1. | Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
2. | Ivania Juliane Ribeiro. A PANDEMIA TROUXE UM INTERESSE MAIOR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
3. | Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
4. | Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
5. | Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
6. | Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
7. | Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
8. | Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
9. | Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
10. | Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
11. | Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
1. | Hugo Machado de Oliveira. Proposta de Sequência Didática Transdisciplinar a partir da Poluição Atmosférica na Cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
2. | Michelle Nair da Cunha Galvao. A Formação dos Professores que Lecionam Química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
3. | Priscilla Nascimento Dos Santos Ferreira. Relação do Ensino/Aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio: O Uso do Caderno do Aluno Combinado com Mapa Conceitual e Portfolio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
4. | Thelma Fabra Vieira Yokoo Dionisio. Proposta de Sequência Didática no Ensino Médio: Abordagem das Funções Orgânicas a partir do Estudo sobre Perfumes. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
5. | Viviane Candido Lucas de Oliveira. Metodologias Alternativas para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
1. | Adriana Vitoriano Cavallini Pereira. Iniciação às ciências forenses no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
2. | Alessandra Oliveira Nunes. Compreensão e apropriação da linguagem química pelos alunos do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
3. | Aline Oliveira Brasil. No respeito aos saberes, onde fica o saber científico?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
4. | Angélica Leal dos Reis. A questão das drogas ilícitas no âmbito escolar.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
5. | Elaine Aparecida Ferreira das Chagas Matos. Nanotecnologia: Tecnologias para melhorar a produção de alimentos para o futuro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
6. | ELIANA BARBOZA MODESTO. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO CONTEXTO SOCIAL E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DAS CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
7. | ELIZANGELA RODRIGUES. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
8. | Eliézer Cardoso Vieira dos Santos. A demanda dos jovens no Ensino Médio versus a realidade escolar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
9. | FABIANA FELIPE LIMA. A nova Base Nacional Comum Curricular e as competências dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
10. | Fabiano José Sobrinho. A linguagem científica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
11. | Fernando Sousani Peres. A interdisciplinaridade e o ensino de sustentabilidade através de projetos ambientais na escola pública do estado. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
12. | Getulio Alves dos Santos. Educação Financeira: importância do saber financeiro para os educandos do Ensino Fundamental II. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
13. | Gisele Rodrigues Almeida. O uso das tecnologias nas práticas escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
14. | Glaucia Martins Almeida Neves. Como as tecnologias móveis podem auxiliar no ensino aprendizagem de Língua Inglesa na EJA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
15. | Marcos Antonio Santos. Reciclagem do óleo de cozinha e a importância de transformá-los em sabão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
16. | Maria Michele de Jesus Silva. O uso das novas tecnologias para ensino/aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
17. | Nilza Vilela de Freitas. Projeto girassol. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
18. | Rodrigo Ferreira da Silva. Alimentação e culinária como temas geradores no ensino médio: uma proposta para a introdução do ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
19. | Rodrigo Oliveira Rocha. A experimentação como agente facilitador no ensino de química a partir da temática hidrocarbonetos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
20. | Rosana Stacchini Lourenço Miyano. Conscientização dos adolescentes para a melhor ingestão alimentar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
21. | Rute Maria Rosa. Inclusão social no ensino de química para alunos com deficiência visual e auditiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
22. | Shirley dos Santos Oliveira. Shirley dos Santos Oliveira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
23. | Solange Gomes de Melo. Indicadores Naturais para aulas experimentais no ensino médio com extração de resíduos alimentícios (casca de frutas).. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
24. | Sérgio Luiz Máximo. AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO ALUNO DA EJA SOBRE QUÍMICA, RESGATADAS PELO MÉTODO EDUCACIONAL MÉTODO EDUCACIONAL PSICODRAMÁTICO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
25. | Taciana Cristina de Oliveira Sergent. Aulas práticas no ensino de química para alunos com autismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
26. | Valéria Guagliumi Temudo. Drogas e uso de fármacos na recuperação de dependentes químicos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
27. | Valéria Matie Kato. Estratégias utilizadas no ensino de química: um relato de experiência.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
28. | Wagner Luiz Pires Affonso. Extrato de tomate em embalagem metálica: Como tema motivador para o ensino de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
29. | Walter Rodrigo Politano. Desenvolvendo o Ensino de ciência com a meditação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: Ronei Miotto. |
1. | Claudia Rebeca Kielblock Ferreira Pereira. O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: retomada histórica e aplicações no município de Santo André. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
2. | Mariana Colbert Bello. Gênero, Diversidade e Educação: Influências culturais na reprodução dos papéis dentro da sociedade. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
3. | Marina Savordelli Versolato Pugin. REFLEXÕES SOBRE A CHAMADA ESCOLA SEM PARTIDO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Ronei Miotto. |
4. | Marjory Allenuy Fernandes Villa. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA OU BUROCRÁTICA?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Ronei Miotto. |
5. | Márisson Pedro Camargo Camargo. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO OU ILUSÃO? - UMA ANÁLISE POSSÍVEL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Ronei Miotto. |
6. | Nilceia Datori Barbosa. O COMPORTAMENTO DO CÉREBRO DIANTE DA APRENDIZAGEM DE UM INSTRUMENTO MUSICAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: Ronei Miotto. |
1. | Andréa Souza Santos. Uma abordagem lúdica para o ensino da tabela periódica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
2. | Antonio Francisco da Silva. Aplicação da cromatografia em papel na separação de corantes sintéticos em pastilha de chocolates como tema motivador em aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
3. | Cristiane Moura Farias do Monte. O uso de material manipulável no ensino da matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
4. | Daniel Gobbo da Silva. Os valores humanos e o desenvolvimento da ciência e tecnologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
5. | Edson dos Santos Pereira. As contribuições do aprendizado de regressão linear utilizando mínimos quadrados. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
6. | Etelvina Maria da Silva Colares. Divisão no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
7. | José Alexandre. Avaliação do crescimento so shimeji submetido a diferentes comprimentos de ondas de luz visível. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
8. | Marina Karina Ferreira Borges. Contribuição do conhecimento matemático para o avanço científico, tecnológico, cultural e social. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
9. | Mibzar dos Santos Herrera. Obtenção do biodiesel a partir do óleo de soja pelo processo de transesterificação com catalisador básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
10. | Rafael Assenso. iniciação científica no ensino médio: determinação da temperatura das estrelas do aglomerado NGC 4755 por observação remota. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
11. | Regis Alves de Oliveira. A construção da representação positiva da criança negra na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
12. | Rodrigo Eduardo Montoro. Energia solar: painéis solares e seu funcionamento na conversão de energia térmica em energia elétrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
13. | Valdemiro Pereira da Silva. O zero: relevância e impacto desde as origens às novas tecnologias. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2016. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
1. | Adelino José dos Santos. Atividade interdisciplinar do ensino de ciências através da problemática do tratamento de água. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
2. | Catherine Netto. Uso de tecnologia de comunicação e informação e suas implicações como recurso no ensino de matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
3. | Claudio Ferreira Rodrigues. Robótica pedagógica: um instrumento de apoio à aprendizagem da lógica matemática. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2015. Orientador: André Ricardo Oliveira da Fonseca. |
(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:37