Publicações

Marcella Pecora Milazzotto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2006), pós doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (2008) e esteve como pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia-Davis (2019). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e credenciada no Programa de Pós Graduação em Biotecnociênica. Tem experiência na área de Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: epigenética, metabolismo embrionário, avaliação não invasiva de embriões, sistemas de produção de embriões in vitro. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3684972673732496 (05/07/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados 5005 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 1149968390 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Medicina Veterinária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2022-Atual. Metabolic programming of embryo epigenetic profile in bovine
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcella Pecora Milazzotto - Coordenador / SIRARD, MARC-ANDRÉ - Integrante. Financiador(es): Natural Sciences and Engineering Research Council - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    2. 2020-Atual. Mitigacao dos impactos ambientais promovidos pela acao humana em sistemas agropecuarios
      Descrição: Importantes produtos agropecuários como a soja, a cana-de-açúcar e as carnes (em particular a bovinocultura extensiva) têm sido responsáveis pelo uso de grandes áreas de maneira predatória. Para que essa atividade se mantenha forte e perene, no entanto, práticas sustentáveis devem ser adotadas e estão para além da questão do desmatamento de áreas preservadas. A sustentabilidade no agronegócio hoje incorpora questões relacionadas ao uso racional de recursos, tecnologias limpas, responsabilidade social, desenvolvimento empresarial, qualidade de vida, entre outros. Especificamente, práticas como projetos que integrem lavoura-pastagem-floresta, rastreabilidade, recuperação de pastagens, tratamento de efluentes e resíduos, e técnicas que aumentem a produção do cultivar/ animal por hectare são alguns dos possíveis recursos em estratégias sustentáveis. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo abordar a busca de estratégias biotecnológicas que mitiguem os impactos ambientais promovidos pelas atividades agrícolas. Como objetivos específicos associados a este projeto temos: (i) caracterizar as emissões dos voláteis de plantas presentes nos remanescentes florestais, visando conhecer os principais voláteis emitidos pela vegetação presente em ambientes antropizados, (ii) identificar se compostos emitidos pelo limbo foliar persistem na atmosfera e estão relacionados com os níveis de ozônio e seus precursores antrópicos, (iii) desenvolver de estratégias para o reflorestamento de área degradadas; (iv) incrementar a produção animal e vegetal através do delivery de fatores de crescimento e material genético em agricultura e na pecuária; (v) Desenvolver ferramentas de diagnóstico precoce de caracteres de interesse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcella Pecora Milazzotto - Coordenador.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    3. 2020-Atual. Melhoramento genetico e epigenetico de caracteres de producao e reproducao animal
      Descrição: A pecuária é uma das atividades de maior relevância para o desenvolvimento econômico no Brasil. Neste sentido, estratégias que abordem o melhoramento dos caracteres de produção e reprodução dos animais são de fundamental importância, inclusive para o crescimento sustentável dessa atividade. Neste projeto, propomos o uso de ferramentas bioquímicas e moleculares para: (i) Identificação de animais com incremento dos caracteres produtivos e reprodutivos; (ii) Desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no diagnóstico precoce de caracteres de interesse; (iii) Desenvolvimento de sistemas de produção de embriões in vitro que permitam a geração de embriões com maior viabilidade após transferência; (iv) Impressão de marcas epigenéticas em embriões que promovam o incremento de caracteres de interesse econômico após o nascimento; (v) Desenvolvimento e melhoramento de tecnologias aplicadas a reprodução animal. Esperamos com esse projeto contribuir para o aumento da eficiência da produção bovina, minimizando os impactos ambientais gerados por ela.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcella Pecora Milazzotto - Coordenador.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    4. 2017-Atual. METABOLOEPIGENETICA: O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE EMBRIOES BOVINOS SOB UMA NOVA OTICA
      Descrição: Os efeitos do sistema in vitro no desenvolvimento do embrião pré-implantacional são determinantes na sua viabilidade e sucesso pós transferência. Modificações neste sistema têm sido sugeridas, em especial em relação ao incremento do metabolismo energético pela modulação de substratos como glicose, piruvato e diversos aminoácidos. No entanto, o impacto dessas suplementações podem estar para além da geração de ATP. Durante as primeiras clivagens, o embrião utiliza principalmente o piruvato e em certa medida lactato, glutamina e aspartato para gerar energia e possui capacidade limitada de metabolizar glicose. A demanda energética é aumentada com a ativação do genoma embrionário, fazendo com que o embrião passe a metabolizar glicose com maior eficiência, em especial pela maior atividade da via glicolítica. A partir dessa via, piruvato é produzido, convertido a acetil-CoA e direcionado ao ciclo do ácido tricarboxílico. Entre outros intermediários, o ciclo do TCA gera citrato que poderá, fora da mitocôndria, ser novamente convertido a acetil-CoA, fornecendo precursores para a síntese de lipídeos. Já foi demonstrado também que esse mesmo acetil-CoA pode desviar sua rota e servir de precursor para a acetilação das histonas, modificando o padrão de transcrição gênica global da célula. Assim, a hipótese deste presente trabalho é que a modulação farmacológica da via glicolítica em embriões de bovinos produzido in vitro pode levar a diferentes perfis de geração de citrato e acetil-CoA, interferindo no padrão de acetilação de histonas, alterando assim o seu perfil metabólico e a potência das células do blastocisto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcella Pecora Milazzotto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    5. 2015-Atual. ESTRESSE CELULAR E SUA RELACAO COM A CINETICA DE DESENVOLVIMENTO DE EMBRIOES BOVINOS PRODUZIDOS IN VITRO.
      Descrição: A produção in vitro de embriões bovinos ainda é considerada uma biotecnologia de baixa eficiência, uma vez que a técnica apresenta, em média, menor taxa de prenhez quando comparada à produção in vivo. Embora o sistema de cultivo in vitro (CIV) tente mimetizar o que ocorre in vivo, os embriões da CIV acabam sendo expostos a diversos fatores de estresse que normalmente não sofreriam no interior do trato reprodutivo. Além de fatores intrínsecos como a própria produção de energia para sustentar os eventos do desenvolvimento, fatores de estresse ambiental ocasionados por um sistema não otimizado de cultivo também podem prejudicar o desenvolvimento embrionário. É o caso da manutenção da homeostase oxidativa, que se não for mantida pode fazer com que a produção de ATP e a síntese proteica entrem em colapso. Para a otimização do processo de cultivo é necessário conhecer a que tipos de condições estressoras estes embriões estão submetidos no sistema in vitro e como os embriões de características distintas respondem a essas condições de estresse. Por esta razão, acreditamos que seja de extrema relevância a investigação de mecanismos moleculares que relacionem a competência do embrião aos estressores existentes na produção in vitro. Além disso, combinação de técnicas moleculares e avaliações bioquímicas e morfológicas podem fornecer biomarcadores da resposta embrionária ao estresse, de forma que nos permita desenvolver estratégias alternativas para a modulação e para a reformulação empírica dos métodos de cultivo visando sua otimização e a seleção de embriões de melhor qualidade e viabilidade. Com base no exposto os objetivos deste projeto são: avaliar ao longo do cultivo de embriões bovinos PIV de diferentes cinéticas de desenvolvimento (rápido e lento) mantidos sob condições estressoras no sistema de cultivo (estresse glicêmico e oxidativo) o padrão de consumo de substratos energéticos (glicose, lactato, piruvato e glutamato); a atividade mitocondrial e a produção intracelular de espécies reativas de oxigênio; os produtos da peroxidação lipídica no meio de cultura; o padrão de expressão de genes relacionados a diferentes vias de resposta ao estresse celular e correlacionar os dados com a cinética de desenvolvimento de embriões produzidos in vitro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcella Pecora Milazzotto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Destaque científico na área da reprodução animal - Prêmio Assis Roberto de Bem, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões.. 2020.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    2. Melhor Trabalho Área Básica, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões.. 2016.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    3. 1o lugar no eixo Processos de Transformação do IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC, pelo trabalho do aluno Carlos Alexandre Soares, Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do ABC... 2011.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.
    4. Prêmio Impacto Científico FMVZ - USP 2009/2010, FMVZ - USP.. 2010.
      Membro: Marcella Pecora Milazzotto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. International Congress on Animal Reproduction. Developmental kinetics alters the transcription pattern of in vitro produced embryos in response to stress.. 2016. (Congresso).
    2. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. The kinetic of early cleavages influence the DNA methylome status of bovine embryos.. 2016. (Congresso).
    3. 2nd Biomarker Meeting in Personalized Reproductive Medicine.Transcriptome Analysis of in vivo and in vitro bovine embryos by RNASeq. 2014. (Encontro).
    4. 27o Encontro Anual da Sociedad Brasileira de Tecnologia de Embriões. RNA sequencing of in vitro and in vivo bovine embryos. 2013. (Congresso).
    5. 2o Workshop Internacional: Genômica Aplicada a Pecuária. 2012. (Outra).
    6. International Conference on Animal Reproduction. 2012. (Congresso).
    7. Seminário de Acompanhamento do Ciências Biológicas II - CAPES. 2012. (Seminário).
    8. V Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliação de posteres. 2012. (Simpósio).
    9. XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Transferência de Embriões. Desenvolvimento Inicial de Embriões Bovinos Produzidos in Vitro após irradiação com lase de baixa intensidade. 2012. (Congresso).
    10. 1o Workshop Internacional: Genômica Aplicada a Pecuária. 2011. (Outra).
    11. Biotecnologia Embrionaria orientada al mejoramiento animal, conservacion de recursos geneticos, desarrollo de farmacos y la produccion de celulas madres embrionárias.Uso de RNAi para transgenia animal. 2011. (Outra).
    12. XXV Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. Fontes de estrógenos na fêmea de hamster sírio após a ovariectomia. 2011. (Congresso).
    13. 4o Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada.Ouvinte. 2010. (Simpósio).
    14. 8th International Ruminant Reproduction Symposium.Sperm effect in the expression of genes related to cell cycle during early embryonic development in cattle. 2010. (Simpósio).
    15. Annual Conference of the International Embryo Transfer Society. 316 FOURIER TRANSFORM INFRARED MICROSPECTROSCOPY: A NEW APPROACH FOR MOLECULAR PROFILE ANALYSIS OF SPERMATOZOA AND SEMINAL PLASMA. 2010. (Congresso).
    16. III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliador de Trabalhos. 2010. (Simpósio).
    17. III Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ-USP. 2010. (Simpósio).
    18. XXIV Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. ESTUDO DAS ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS E MOLECULARES INDUZIDAS POR TERAPIA LASER DE BAIXA INTENSIDADE EM ESPERMATOZÓIDES BOVINOS. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MILAZZOTTO, M. P.. II Workshop do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência/ UFABC. 2014. (Outro).. . 0.
    2. Milazzotto, MP. I Workshop do Programa de Pós Graduação em Biotecnociência/ UFABC. 2013. (Outro).. . 0.
    3. ALONSO, R. ; CAMPAGNARI, F. ; GARCIA, J. F. ; MILAZZOTTO, M. P.. 2o Workshop Internacional: Genômica Aplicada a Pecuária. 2012. Congresso
    4. MILAZZOTTO, M. P.. 2o Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2012. (Outro).. . 0.
    5. MILAZZOTTO, M. P.. I Workshop de Pós Graduação em Biossistemas. 2012. (Outro).. . 0.
    6. CAMPAGNARI, F. ; MILAZZOTTO, M. P. ; GARCIA, J. F. ; ALONSO, R.. 1o Workshop Internacional: Genômica Aplicada a Pecuária. 2011. Congresso
    7. RAMOS, M. S. C. ; MILAZZOTTO, M. P.. III Semana da Biologia da UFABC. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Marcella Pecora Milazzotto ⇔ Herculano da Silva Martinho (5.0)
      1. DOS SANTOS, ÉRIKA CRISTINA ; VARCHETTA, R. ; de LIMA, C. B. ; ISPADA, J. ; MARTININHO, H. S. ; FONTES, PATRICIA KUBO ; NOGUEIRA, MARCELO FÁBIO GOUVEIA ; GASPARRINI, B. ; MILAZZOTTO, M. P.. The effects of crocetin supplementation on the blastocyst outcome, transcriptomic and metabolic profile of in vitro produced bovine embryos. THERIOGENOLOGY. v. 123, p. 30-36, issn: 0093-691X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SIQUEIRA, ADRIANO F. P. ; MARIA, FERNANDA S. ; MENDES, CAMILLA M. ; HAMILTON, THAIS R. S. ; DALMAZZO, ANDRESSA ; DREYER, THIAGO R. ; DA SILVA, HERCULANO M. ; NICHI, MARCILIO ; MILAZZOTTO, MARCELLA P. ; VISINTIN, JOSÉ A. ; ASSUMPÇÃO, MAYRA E. O. A.. Effects of photobiomodulation therapy (PBMT) on bovine sperm function. LASERS IN MEDICAL SCIENCE. v. 31, p. 1245-1250, issn: 0268-8921, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, E. C. ; MARTINHO, H. S. ; ANNES, K. ; LEITE, R. F. ; MILAZZOTTO, M. P.. Rapid and noninvasive technique to assess the metabolomics profile of bovine embryos produced in vitro by Raman spectroscopy. Biomedical Optics Express. v. 6, p. 2830, issn: 2156-7085, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOARES, CARLOS ALEXANDRE ; ANNES, KELLY ; DREYER, THIAGO REVERS ; MAGRINI, TACIANA ; SONODA, MAYRA TRENTIN ; da Silva Martinho, Herculano ; NICHI, MARCILIO ; D?ÁVILA ASSUMPÇÃO, MAYRA ELENA ORTIZ ; MILAZZOTTO, MARCELLA PECORA. Photobiological effect of low-level laser irradiation in bovine embryo production system. Journal of Biomedical Optics. v. 19, p. 035006, issn: 1083-3668, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MAGRINI, T. ; SANTOS, N. V. ; MILAZZOTTO, M. P. ; CERCHIARO, G. ; MARTINHO, H. S.. Vibrational Spectroscopy Characterization of Low Level laser Therapy on Mammary Culture Cells: A Micro-FTIR Study. Proceedings - SPIE. v. 7897, p. 78970T-1, issn: 1018-4732, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:35