Publicações

Ana Paula de Moraes

Sou graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela mesma instituição e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período de estágio sanduíche na Texas AM University (EUA). Realizei Pós-Doutorado no Royal Botanic Garden, Kew/Queen Mary University of London e no Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente sou Professora na Universidade Federal do ABC, curadora do Herbário da UFABC (HUFABC) e credencia no Programa de Pós Graduação em Evolução e Diversidade. Desenvolvo pesquisas na área de citogenômica, genética e botânica, com projetos que visam compreender o papel da hibridação, poliploidia e variações de tamanho de genoma na diversificação de plantas neotropicais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5224663681476019 (05/09/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus (Jd Antares) - Bloco Delta Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206229 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/ensino/docentes
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Genética
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Evolution of chromosome number in the genus Utricularia L. (Lentibulariaceae)
      Descrição: Utricularia are carnivorous plants distributed worldwide and include species with the smallest genomes. However, it is suggested that polyploidy is an important evolutive force in Utricularia, what needs to be better explored. Therefore, we aim to study chromosome numbers in a phylogenetic approach to better understand the evolution of plant minute genomes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula de Moraes - Integrante / Saura Rodrigues da Silva - Coordenador / Vitor Fernandes Oliveira de Miranda - Integrante / Alessandro M. Varani - Integrante.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    2. 2019-Atual. Citogenetica e polinizacao de Balanophoraceae
      Descrição: A família de plantas parasitas de raízes Balanophoraceae caracteriza-se por plantas aclorofiladas que emergem do solo apenas no período de florescimento. Este projeto contempla duas linhas de pesquisa. A primeira refere-se a Citogenética de Balanophoraceae: a família Balanophoraceae insere-se na ordem Santalales, composta por outras famílias de plantas parasitas e todas com tamanhos de genoma elevado. Aqui visamos inicialmente acessar os valores de tamanho de genoma das espécies de Balanophoraceae do Neotropico para então avaliar possíveis associações entre expansão do tamanho de genoma e o hábito parasita. A segunda linha busca compreender a polinização e dispersão de Balanophoraceae, em especial Scymbalium fungiformis, uma espécie com alta produção de néctar e diversos visitantes florais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador / Felipe Amorim - Integrante / Caio S. Ballarin - Integrante / Leonor Patrícia C. Morellato - Integrante.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    3. 2019-Atual. Sistematica e citogenetica em Monimiaceae (Laurales)
      Descrição: O presente projeto visa fornecer uma hipótese filogenética robusta para a família Monimiaceae, avaliando as relações entre tribos, gêneros e espécies. Espécies novas têm sido sugeridas dentro desta família e serão avaliadas pela sua morfologia, sistemática, número cromossômico e tamanho de genoma. A hipótese filogenética gerada neste projeto será utilizada para avaliar a evolução dos caracteres de tamanho genômico e evolução cromossômica em Monimiaceae.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador / Elton John de Lírio - Integrante / Danilo Alvarenga Zavatin - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Ariane Luna Peixoto - Integrante / Maria Cristina de Castilhos Pauli Barbosa - Integrante / Narjes Seighali Komleh - Integrante.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    4. 2017-Atual. Evolucao de orquideas Neotropicais sob a optica da citogenetica, filogenia e biogeografia
      Descrição: A biodiversidade dos Neotrópicos oferece oportunidades valiosas para estudos evolutivos. A partir de estudos na família Orchidaceae, subtribo Maxillariinae, e contando com uma rede de pesquisadores de diferentes espertises, pretendemos obter um melhor panorama das tendências evolutivas. A primeira fase deste projeto (FAPESP-JP1) visou superar alguns desafios, como a integração da ecologia-citogenética-tamanho do genoma, mas é necessário um novo passo: considerar plenamente a ecologia vegetal ao estudar hibridação e poliploidia. Considerando a reorganização genômica (das sequências e do padrão epigenético) que ocorre após a hibridação e poliploidia, todo o desenvolvimento da planta pode ser afetado. Portanto, todos os sinais que a planta usa para se comunicar com outros organismos podem ser afetados e como a mudança nesses sinais participa na delimitação das fronteiras das espécies híbridas e no estabelecimento de novas barreiras reprodutivas precisa ser explorado. Todos os nossos estudos contam com uma hipótese filogenética, permitindo que os resultados sejam interpretados dentro do contexto evolutivo. Entretanto, a partir de novos estudos de sistemática, geralmente surgem novas dúvidas. Aqui, pretendemos usar técnicas complementares para estudar alguns gêneros parafiléticos de orquídeas, compondo a segunda grande área do projeto. Como as sequências repetitivas são gênero ou espécie específicas, seu uso poderia somar novas informações. Tais abordagens se beneficiam da popularização de técnicas de sequenciamento, também entre plantas não-modelo. Estas duas grandes áreas, a integração da hibridação e ecologia e a sistemática das Orchidaceae serão abordadas com o objetivo de obter novos insights sobre a evolução das plantas neotropicais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador / Eliana Forni-Martins - Integrante / Guerra, Marcelo - Integrante / Thaíssa B J Engel - Integrante / FELIX, LEONARDO P. - Integrante / Juliano S. Cabral - Integrante / Thayná Guerra - Integrante / Laura Mota - Integrante / Eduardo Catharino - Integrante.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    5. 2015-2018. Genomas obesos e ditribuicao geografica: amplificacao de sequencias de DNA repetitivo e citogeografia
      Descrição: Apesar da mega biodiversidade vegetal encontrada nos neotrópicos, praticamente inexiste trabalhos em que biogeografia das espécies tenha sido abordada do ponto de vista citogenético, seja pelas análises de cariótipo, seja pela avaliação do tamanho de genoma. Estudos que relacionem tais parâmetros com a distribuição geográfica das espécies são prementes, permitindo ampliar o entendimento sobre processos microevolutivos. Dentre as famílias vegetais ocorrentes na região neotropical, Orchidaceae se destaca pela diversidade de ambientes colonizados e variações morfológicas e cariotípicas dentre suas espécies. As mudanças observadas nos cariótipos e variações quanto o tamanho de genoma podem ser relacionadas com as variações ambientais. Em condições de instabilidade, os retrotransposons podem tornar-se mais ativos, re-padronizando o genoma e, como consequência, leva a um incremento na quantidade de DNA, sendo que esta variação é considerada um das principais causas de divergência entre espécies. Um exemplo de variações cariotípicas e de tamanho de genoma relacionada a distribuição geográfica pode ser observada em espécies de Brasiliorchis, um gênero tipicamente neotropical ocorrente ao longo da Mata Atlântica brasileira. As espécies deste gênero apresentam 2n=40, com pequenos blocos heterocromáticos nos cromossomos e 2C = aprox.3pg, exceto por B. schunkeana que, apesar de apresentar os mesmos 2n=40, apresenta três pares cromossômicos basicamente heterocromáticos e 2C=4.19pg, que representa um incremento de 50%. Adicionalmente, B. schunkeana encontra-se restrita ao Espirito Santo, enquanto as demais espécies do gênero stão distribuídas ao longo da Mata Atlântica. A região de ocorrência de B. schunkeana coincide com regiões de refugio do Pleistoceno no Quartenário, onde a mata úmida ficou restrita com o avanço da mata seca. Para melhor compreender os processos microevolutivos envolvidos na distribuição restrita de B. schunkeana e a relação da distribuição geográfica com o aumento do tamanho de genoma, a genômica se une à citogenética, permitindo analisar a fração repetitiva do genoma e caracteriza-la diretamente nos cromossomos. Desta forma, pretende-se elucidar o papel da variação do tamanho do genoma na distribuição geográfica e escolhas ecológicas das espécies, compreendendo como as sequências se comportam em eventos de amplificação do genoma.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    6. 2012-2018. Respostas do genoma vegetal as variacoes ambientais: o que as Orchidaceae tem a contar?
      Descrição: Espécies vicariantes apresentam distribuição disjunta, podendo levar a especiação e endemismos. Estudos que relacionem a estrutura genética com a distribuição geográfica das plantas são prementes, permitindo entender quais são as consequências da fragmentação de habitat sobre a biologia destas espécies e a relação entre ambiente e genoma. Entretanto, apesar da mega biodiversidade vegetal encontrada nos neotrópicos, praticamente inexistem trabalhos em que a vicariância tenha sido abordada do ponto de vista cromossômico. Visando minimizar este gap, a família Orchidaceae será utilizada de modelo, pois apresenta espécies ocorrentes em formações vegetais abertas, como fechadas; diferentes hábitos e distribuição geográfica ampla. As mudanças observadas nos caracteres genômicos podem ser relacionadas com as variações ambientais, mantendo a taxa de recombinação em situações que favoreçam a manutenção de um determinado genótipo ou alterando a taxa de recombinação em condições de grande instabilidade ambiental. Nestas condições de instabilidade, os retrotransposons igualmente podem tornar-se mais ativos, re-padronizando o genoma e levando a um incremento na quantidade de DNA, sendo que esta variação é considerada um das principais causas de divergência entre espécies. Para tal, quatro subprojetos são propostos, onde espécies de Epidendrum, Acianthera e Maxillarineae serão analisadas do ponto de vista cromossômico e de tamanho de genoma, em uma abordagem citogeográfica, visando compreender as relações genoma x ambiente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador / Fábio Pinheiro - Integrante / Fábio de Barros - Integrante / Eduardo Leite Borba - Integrante / Samantha Koehler - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula de Moraes.
    7. 2012-Atual. Evolucao de orquideas Neotropicais sob a optica da citogenetica, filogenia e biogeografia
      Descrição: A biodiversidade contida nos Neotrópicos oferece oportunidades valiosas para estudos evolutivos. Apartir de estudos na família Orchidaceae, e contando com uma rede de pesquisadores de diferentes espertises, pretendemos obter um melhor panorama das tendências evolutivas. A primeira fase deste projeto (JP1) visou superar alguns desafios, como a integração da ecologia-citogenética-tamanho do genoma, mas é necessário um novo passo: considerar plenamente a ecologia vegetal ao estudar hibridação e poliploidia. Considerando a reorganização genômica (das sequências e do padrão epigenético) que ocorre após a hibridação e poliploidia, todo o desenvolvimento da planta pode ser afetado. Portanto, todos os sinais que a planta usa para se comunicar com outros organismos podem ser afetados, e como a mudança nesses sinais participa na delimitação das fronteiras das espécies híbridas e no estabelecimento de novas barreiras reprodutivas precisa ser explorado. Todos os nossos estudos contam com uma hipótese filogenética, permitindo que os resultados sejam interpretados dentro do contexto evolutivo. Entretanto, a partir de novos estudos de sistemática, geralmente surgem novas dúvidas. Aqui, pretendemos usar técnicas complementares para estudar alguns gêneros parafiléticos de orquídeas, compondo a segunda grande área do projeto. Como as sequências repetitivas são gênero ou espécie específicas, seu uso poderia somar novas informações. Tais abordagens se beneficiam da popularização de técnicas de sequenciamento, também entre plantas não-modelo. Estas duas grandes áreas, a integração da hibridação e ecologia e a sistemática das Orchidaceae serão abordadas durante o JP2 com o objetivo de obter novos insights sobre a evolução das plantas neotropicais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula de Moraes - Coordenador.
      Membro: Ana Paula de Moraes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho ?Aspectos morfológicos do gênero Scuticaria Lindl. (Maxillariinae, Orchidaceae) (orientação do trabalho), Universidade Federal do ABC.. 2021.
      Membro: Ana Paula de Moraes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. XXXII Encontro Regional de Botânicos - MG, BA e ES.Hibridação, poliploidia e evolução de plantas. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Moraes, A.P.. Comissão Organizadora do II Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Moraes, A.P.. Comissão Científica do II Simpósio de Ecologia, Evolução e Diversidade. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. Amorim, F. ; Oliveira, P. E. ; Freitas, L. ; Maruyama, P. K. ; Guimarães, E. M. ; Moraes, A.P.. Comissão Organizadora do III Simpósio Brasileiro de Polinização. 2018. Congresso
    4. Moraes, A.P.. Comissão Científica do 1º Workshop sobre Evolução do Genoma em Plantas. 2016. (Congresso).. . 0.
    5. Moraes, A.P.. Comissão científica do II Simpósio Brasileiro de Polinização. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. BRASILEIRO-VIDAL, A. C. ; Moraes, Ana Paula ; Forni-Martins, E. ; Pedrosa-Harand, A.. Comissão Científica da 4° Reunião Brasileira de Citogenética. 2015. Congresso
    7. Moraes, A.P.; Forni-Martins, E.. Comissão científica da 3° Reunião Brasileira de Citogenética/IV Simpósio Latino Americano de Citogenética e Evolução. 2013. Congresso
    8. Forni-Martins, E. ; Moraes, A.P.. Comissão organizadora do II Encontro Paulista de Citogenética. 2012. Congresso
    9. Moraes, A.P.; Forni-Martins, E. ; Pedrosa-Harand, A.. Comissão organizadora da 2° Reunião Brasileira de Citogenética. 2011. Congresso
    10. Moraes, A.P.; BRASILEIRO-VIDAL, A. C. ; Forni-Martins, E. ; Pedrosa-Harand, A.. Comissão científica da 2° Reunião Brasileira de Citogenética. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
    Data de processamento: 21/09/2022 19:52:35