Publicações

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 67

2021

1.   Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
2.   Ivania Juliane Ribeiro. A PANDEMIA TROUXE UM INTERESSE MAIOR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
3.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
4.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
5.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
6.   Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
7.   Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
8.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
9.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
10.   Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
11.   Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.

2019

1.   Hugo Machado de Oliveira. Proposta de Sequência Didática Transdisciplinar a partir da Poluição Atmosférica na Cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
2.   Michelle Nair da Cunha Galvao. A Formação dos Professores que Lecionam Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
3.   Priscilla Nascimento Dos Santos Ferreira. Relação do Ensino/Aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio: O Uso do Caderno do Aluno Combinado com Mapa Conceitual e Portfolio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
4.   Thelma Fabra Vieira Yokoo Dionisio. Proposta de Sequência Didática no Ensino Médio: Abordagem das Funções Orgânicas a partir do Estudo sobre Perfumes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
5.   Viviane Candido Lucas de Oliveira. Metodologias Alternativas para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.

2018

1.   Adriana Vitoriano Cavallini Pereira. Iniciação às ciências forenses no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
2.   Alessandra Oliveira Nunes. Compreensão e apropriação da linguagem química pelos alunos do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
3.   Aline Oliveira Brasil. No respeito aos saberes, onde fica o saber científico?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
4.   Angélica Leal dos Reis. A questão das drogas ilícitas no âmbito escolar.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
5.   Elaine Aparecida Ferreira das Chagas Matos. Nanotecnologia: Tecnologias para melhorar a produção de alimentos para o futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
6.   ELIANA BARBOZA MODESTO. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO CONTEXTO SOCIAL E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DAS CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
7.   ELIZANGELA RODRIGUES. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
8.   Eliézer Cardoso Vieira dos Santos. A demanda dos jovens no Ensino Médio versus a realidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
9.   FABIANA FELIPE LIMA. A nova Base Nacional Comum Curricular e as competências dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
10.   Fabiano José Sobrinho. A linguagem científica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
11.   Fernando Sousani Peres. A interdisciplinaridade e o ensino de sustentabilidade através de projetos ambientais na escola pública do estado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
12.   Getulio Alves dos Santos. Educação Financeira: importância do saber financeiro para os educandos do Ensino Fundamental II. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
13.   Gisele Rodrigues Almeida. O uso das tecnologias nas práticas escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
14.   Glaucia Martins Almeida Neves. Como as tecnologias móveis podem auxiliar no ensino aprendizagem de Língua Inglesa na EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
15.   Marcos Antonio Santos. Reciclagem do óleo de cozinha e a importância de transformá-los em sabão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
16.   Maria Michele de Jesus Silva. O uso das novas tecnologias para ensino/aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
17.   Nilza Vilela de Freitas. Projeto girassol. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
18.   Rodrigo Ferreira da Silva. Alimentação e culinária como temas geradores no ensino médio: uma proposta para a introdução do ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
19.   Rodrigo Oliveira Rocha. A experimentação como agente facilitador no ensino de química a partir da temática hidrocarbonetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Rosana Stacchini Lourenço Miyano. Conscientização dos adolescentes para a melhor ingestão alimentar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
21.   Rute Maria Rosa. Inclusão social no ensino de química para alunos com deficiência visual e auditiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
22.   Shirley dos Santos Oliveira. Shirley dos Santos Oliveira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
23.   Solange Gomes de Melo. Indicadores Naturais para aulas experimentais no ensino médio com extração de resíduos alimentícios (casca de frutas).. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
24.   Sérgio Luiz Máximo. AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO ALUNO DA EJA SOBRE QUÍMICA, RESGATADAS PELO MÉTODO EDUCACIONAL MÉTODO EDUCACIONAL PSICODRAMÁTICO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
25.   Taciana Cristina de Oliveira Sergent. Aulas práticas no ensino de química para alunos com autismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
26.   Valéria Guagliumi Temudo. Drogas e uso de fármacos na recuperação de dependentes químicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
27.   Valéria Matie Kato. Estratégias utilizadas no ensino de química: um relato de experiência.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
28.   Wagner Luiz Pires Affonso. Extrato de tomate em embalagem metálica: Como tema motivador para o ensino de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.
29.   Walter Rodrigo Politano. Desenvolvendo o Ensino de ciência com a meditação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018.
Orientador: Ronei Miotto.

2017

1.   Claudia Rebeca Kielblock Ferreira Pereira. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: retomada histórica e aplicações no município de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
2.   Mariana Colbert Bello. Gênero, Diversidade e Educação: Influências culturais na reprodução dos papéis dentro da sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
3.   Marina Savordelli Versolato Pugin. REFLEXÕES SOBRE A CHAMADA ESCOLA SEM PARTIDO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
4.   Marjory Allenuy Fernandes Villa. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA OU BUROCRÁTICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
5.   Márisson Pedro Camargo Camargo. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU ILUSÃO? - UMA ANÁLISE POSSÍVEL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.
6.   Nilceia Datori Barbosa. O COMPORTAMENTO DO CÉREBRO DIANTE DA APRENDIZAGEM DE UM INSTRUMENTO MUSICAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017.
Orientador: Ronei Miotto.

2016

1.   Andréa Souza Santos. Uma abordagem lúdica para o ensino da tabela periódica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
2.   Antonio Francisco da Silva. Aplicação da cromatografia em papel na separação de corantes sintéticos em pastilha de chocolates como tema motivador em aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
3.   Cristiane Moura Farias do Monte. O uso de material manipulável no ensino da matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
4.   Daniel Gobbo da Silva. Os valores humanos e o desenvolvimento da ciência e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
5.   Edson dos Santos Pereira. As contribuições do aprendizado de regressão linear utilizando mínimos quadrados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
6.   Etelvina Maria da Silva Colares. Divisão no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
7.   José Alexandre. Avaliação do crescimento so shimeji submetido a diferentes comprimentos de ondas de luz visível. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
8.   Marina Karina Ferreira Borges. Contribuição do conhecimento matemático para o avanço científico, tecnológico, cultural e social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
9.   Mibzar dos Santos Herrera. Obtenção do biodiesel a partir do óleo de soja pelo processo de transesterificação com catalisador básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
10.   Rafael Assenso. iniciação científica no ensino médio: determinação da temperatura das estrelas do aglomerado NGC 4755 por observação remota. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
11.   Regis Alves de Oliveira. A construção da representação positiva da criança negra na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
12.   Rodrigo Eduardo Montoro. Energia solar: painéis solares e seu funcionamento na conversão de energia térmica em energia elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
13.   Valdemiro Pereira da Silva. O zero: relevância e impacto desde as origens às novas tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.

2015

1.   Adelino José dos Santos. Atividade interdisciplinar do ensino de ciências através da problemática do tratamento de água. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
2.   Catherine Netto. Uso de tecnologia de comunicação e informação e suas implicações como recurso no ensino de matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.
3.   Claudio Ferreira Rodrigues. Robótica pedagógica: um instrumento de apoio à aprendizagem da lógica matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015.
Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca.


(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:37