquimedes Sepetauskas. Geração de Malhas Elípticas Sobre Aerofólios. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
86.   Érika Cristina dos Santos. Otimização do sistema de cultivo de embriões bovinos produzidos in vitro.. Tese (Doutorado em Biotenociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.

2014

1.   Alicia Isolina Pretel Jesus. Processamento e Estilização de Dados RGB-Z em Tempo Real. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: João Paulo Gois.
2.   Alvaro David Torrez Baptista. Cálculos de Estados de Superfície em Nanoestruturas de ZnO. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
3.   Amanda Nogueira de Souza. Caracterização das relações de parentesco em um bando de queixadas (Tayassu pecari).. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cibele Biondo.
4.   Amanda Porto do Nascimento. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
5.   Amanda Ribeiro Rios. EFEITO DA FREQUÊNCIA CONVENCIONAL E ULTRASSÔNICA NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA À FADIGA PARA UMA LIGA DE ALUMÍNIO (AS7GU). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
6.   Andressa Vidal Müller. Estudo da teoria de Marcus aplicada a complexos tris-bidentados de cobalto(II/III). (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: André Sarto Polo.
7.   André Nadal Rodrigues. Espectroscopias de coincidência elétron-íon e radiação síncrotron aplicadas ao estudo de molécula de interesse astrofísico/astroquímico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
8.   Bianca Melo Cegolin. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
9.   Bruna de Oliveira. Programa de Ensino-Aprendizagem Tutorial (PEAT). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
10.   Bruna Moura da Nobrega. Familiarização com técnicas de Biologia Molecular aplicadas à Ecologia. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cibele Biondo.
11.   Bruno Crepaldi Ambrózio. Co-agrupamento de dados em texto. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
12.   Bruno José Machado de Camargo. A Dinâmica Temporal do Contraste na Comparação de Dois Estímulos Visuais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
13.   Camila Belo Gomes Brito. ESTUDO DOS EFEITOS DE ONDAS SUPERSÔNICAS NO INTERIOR DE BOCAIS ACOPLADOS A CÂMARAS DE COMBUSTÃO EM MOTORES-FOGUETE. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
14.   Camila Lima. Influência da cinética de desenvolvimento embrionário no estresse celular. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
15.   Carolina Schroder. Breve introdução à física de neutrinos atmosféricos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
16.   Cassiano Minoru Aono. Proposta de corantes bio-inspirados com aplicações em células solares. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Cinthia Lira dos Santos. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
18.   Claudinei Martins. Avaliação de catalisadores para dessulforização de gás natural.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Cristiane dos Santos Costa. Familiarização com técnicas de Biologia Molecular aplicadas à Ecologia. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cibele Biondo.
20.   César Juan Alarcón Llactarímay. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Maximiliano Ujevic Tonino.
21.   Davi da Silva Antunes. Um estudo sobre funções: aplicações no ensino médio. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
22.   Denny Fernandes Eduardo. Diversificação cromossômica e genética em Epidendrum L.. Orientação de outra natureza - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
23.   Douglas William Cirino. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
24.   Eduardo de Brito. Problematização no ensino médio: como lucrar na bolsa de valores. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
25.   Eduardo Nobre Luiz. A Study of Multimodal Optimization Algorithms. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
26.   enésio marinho da silva junior. Estudo da Calcificação em biopróteses valvares: abordagem computacional utilizando o método dos elementos finitos. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
27.   Eric de Matos Amorim. SIMULAÇÃO EM DINÂMICA MOLECULAR PARA TRANSFORMAÇÃO MARTENSÍTICA. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
28.   Erik Flavio Vinturi. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
29.   Erika Tieme Sato. Água confinada em sistemas hidrofóbicos e hidrofílicos. Tese (Doutorado em Nanociência e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
30.   Esaú Sirius Ventura Pupo. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
31.   Fabricio Cardoso Maimone. A importância da formalização matemática para o ensino de funções no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
32.   Fanny Nascimento Costa. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
33.   Felipe Cesar Torres Antonio. Estudo de Fotossensibilizadores derivados de Porfirina para aplicação em Terapia Fotodinâmica. (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
34.   Felipe Ferreira. Estudo experimental e computacional sobre inferência ativa de causalidade. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
35.   Fernando Lucas Gonçalves Sobrinho. Estudo teórico de propriedades autorregenerativas em polímeros: O ligante DABBF. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
36.   Gabriela Martins Gonçalves de Oliveira. Ajuste de Parâmetros em Algoritmos de Aprendizado de Máquina Utilizando Transferência de Aprendizado. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
37.   Guadalupe Sol Otero. Evaluating the size of Fe nanoparticles for ammonia adsorption and dehydrogenation. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Ronei Miotto.
38.   Guilherme Augusto Blanco Antunes. Desenvolvimento de Objetos para a Aprendizagem do Ferromagnetismo: Correntes de Foucalt. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
39.   Guilherme de Oliveira Saldanha. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
40.   Guilherme Trellese. Estudo sistemático dos processos de interação dos fotossensibilizadores AM e DO15 com modelos de membrana. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Ronei Miotto.
41.   Gustavo Santos Costa. Usando Dinâmica de Redes Booleanas para Comparar Métodos de Inferência de GRNs. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
42.   Isabella da Silva Gomes. Estudo Teórico da Reação de CO2 com Aminas. (Graduando em Química) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Ednilsom Orestes.
43.   Isadora Tairinne de Sena Bastos. Difração de raios X por policristais: uma ferramenta para caracterização e determinação estrutural do protótipo de fármaco LASSBio-1755. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
44.   José Luiz Lopes. Aplicando o Teorema de Ptolomeu a Alunos da Rede Pública. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
45.   João Manuel Mascarenhas Coutinho. Desenvolvimento de uma Aplicação para Modelagem Implícita Baseada em Sketches. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: João Paulo Gois.
46.   João Paulo de Oliveira Xavier. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
47.   Juliana Ferreira Barbieri. O foguete relativístico: uma introdução à dinâmica relativística. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
48.   Jéssica Ispada. Alterações epigenéticas induzidas pela cinética de desenvolvimento embrionário. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
49.   Karine da Silva Miras de Araujo. Neuroevolução para a Construção de uma Estratégia Genérica com o Ambiente EVOMAN. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
50.   Larissa de Araújo Kawabe. Estudo ambiental de áreas de cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta, Gigartinales), no litoral de Santa Catarina, visando a elaboração de programas de monitoramento. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
51.   Leandro Marques Benasse. Análise Teórica de Cumarinas e suas implicações em Processos Redox. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
52.   Luana Affonso. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
53.   Lucas Maia Rios. O sistema de posicionamento global (GPS): uma introdução à Teoria da Relatividade. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
54.   Lucas Tonetto Coimbra. Agregação de Fotosensibilizadores na Superfície de Membranas Fosfolipídicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
55.   Luiza Rosimeri Romano Santin. Cinética Rápida de Corantes Fenotiazínicos em Sistemas Microheterogêneos por Espectroscopia de Contagem de Fótons. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
56.   Manasses Pereira Nóbrega. Aprendizagem e percepção de causalidade em campos Poisson: uma abordagem empírica e computacional do processo e de seu papel para a ocorrência de temporal binding. Tese (Doutorado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
57.   Manolo Canales Cuba. Reconstrução Tridimensional do Corpo Humano a partir de Dados RGB-D. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: João Paulo Gois.
58.   Marcela Jara Maregatti. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
59.   Marcelo Melo Fernades. Utilizando técnicas de contagem no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
60.   Marcos Vinícius Gonçalves da Silva. Caracterização estrutural e evolutiva dos genes fumarase e malato desidrogenase em cana-de-açúcar. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
61.   Marta de Oliveira Barbosa. Estudos do uso da Goma Xantana para Adsorção do Corante Azul de Metileno. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Supervisor: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
62.   Mayara Messiano Carrasco. META-HEURÍSTICA INSPIRADA NO FUNGO Physarum polycephalum PARA CRIAÇÃO DE REDE DE TRANSPORTE METROVIÁRIO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
63.   Michelle do Nascimento Salles. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
64.   Michelle do Nascimento Salles. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
65.   Monique Maia de Oliveira. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
66.   Murilo Camargo Constantino. Introdução à física de neutrinos. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
67.   Nataly Fernandes Vieira. Análise da diversidade genética de uma população de queixadas (Tayassu pecari) da região do Parque Nacional das Emas (GO). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2014.
Orientador: Cibele Biondo.
68.   Nayara Ribeiro Magalhães. Efeito de novas drogas sobre o crescimento e a expressão gênica de Xylella fastidiosa. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
69.   Pedro Edson Martins Amaral. Síntese, caracterização e avaliação de parâmetros fotoeletroquímicos do cis-[Ru(dcbH2)2(NCS)2]. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: André Sarto Polo.
70.   Roberta Ferreira Leite. Avaliação do status epigenômico de embriões bovinos produzidos in vitro.. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
71.   Rodrigo Monteiro de Oliveira. Estudo Teórico de Nanoestruturas de Óxido de Magnésio. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
72.   Rodrigo Teiske China. Desenvolvimento de Ferramenta Computacional para Projeto Conceitual de Aeromodelos Movidos a Jato. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
73.   Roger Quintiliano da Silva. Uso de Tanques Cherenkov para a Detecção de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
74.   Roger Viana da Silva. Visualizando a contração de Lorentz: o efeito Penrose-Terrell. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
75.   Rondes Ferreira da Silva. Estudo estrutural de nanossistemas híbridos contendo budesonida com o uso da difração de raios X por policristais. Universidade Federal do ABC, . 2014.
Supervisor: Fabio Furlan Ferreira.
76.   Simone Paes Gonçalves Nogueira. Poliedros de Platão como estratégia no ensino da Geometria Espacial. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
77.   Thamires Andrade de Lima. Pico de Bóson e transições dinâmicas em aminoácidos hidratados. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
78.   Thamires Jerônimo C. dos Santos. Tutoria de Aluno. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
79.   Tiago Turcarelli. Estudo da Dezincificação de Ligas Cu-Zn em Altas Temperaturas. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
80.   Victor Gregorio de Queiroz Lima. APRENDIZAGEM E PERCEPÇÃO DE CAUSALIDADE: UMA ABORDAGEM EMPÍRICA E COMPUTACIONAL DO PROCESSO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
81.   Victor Prado Leão da Silva. Interações entre radiação e matéria. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2014.
Orientador: Maurício Richartz.
82.   Vinicius Godoi Fernandes. Complexidade em Sistemas Neurais: Estudo da não Linearidade e não Estacionaridade nos Males de Alzheimer e de Parkinson. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2014.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
83.   Viraaj Jayaram. Não Aplicável. Orientação de outra natureza - National University of Singapore, . 2014.
Orientador: João Nuno Barbosa Rodrigues.
84.   Vitor Amancio de Souza. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
85.   Vitor Andrade Nascimento. Subprojeto PIBID - Biologia (2014-2016). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

2013

1.   Amanda Laura Ibiapino. Caracterização das estruturas cristalinas de matérias-primas de isoniazida e rifampicina com o uso da difração de raios X por policristais e do método de Rietveld. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
2.   Arthur de Amorim Drigo. Mineração em Fluxo Contínuo de Dados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
3.   Bruna Shinohara de Mendonça. Ilustração de cenários, personagens e objetos para jogo educativo sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros -. (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
4.   Bruno Crepaldi Ambrózio. Recomendação de Filmes Utilizando Co-Agrupamentos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
5.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. PROJETO DE SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS DO ESPECTROSCÓPIO INFRAVERMELHO DA MISSÃO ASTER. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
6.   Carlos Alexandre Toyama Carneiro. Aplicativo móvel para geração de lista de compras usando análise de imagens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
7.   Carlos Vinicius Santos Batista. Estudo Teórico de Nanoestruturas de SnO2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
8.   Cesar Enrique Perez Villegas. Plasmons e excitações de partícula independente em fios quânticos acoplados e baseados em grafeno. Tese (Doutorado em FISICA) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
9.   Clayton Bacelar de Lima. Fundamentação e Aplicação de Processos Estocásticos. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
10.   Daiene Souza Santos. Análise in planta da expressão de genes potencialmente envolvidos com o processo infeccioso da Xylella fastidiosa. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de Mogi das Cruzes, . 2013.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
11.   Dalila Alves Leite. Análise do sistema de acasalamento de um mamífero sem dimorfismo sexual: a queixada (Tayassu pecari). (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Cibele Biondo.
12.   David Aciole Barbosa. Análise de efeitos da Telurana RF-07 sobre a expressão gênica de Paracoccidioides brasiliensis. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luiz Roberto Nunes.
13.   Diana Mercedes Meneses Gustin. Propriedades de transporte, resolvido em spin, em estruturas de Siliceno. Dissertação (Mestrado em FISICA) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
14.   Diogo Fernando Trevisan. Técnicas e Aplicações de Superfícies Implícitas a partir de Dados Hermitianos Generalizados. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: João Paulo Gois.
15.   Edinei Oliveira Chagas. Energia nuclear no ensino médio: Análise do material didático e proposta de sequência didática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
16.   Elaine Teixeira Veiga. Avaliação cinética da preparação de alguns compostos de rutênio(II). (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: André Sarto Polo.
17.   Eliane Freire Anthonisen. Determinação de Nitrito em Carnes Processadas por Espectrometria de Absorção Molecular após Solubilização Alcalina da Amostra. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
18.   Eloana Patrícia Ribeiro. Estudo computacional dos estados excitados de complexos de rênio com ligantes isomerizáveis. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Fabiana Bonini da Cruz. Pesquisa de verdade: Uma luta contra o "Ctrl+c" e "Ctrl+v". (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
20.   Fabrizio Ferreira Borelli. Inferência de redes de regulação gênica usando algoritmo de busca exaustiva em cluster de GPUs. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
21.   Fernanda Marchezini. Investigação das habilidades de leitura em adultos universitários através da avaliação de linguagem associada ao estudo do padrão de movimentos oculares.. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Supervisor: Peter Maurice Erna Claessens.
22.   Fernando Steffler. Nanoestruturas de TiO2: nanofios ou nanotubos. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
23.   Fillipe Cerdan Silva. Representação Visual de documentos utilizando co-agrupamentos sobrepostos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Fabricio Olivetti de França.
24.   Flávia Ferreira Diniz. A educação inclusiva na rede municipal de ensino de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
25.   Gabriela Belini. História da Ciência: Uma adaptação continua sobre o conceito e a linguagem utilizada na abordagem do tema Evolução dos Modelos Atômicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
26.   Geovane Bumatti. Estudo da emissão de fluorescência induzida por Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
27.   Giovanna Adamov Trevisan. Estágio. (Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
28.   Glaucia Pereira Alves. INFLUÊNCIA DO FLUIDO FOLICULAR NA COMPETÊNCIA OOCITÁRIA: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES ENVOLVIDOS NA QUALIDADE OOCITÁRIA E DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
29.   Guilherme Ciuffi. Estudo da lubrificação por filme fino utilizando simulações de dinâmica molecular. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
30.   Guilherme Monacelli Cipullo. Modulação das propriedades eletrônicas de semicondutores através da aplicação de tensionamento. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
31.   Guilherme Trellese. Interação de derivados de azul de metileno com modelos de membranas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ronei Miotto.
32.   Gustavo Lucas Zarpelão dos Santos. Estudo de aplicativos de processamento de imagens em dispositivos móveis usando Python. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
33.   Guthier Barizon de Oliveira Mello. Uma investigação sobre a universalidade de aplicação da relação entre a seção de choque integral e a seção de choque diferencial a 90 graus no estudo do espalhamento de elétrons por moléculas. (Graduando em Engenharia de Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Romarly Fernandes da Costa.
34.   Jacy Ellen Guimarães Silva. Simulação atomística da mobilidade de discordâncias no ferro cúbico de corpo centrado. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Roberto Gomes de Aguiar Veiga.
35.   Johanna Moysés Baptista. Análises de sistemas de injeção de combustível em motor foguete catalítico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
36.   José Victor Gonzalez. Modulação das propriedades eletrônicas de Óxidos Metálicos para aplicação em células foto-eletroquímicas. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: Cedric Rocha Leão.
37.   Juan Camilo Alvarez Quiceno. Estudo de primeiros princípios do isolante WO3: propriedades de bulk. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
38.   Juliana Alonso Gadi de Jong Zambelli. Fractais no ensino médio: a valorização da geometria a partir de uma nova experiência em sala de aula. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
39.   Juliana Nascimento Silva. Aplicação de protocolo de monitoramento, relacionado aos efeitos das mudanças climáticas, na comunidade marinha bentônica de substrato consolidado da Praia do Pernambuco (Guarujá ? SP). (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
40.   Juliano Nicolau Matos. Robótica: aprender brincando. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
41.   Jéssica Cavaleiro. Estudo de compostos bioativos produzidos por microorganismos. Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Supervisor: Marcus Vinicius Xavier Senra.
42.   Jéssica Cavaleiro. Caracterização morfológica e molecular de uma espécie do gênero Euplotes Ehrenberg, 1830 (Ciliophora, Spirotrichea, Euplotida) isolada no manguezal de Coroa Grande - RJ.. Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. 2013.
Orientador: Marcus Vinicius Xavier Senra.
43.   Jéssica Glória Jorge Batista. Efeitos relativísticos em ressonâncias spin-órbita. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
44.   Karenin de Oliveira Juraitis. Modelagem e Análise de Processos de Proliferação Celular Usando GIM-Sim. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
45.   Kelly Annes. Caracterização do metabolismo de lipídeos em embriões bovinos produzidos in vitro. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
46.   Leandro Luiz de Lima. O olhar do conhecimento oferecido pela escola sob a perspectiva da cultura: O sucesso e fracasso escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
47.   LEILANE OLIVEIRA MARTINS DE ANDRADE. Síntese e Caracterização de Compostos de Cobalto para Aplicação em Mediadores de Células Solares Sensibilizadas por Corantes. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Sarto Polo.
48.   Leonardo Openheimer da Silva. Estudos de Problemas e Desenvolvimento de Lista de Compra em Dispositivos Móveis. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
49.   Leonardo Villani. Anotação Automática de Imagens Médicas Bidimensionais por meio de Classificação Multirrótulo. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
50.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Classificação de imagens sintéticas de tecido celular usando grafos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
51.   Liliane de Oliveira. O ensino de Ciências e o uso das tecnologias: um estudo de caso nos 6º anos do Ensino Fundamental II.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
52.   Lineu Ghaiasso Parra. Sistema de sensoriamento térmico de um motor de foguete de bancada. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
53.   Luan Soares Diniz. Introdução aos métodos de investigação teórica e experimental dos mecanismos de fotoionização e dissociação iônica da molécula de epicloridrina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
54.   Lucas Mello. Análise Termofluidodinâmica em Coordenadas Cilíndricas: Modelagem Computacional Numérica. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba, . 2013.
Orientador: André Damiani Rocha.
55.   Luciana Perina. O uso das TICs no ensino de Biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
56.   Lucélia Lemes Gonçalves. Análise comparativa do fluorescência entre resinas compostas e tecidos dentários humanos ?in vitro?. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Odontologia Restauradora) [S.J.Campos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
57.   Luis Gonzaga Gomes. Leishmaniose visceral americana: Educação em saúde como componente na prevenção. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
58.   Lígia Teixeira Spiga Real. O olhar do conhecimento oferecido pela escola sob a perspectiva da cultura: O sucesso e fracasso escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
59.   Mariana Sayuri Ishikawa. O papel das interações fônon-fônon em sistemas com alta anarmonicidade : comparação entre os isômeros ópticos L/ D-cisteína e L-prolina. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
60.   Mariana Tiemi Polli Kuniyoshi. Paradoxos da Relatividade Especial. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Maurício Richartz.
61.   Mayara Pazin de Andrade Santos. Simulação Molecular de Porfirinas e Metaloporfirinas em Membranas Fosfolipídicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
62.   Melissa Maldonado Cantillo. Excitações coletivas em mono e multi-camadas de grafeno. Dissertação (Mestrado em FISICA) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
63.   Murilo Camargo Constantino. Estudo de raios cósmicos de altíssimas energias no contexto da astrofísica de partículas. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.
64.   Narges Jangholi. Um Sistema de Rede Bayesiana para Diagnóstico de Tinnitus. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
65.   Paulo Cesar Angelo. Método de Engenharia de Requisitos baseada em BPMN e Casos de Uso. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
66.   Pietro Basile Neto. Um Chatterbot Baseado em AIML para Auxílio no Ensino da Linguagem de Programação Java. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2013.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
67.   Ricardo de Carvalho Correia. Análise da interferência entre índices de bolsas de valores distintas por meio de técnicas de Inteligência Artificial. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
68.   Ricardo Vergili Filho. Reconhecimento de Objetos e Controle em Veículos Autônomos Não Tripulados. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
69.   ROBERTO DE OLIVEIRA MARCHESINI. Estudo filogenético de representantes da subclasse Peritricha Stein 1859 (Alveolata, Ciliophora) com base em sequências de 18S rDNA e caracterização multidisciplinar de Rhabdostyla inclinans Kent, 1881 (Peritrichia, Epistylididae) em Ecossistemas da Zona da Mata Mineira. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Supervisor: Marcus Vinicius Xavier Senra.
70.   Rodrigo Teiske China. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Processamento de Imagem e Vídeo no Android. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
71.   Sue Ellen Teixeira Montevechio. Tendências na Precificação de Opções: Análise por Agentes. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2013.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
72.   Teófilo Andrade Farfán. Captura e aplicação de movimentos em personagens 3D. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: João Paulo Gois.
73.   Thayza Guimarães R. dos Santos. Preparação de fotocatalisadores baseados em nanopartículas de TiO2 dopadas com nitrogênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: André Sarto Polo.
74.   Vezha Boboeva. Dynamics of semantic and syntactic processing for words in context. Dissertação (Mestrado em Master de Sciences et Technologies) - Université Pierre et Marie Curie, . 2013.
Supervisor: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
75.   Vânia Mendes do Prado. Estudo de polimorfos de cloridrato de mefloquina com o uso da difração de raios X por policristais. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
76.   Érica de Liandra Salvador. Estudo teórico de corantes sensibilizadores baseados em complexos de rutênio (II) com aplicações em células solares. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Fundação Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
77.   Érika Cristina dos Santos. Metaboloma para avaliação não invasiva de embriões bovinos produzidos in vitro. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, . 2013.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.

2012

1.   Addans Costa. Análise da Eficiência Energética de um Secador Industrial. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Metodista de Piracicaba, . 2012.
Orientador: André Damiani Rocha.
2.   Alexandre de Lacassa. . Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Supervisor: João Paulo Gois.
3.   Alysson Almeida de Lara Pinto. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
4.   Ana Carolina Gonçalves Lopes. Estudo teórico da interação de filmes poliméricos ultrafinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
5.   Antenor J. Paulista Neto. Estudo de Soluções Aquosas de Poliéteres com diversos Graus de Hidrofilicidade através de Dinâmica Molecular. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
6.   Arthur Marques Baccam. Estudo das trocas de calor em um motor foguete a etanol. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
7.   Beatriz Cardoso da Silva. Aplicações de espectroscopia eletrônica e espectrometria de massa por tempo de vôo (TOF-MS) para estudo de moléculas poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
8.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. PROJETO DE SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS DO ESPECTROSCÓPIO INFRAVERMELHO DA MISSÃO ASTER. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
9.   CAIO BARROS SIMÕES DE ALMEIDA. Estudo do Espectrômetro Infravermelho para a Missão Aster. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
10.   Camila Chacur Meneguelli. Avaliação da repartição espacial e temporal do povoamento Banco de Sargassum em área sob influência de turismo (Guarujá, SP).. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande ABC, . 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
11.   Carlos Alexandre Soares. Avaliação do metabolismo energético em embriões bovinos. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
12.   César Juan Alarcón Llactarímay. Modelagem da distribuição de matéria em um anel com "shepherd" via equação de Fokker-Planck. Tese (Doutorado em Doutorado em Física) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
13.   Daniel de Moraes Navarro. Aplicação e avaliação de diferentes extratores de características e técnicas de processamento de imagens digitais utilizando Aprendizado de Máquina e métodos de classificação multirrótulo para anotação automática de imagens. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
14.   Danilo Aqueu Rufo. Parentesco e diferenciação genética em queixadas (Tayassu pecari) do Pantanal Matogrossense (MS). Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Supervisor: Cibele Biondo.
15.   Danilo Carastan dos Santos. Plugin de Inferência de Redes de Regulação Gênica para Cytoscape. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
16.   Debora Christina Ramos. Estudo de matérias-primas de prednisona com o uso da difração de raios X por policristais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
17.   Denini Santini Fernandes. Estudo da composição de primários da radiação cósmica com o detector de superfície do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
18.   Diogo La Rosa Novo. Modelagem Molecular de Compostos de Interesse Químico e Biológico. (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pelotas, . 2012.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
19.   Edison Franco Junior. Estudo teórico-computacional para otimização de ânodos para células a combustível.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Eduardo Batista Teixeira. Inclusão Digital: O Processo de Aquisição de Recursos às Escolas Municipais e Estaduais Junto à Iniciativa Privada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
21.   Eduardo Gimenes Jabes. Preparação de fotocatalisadores baseados em nanopartículas de TiO2 dopadas com enxofre.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
22.   Elaine Teixeira Veiga. Síntese, purificação e caracterização de alguns compostos de rutênio(II) usados na conversão de energia. (Graduando em Química) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
23.   Eloana Patrícia Ribeiro. Estudo teórico de complexos de rênio. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
24.   Elton Ogoshi de Melo. Avaliação da correção de orientação preferencial e microdeformação anisotrópica em análises quantitativas de fases de fármacos pelo método de Rietveld. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
25.   Erick Pribessan Simões. Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
26.   Fabio Aragão da Silva. Simulação Multiagentes e Visão Computacional Modelando o Fluxo de Pedestres. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
27.   Fabricio de Carvalho. Efeito de alguns substituintes da 1,10-fenantrolina em corantes sensibilizadores do tipo cis-[Ru(R2-phen)(dcbH2)(NCS)2]. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
28.   Fabrício Cruz Florêncio da Silva. A Formação do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Tópicos sobre Astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
29.   Fernanda Aparecida Salvador Navarro. Os alunos de Ensino Médio, e as Áreas do Estudo da Matemática: a História da Matemática no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
30.   Fernanda Harumi Tanaka. Estudo teórico de nanopartículas metálicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
31.   Fernando Lucas G. Sobrinho. Cadeias poliméricas inteligentes: Uma abordagem teórica.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
32.   Flávia Maria Appolinário da Silva. ESTIMATIVA DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE QUEIXADAS (TAYASSU PECARI) DA REGIÃO DO TABOCO (CORGUINHO, MS). (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
33.   Flávia Maria Appolinário da Silva. Estimativa da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari) e catetos (Pecari tajacu) da região do Taboco (Corguinho, MS). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
34.   Gleison Morais. Caracterização de conjunto de dados por meio de redes complexas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
35.   Henrique Hiroyuki Yano. Processamento de Imagens em Veículos Autônomos: Construção de Grafo de Vizinhança para a orientação do veículo a partir de uma Malha Viária. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
36.   Igor Esteves de Oliveira. Ferramenta para Análise Visual de Técnicas Detalhamento de Superfícies a partir de Texturas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012.
Orientador: João Paulo Gois.
37.   Johanna Moysés Baptista. Análises de sistemas de injeção de combustível em motor foguete catalítico. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
38.   Julia Pacheco Fanton. Melhorando o mundo macro a partir do mundo micro: como a espectroscopia pode melhorar a qualidade de vida. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Fundação Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
39.   Katarine Oblesrczuk Guimarães. Transformação Martensítica em Ligas Fe-C e seus Mecanismos de Transformação: uma Revisão Bibliográfica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
40.   Kelly Cristina de Lira Silva. Estudo de polimorfismo em matérias-primas de albendazol com o uso da difração de raios X. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
41.   Lara Machado Pereira Montenegro. Síntese e caracterização de filmes híbridos a partir de 3-aminopropiltrietoxisilano com porfirinas e com óleos essenciais. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
42.   Laysa Pires de Figueiredo. Análise de excipientes em comprimidos de fármacos comercializados. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
43.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Matlab Toolbox para geração de grafos usando imagens contendo objetos. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
44.   Lidyane Oliveira dos Santos. Mau uso dos recursos: prejuízos às sociedades mais carentes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
45.   Lucas Ferreira. Modelos ARMA-GARCH para análise do retorno de ativos financeiros do índice SP 500. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
46.   Luis Felipe das Chagas e Silva de Carvalho. Otimização do diagnóstico óptico em processos patológicos inflamatórios e potencialmente cancerizáveis de tecidos bucais. Tese (Doutorado em Nanociência e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
47.   Marcelo Acurcio Cardoso. Correção Automática de Testes de Múltipla Escolha Utilizando Processamento de Imagem e Vídeo no Android. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
48.   Mariana Sayuri Tanaka Gotardi. Caracterização da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari ) e catetos (Pecari tajacu) isolados em um fragmento florestal. (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
49.   Mariana Sayuri Tanaka Gotardi. Caracterização da diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari ) e catetos (Pecari tajacu) isolados em um fragmento florestal. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Cibele Biondo.
50.   Mayara Pazin de Andrade Santos. Simulação por Dinâmica Molecular da Interação entre Membranas Fosfolipídicas e Fármacos para Terapia Fotodinâmica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
51.   Natalia Uehara. Impactos do pisoteio humano na zona intertidal de um costão rochoso do litoral sul de São Paulo. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
52.   Rafael Varago de Aguiar. Chatterbot Educacional para Apoio à Aprendizagem da Linguagem de Programação Java. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2012.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
53.   Roger Quintiliano da Silva. Uso de tanques Cherenkov para a detecção de chuveiros atmosféricos extensos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
54.   Rubia Suhet de Aguiar. Simulação da propagação de raios cósmicos em campos magnéticos galácticos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
55.   Sidney de Castro. Simulador Multiagentes para a Coordenação de Agentes Heterogêneos no Domínio de Futebol. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
56.   Thais da Silva. Avaliação do estresse metabólico em embriões bovinos. Dissertação (Mestrado em Biotecnociência) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
57.   Thaís Ribeiro da Silva. Design participativo e desenvolvimento de protótipos para software educativo sobre mudanças climáticas e seus efeitos nos ambientes marinhos e costeiros. (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2012.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
58.   Vinícius Cabral Pavia. Reconhecimento de Objetos usando Segmentação de Imagens e Vídeos com Aplicações em Automação. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
59.   Vitor Audibert. Caracterização de genes da rota de biossíntese da vitamina E em variedades de pimenta Capsicum chinense. (Graduando em Bacharelado em Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Nathalia de Setta Costa.
60.   Vitor Prestes Luzio. Instrumentação de fotomultiplicadora multianódica para telescópio de raios cósmicos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
61.   VITOR RIBEIRO HALFELD. Caracterização Morfológica e molecular de Microeucariotos ciliados (Alveolata, Ciliophora) Encontrados em Micro-hábitats pouco explorados. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2012.
Supervisor: Marcus Vinicius Xavier Senra.
62.   Vitor Ueda. Preparação de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes e medidas de desempenho.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012.
Orientador: André Sarto Polo.
63.   Wauber B. de M. Mauricio Junior. Análise Espectral do preço e retorno financeiro de commodities. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2012.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
64.   Weiller Manzarotto Lamin. Estudo do Sistema de Controle da Bomba de Combustível tipo Harrington. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal do ABC, . 2012.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
65.   Wellington Luiz Ribeiro. Introdução à Física de Astropartículas. (Graduando em BCT - Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Pró-reitoria de Pesquisa - UFABC. 2012.
Orientador: Celio Adrega de Moura Junior.

2011

1.   Adriana dos Santos Miranda. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
2.   Aline Iglesias Nicolleti. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
3.   Aline Luciana Schoenhalz. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Supervisor: Gustavo Martini Dalpian.
4.   Aline Luciana Schoenhalz. Efeitos de superfície em nanoestruturas de ZnO. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
5.   Amanda Porto do Nascimento. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
6.   Ana Carolina Goncalves Lopes. Estudo químico-quântico da oxidação de moléculas orgânicas na presença de eletrocatalisadores.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
7.   Ana Luiza Abrahão. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
8.   Antenor José Paulista Neto. Estágio. (Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
9.   Armando Fernandes da Silva. Estrutura eletrônica de fios moleculares por primeiros princípios. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ronei Miotto.
10.   Beatriz Jurkewicz Freire da Silva. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
11.   Brunno dos Passos Alves. Redes Sociais Formadas no Fenômeno do Pânico em Multidão: uma Análise via Simulação Multiagentes. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
12.   Caio Fuzaro Rafael. Estudo de Motor Foguete a Etanol. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
13.   Carlos Eduardo de Oliveira. Fundamentos da cosmologia moderna. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
14.   Carolina Maria Bocuzzi Santana. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
15.   Clinton Consul. Comunidades bentônicas de costões rochosos sob a perspectiva da Ecologia da Paisagem. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
16.   Danilo Carastan dos Santos. Usando Dados de Interatoma e Microarray na Caracterização de Interações Gênicas em Esquizofrenia. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
17.   Danilo Ferreira da Silva. Formação e detecção de ondas gravitacionais. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
18.   Danilo Lopes. Introdução aos métodos de instrumentação científica e uso de técnicas de espectroscopia eletrônica e espectrometria aplicadas ao estudo de moléculas poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
19.   Denini Santini Fernandes. Determinação dos parâmetros fundamentais de Chuveiros Atmosféricos Extensos com os dados do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
20.   Douglas Willian Cirino. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
21.   Elierge Barros Costa de Andrade. Interação de Fármacos com Modelos de Membranas. Tese (Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Ronei Miotto.
22.   Erik Flavio Vinturi. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
23.   Fabrizio Ferreira Borelli. Uso de Computação de AltoDesempenho Baseada em GPUs na Inferência de Redes de Regulação Gênica. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
24.   Fabrizio Ferreira Borelli. Identificação de Diferenças e Semelhanças em Redes de Interação Gênica de Esquizofrenia e Transtorno Bipolar Obtidas a Partir de Dados de Microarray. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
25.   Fernanda Bettanin. Estudo químico-quântico de corantes catiônicos e aniônicos para aplicação em terapia fotodinâmica. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
26.   Flávia Midori Kanashiro. Estudo teórico e experimental de corantes sensibilizadores com aplicações em células solares.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
27.   Gabriel Nobrega de Lima. Técnicas de iluminação e textura em aplicações de tempo real: Um estudo e comparação. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: João Paulo Gois.
28.   Gislene Cristina de Oliveira Barbosa. Robótica Educacional como Ferramenta de Auxílio no Processo de Ensino-Aprendizagem de Disciplinas na Área de Computação. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
29.   Glauber Rajiv de Andrade. Segmentação de imagens de túbulos seminíferos no testículo de camundongos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
30.   Guilherme Careli de Almeida. Estudo teórico das diferentes fases do NbS2. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
31.   Guilherme Stilhano Vilas Boas. Estudo de defeitos em Nitreto de Boro: Uma abordagem teórica. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
32.   Igor Esteves de Oliveira. Desenvolvimento de um Visualizador Interativo de Nuvens de Pontos e Campos Vetoriais 3D. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2011.
Orientador: João Paulo Gois.
33.   Iuri Baranov Pereira Raymundo. Estudos de equações de estado exóticas em cosmologia. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
34.   Jan Sanning. Preparação e caracterização espectroscópica de filmes finos de silica gel. Orientação de outra natureza - University of Münster, . 2011.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
35.   João Paulo Reis Soares. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
36.   Juliana dos Santos de Souza. Novos sensibilizadores polipiridínicos de rutênio(II) para células solares sensibilizadas por corantes. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: André Sarto Polo.
37.   Juliana Nascimento Silva. Botânica no Ensino Fundamental: diagnóstico de problemas e proposição de intervenção pedagógica para uma aprendizagem significativa. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
38.   Karen Hidalgo Daia. Teoria e prática de educação ambiental em unidades de conservação marinhas. (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
39.   Karin Moreira Santos. Correlatos eletrofisiológicos da surpresa causal. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
40.   Kathleen Dourado Rossi. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
41.   Kelly Annes. Efeito da Irradiação com Laser de Baixa Intensidade em embriões de Bovinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
42.   Larissa de Araújo Kawabe. Estudo ambiental de áreas de cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta, Gigartinales), no litoral de Santa Catarina, visando a elaboração de programas de monitoramento.. (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
43.   Leonardo Filipe. Segmentação de vídeo usando GPU. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
44.   Leonardo Sant Anna Lima Nunes. Simulação computacional de nanoestruturas de dissulfeto de molibdênio para catalisadores de hidrodessulfurização. (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
45.   Letícia Alexandre Silva de Oliveira. Medidas usando grafos em imagens do tecido epitelial. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
46.   Lindomar José Calumby Albuquerque. Simulação por Dinâmica Molecular de Misturas de Biodiesel e Diesel Mineral na Interface com a Água e com Metais. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Rodrigo Maghdissian Cordeiro.
47.   Lucas Nunes Evangelista. Proposta de Espectrômetro Infravermelho para a Missão Aster. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
48.   Manuela Petagna. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
49.   Marcos Vinícius Peixoto Ribeiro. Estudo Experimental e Numérico da Formação de Ligas Eutéticas pelo Método do Campo de Fases (Phase Field). (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Marcio Gustavo Di Vernieri Cuppari.
50.   Pedro Henrique Araújo Dias. Interação de Polipropileno com Nanoestruturas de ZnO. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
51.   Priscila Berbert. PLANEJAMENTO HIDRELÉTRICO: ABORDAGEM BIO-INSPIRADA. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Supervisor: Fabricio Olivetti de França.
52.   Rafael Yukio Okamoto Noguchi. Teoria e prática de educação ambiental em unidades de conservação marinhas. (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
53.   Raimund Dolle e Dirk Ulbrich. Preparação e caracterização de compósitos dopados com Ce3+ com potenciais aplicações em geração de luz branca. Orientação de outra natureza - University of Münster, . 2011.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
54.   Raphael Augusto da Silva. Ligações Químicas: um estudo teórico-computacional. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
55.   Raíssa Auxiliadora. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
56.   Rodrigo de Oliveira Vecchi. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
57.   Rodrigo Teiske China. Comparação de Métodos de Inferência de Redes Booleanas Usando Critérios Baseados em Propriedades Dinâmicas. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
58.   Rosana Veroneze. TRATAMENTO DE DADOS FALTANTES EMPREGANDO BICLUSTERIZAÇÃO COM MÚLTIPLAS IMPUTAÇÕES. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Universidade Estadual de Campinas, . 2011.
Supervisor: Fabricio Olivetti de França.
59.   Samuel Santos de Oliveira. Influência do solvente em propriedades estruturais e eletrônicas de polímeros.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
60.   Sana Abou Mrad. Estudo químico-quântico de espécies precursoras de materiais nanoestruturados.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
61.   Sebastian Jankowsky. Incorporação e aprisionamento de centros luminescentes em matrizes sílica. Orientação de outra natureza - University of Münster, . 2011.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
62.   Suzane da Silva Melo. Subprojeto PIBID - Biologia (2011-2013). (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
63.   Taciana Deprá Magrini. Avaliação dos parametros de irradiação em experimentos de terapia laser de baixa intensidade em culturas celulares. Tese (Doutorado em Nanociência e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
64.   Taciana Deprá Magrini. Avaliação dos efeitos celulars devido a terapia laser de baixa intensidade em culturas de células tumorais. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
65.   Tatiane Pereira dos Santos. Estudo das propriedades dos elétrons confinados no grafeno. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Marcos Roberto da Silva Tavares.
66.   Thiago Souza Pires. Além do universo mecânico. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.
67.   Tânia Aparecida de Faria e Silva. Preparação de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes e medidas de desempenho.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: André Sarto Polo.
68.   Vitor Prestes Luzio. Instrumentação de Detectores de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2011.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
69.   Weiller Manzarotto Lamin. Modelagem de Bomba de Combustível tipo Harrington para Motores a Reação. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2011.
Orientador: Annibal Hetem Junior.
70.   William Moreti da Rosa. Segmentação de imagens de células do corpo humano. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2011.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
71.   Érica Liandra Salvador. Estudo teórico e experimental de corantes sensibilizadores baseados em complexos de rutênio (II) com aplicações em células solares.. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2011.
Supervisor: André Sarto Polo.

2010

1.   Alexander Lucas Busse. Introdução ao estudo teórico e experimental dos mecanismos de fotodissociação iônica e termoquímica de moléculas de poliatômicas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
2.   Alexandre Heideker. Validação Robótica em Simulação Multiagentes: uma Proposta de Ligação entre os Mundos Virtual e Real. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
3.   Aline do Nascimento Silva Garcia. Construção de um corpus em português para análise de sentimento na Web. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
4.   Amanda Cássia Moraes da Costa. Comparação Estrutural entre as Redes de Interação Gênica em Esquizofrenia e Transtorno Bipolar. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Luiz Carlos da Silva Rozante.
5.   Ana Carolina Gonçalves Lopes. Oxidação do ácido fórmico na presença de eletrocatalisadores: um estudo teórico-computacional.. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
6.   Ana Paula P. de Carvalho. Métodos Estocásticos em Otimização de Carteiras: Aspectos Não-Lineares e Genéticos. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
7.   Carlos Alexandre Soares. Efeito fotobiológico do laser de baixa intensidade em gametas e embriões bovinos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
8.   Daniel de Moraes Navarro. Aprendizagem multirrótulo para a rotulação de imagens. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
9.   Denini Santini Fernandes. Estudo da exposição e do fluxo de raios cósmicos de ultra-alta energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
10.   Eduardo Francisco da Fonseca. Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
11.   Eduardo Gimenes Jabes. Separação de extratos de frutas para otimização de células solares nanocristalinas sensibilizadas por corantes. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT)) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: André Sarto Polo.
12.   Elias da Rocha Viana Ida. Desenvolvimento de instrumentação em espectrometria de massa aplicada ao estudo de moléculas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
13.   Erika Tieme Sato. Investigação sobre os modos vibracionais da água confinada supercongelada. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
14.   Felipe Pinheiro de Souza. Ambiente de Desenvolvimento de Software Semântico usando o padrão MVC. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
15.   Flávia Midori Kanashiro. Estudo sobre a origem das cores. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
16.   Gleison Morais. Uma ferramenta para auxílio à pesquisa em análise de sentimento. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Ronaldo Cristiano Prati.
17.   Guilherme Manara Silva. Simulação e Caracterização da Óptica do Telescópio MonRAt de Raios Cósmicos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
18.   Guilherme Stilhano Vilas Boas. Estudo teórico de materiais nanoestruturados: Aplicações em Spintrônica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
19.   Harlen Costa Batagelo. . Universidade Federal do ABC, . 2010.
Supervisor: João Paulo Gois.
20.   Helena Maria de Oliveira. Projeto e Construção de Recipiente para Recolhimento de Resíduos Pérfuro Cortantes Gerados por Uso Domiciliar de Medicamentos Injetáveis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
21.   Jan Sanning e Sebastian Jankowsky. Análise espectral e estrutural do corante orgânico Rodamina 6G em matrizes inorgânicas. Orientação de outra natureza - University of Münster, . 2010.
Orientador: Thiago Branquinho de Queiroz.
22.   Josué Silva dos Santos. Interações entre Glicina e Elétrons de Baixa Energia: Formação de Íons Metaestáveis e Afinidade Eletrônica. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Supervisor: Romarly Fernandes da Costa.
23.   Juliana Nascimento Silva. Indicadores de impacto da visitação turística sobre as comunidades marinhas bentônicas de substrato consolidado do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia) e Praia do Sonho (Itanhaém), litoral sul do Estado de São Paulo.. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
24.   Juliano Marques Nunes. nálise de Métodos Para Segmentação de Imagens de Sensoriamento Remoto para Procedimentos de Registro. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
25.   Karin Moreira Santos. Surpresa: Psicofisiologia e Psicofísica. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
26.   Keila Gomes Ferreira e Paulinho Queiroz dos Santo. Química Forense como Tema Gerador do Ensino de Química. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Brasil, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
27.   Keli Alves de Oliveira. Como tem sido Tratado os efeitos Poluentes dos Combustíveis ao Meio Ambiente no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Brasil, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
28.   Kelly Alves Ferreira e Leandro Cavalcanti dos Santos. Biodiesel como Tema Gerador de Ensino das Reações Químicas Orgânicas. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Brasil, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
29.   Kelly Annes. Avaliação molecular das fontes de estrógeno de fêmeas de Hamster Sírio após a ovariectomia. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Marcella Pecora Milazzotto.
30.   Larissa Markus Torres. Estudo da Anisotropia de Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia com os dados do Observatório Pierre Auger. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
31.   Leonardo Sant Anna Lima Nunes. Simulação Computacional de Nanoestruturas de MoS2. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
32.   Lucas Pereira Oliveira. Fatores na Modulação Sequencial da Percepção de Brilho. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
33.   Maria Isabel Almeida de Oliveira. Estudo Sistemático das Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Semicondutores Bidimensionais com Estrutura tipo Grafeno. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Gustavo Martini Dalpian.
34.   Mariana Chinaglia. Processo de especiação em Epidendrum: abordagens citogenéticas na avaliação de uma nova espécie híbrida (E. fulgens × E. puniceoluteum). (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, . 2010.
Orientador: Ana Paula de Moraes.
35.   Mariana Cristina Pires do Amaral. Caracterização estrutural de fármacos policristalinos através da difração de raios X - estudo da rifampicina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
36.   Nayane de Souza. Espectroscopia eletrônica e espectrometria de massas aplicadas a moléculas poliatômicas halogenadas. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Alexsandre Figueiredo Lago.
37.   Pedro Henrique Araujo Dias. Simulação Computacional de Nanoestruturas de ZnO em uma Matriz Polimérica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Jeverson Teodoro Arantes Junior.
38.   Priscila Toriani Alonso Domingo. Introdução dos Conceitos de Radicais Livres e Antioxidantes no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Brasil, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
39.   Rafael Iamamoto Cuzziol. Mouse Ocular para Pseudocoma. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
40.   Rafael Nunes de Oliveira. Análise do ensino de probabilidade: um estudo sobre educação. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Peter Maurice Erna Claessens.
41.   Rafaela Wiklich Sobrinho. Simulação Computacional de Chuveiros Atmosféricos Extensos. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
42.   Reinaldo Burian. . Universidade Federal do ABC, Faculdade de Informática e Administração Paulista. 2010.
Supervisor: Annibal Hetem Junior.
43.   Rita de Cássia Matos Leme da Silva. A Reciclagem de Plástico como Tema Gerador do Conhecimento Químicao. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Brasil, . 2010.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
44.   Robson dos Santos França. Simulação Multi-Agentes Modelando o Comportamento Coletivo de Pânico em Multidões. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Maria das Graças Bruno Marietto.
45.   Ruan Soares Risso Possas. Análise da repartição espacial e temporal de povoamentos de mediolitoral consolidado do costão oeste da Praia do Guaecá ? São Sebastião (SP).. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
46.   Samuel Santos de Oliveira. Obtenção de parâmetros estruturais e eletrônicos para estabelecimento do mecanismo de oxidação e/ou redução de moléculas orgânicas. (Graduando em Bacharel em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
47.   Thamires Andrade Lima. Transições Anarmônicas em L-Cisteína: Papel das Inteirações fônon-fônon. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010.
Orientador: Herculano da Silva Martinho.
48.   Thiago Revers Dreyer. Estudo das alterações topológicas, moleculares e estruturais em escala nanométrica induzidas por terapia laser de baixa intensidade em espermatozóides bovinos. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2010.
Orientadores: Marcella Pecora Milazzotto, Herculano da Silva Martinho.
49.   Vinícius da Fonseca Simioni. Cálculo de Medidas usando Processamento de Imagens. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Francisco de Assis Zampirolli.
50.   Vitor Prestes Luzio. Monitor de Radiação Atmosférica (MonRAt). (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Marcelo Augusto Leigui de Oliveira.
51.   Wagner José Odilon dos Santos. Caracterização estrutural de fármacos policristalinos através da difração de raios X - estudo da estavudina. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2010.
Orientador: Fabio Furlan Ferreira.
52.   Wilber Walter Vega Martinez. Estudo da estabilidade de discos finos com halos simples e compostos na relatividade geral. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2010.
Orientador: Maximiliano Ujevic Tonino.


(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:37