Publicações

Herculano da Silva Martinho

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Entre 2005 e 2008 atuou no Instituto de Pesquisa Desenvolvimento/Universidade do Vale do Paraíba, desenvolvendo pesquisas na área de espectroscopia aplicada à engenharia biomédica. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do ABC. Nessa instituição ocupou as posições de Coordenador Geral dos Laboratórios de Pesquisa e Coordenador das Centrais Experimentais Multiusuários. Os interesses de pesquisa atuais envolvem a investigação de propriedades físico-químicas de macromoléculas, tecidos e células que tenham interesse como biomarcadores em doenças inflamatórias. Também dedica-se ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas de espectroscopia vibracional em biomedicina. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6880602655569729 (28/07/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5001, Bloco B, sala 1048 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960196
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2015-Atual. 15th International Conference on Phonon Scattering in Condensed Matter
      Descrição: Este auxílio visa apoiar a participação na Conferência acima citada, bem como a visita à School of Chemistry, University of East Anglia, UK. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    2. 2015-Atual. Apoio as facilidades multiusuarias da UFABC
      Descrição: O presente projeto visa à aplicação da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP) para o apoio ao funcionamento das infra-estrututura multiusuária da UFABC, em particular, as Centrais Experimentais Multiusuárias de Santo André e São Bernardo do Campo e os biotérios de Santo André e São Bernardo do Campo. Este apoio envolverá a execução de obras laboratoriais, aquisição de materiais e equipamentos de uso comum e outros insumos. Esta infraestrutura atende atualmente mais de 500 usuários entre docentes e pós-graduandos da UFABC e usuários externos, das áreas de Física; Química; Engenharias de Materiais, de Energia, Biomédica, de Instrumentação e Robótica, Aeroespacial; Biologia; Neurociências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    3. 2015-Atual. Dinamica de relaxacao de agua confinada supercongelada em micro/nanotubos de L,L-difenilalanine
      Descrição: Este projeto é visa apoiar a publicação dos resultados envolvendo micro/nanotubos de L,L-difenilalanine que foram escolhidos como capa da revista Physical Chemistry Chemical Physics. Em resumo, a dependência com a temperatura (10-290 K) dos modos fonônicos ativos em Raman em baixas frequencias (20-150 cm-1) para água confinada supercongelada em micro/nanotubos de L,L-difenilalanina foi analizada. A dinâmica isolada de uma geometria específica de cluster de água (pentamero) no regime de confinamento supercongelado foi estudada em detalhes. Uma transição frágil-forte em 204 K foi observada e relacionada ao cruzamento da linha de Widom. Análise dos modos vibracionais dos peptídeos acoplados as ligações de hidrogênio da água indicaram que flutuações nas ligações de hidrogenio desempenham um importante papel neste sistema. Nossos resultados estão de acordo com a hipotese de existência do segundo ponto crítico da água.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    4. 2013-2014. Aquisicao de criostato circuito fechado de Helio para difracao de Raios-X
      Descrição: Subprojeto proposto e aprovado no Edital No 27/2013 - Pró-Equipamentos CAPES (Programa de Pós-Graduação em Física) relativo a aquisição de acessório a ser instalado em equipamento de uso compartilhado na Central Experimental Multiusuária. As informações de uso do equipamento bem como o agendamento podem ser obtidas no site http://propes.ufabc.edu.br/cem/crbst_1.html.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    5. 2013-Atual. O papel das interacoes fonon-fonon em sistemas de alta anarmonicidade
      Descrição: Duas transições de fase dinâmicas de caráter universal tem sido recentemente observadas em macromoléculas (lisozima, mioglobina, bacteriorodopsina, DNA e RNA) nas temperaturas TD ~ 180 - 220 K e T* ~100 K. A primeira representa o limiar de atividade biológica e a transição de um regime dinâmico anarmônico para harmônico para o movimento das biomoléculas hidratadas. A segunda representa o limiar para uma transição harmônica secundária. Apesar de sua relevância, é ausente uma completa compreensão da natureza destas transições e as suas conseqüências para a bio-atividade de macromoléculas. Especificamente, podemos citar como importantes pontos em aberto (i) a natureza dos mecanismos de relaxação envolvidos nas diversas interações moleculares e como eles dependem do nível de hidratação; (ii) a natureza termodinâmica das transições envolvidas; (iii) a dependência de TD e T* com o nível de hidratação e a complexidade estrutural da biomolécula envolvida; (iv)o papel das interações fônon-fônon e as contribuições relativas oriundas das anarmonicidades intrínseca e extrínseca; (v) o papel da vizinhança local do sítio das águas; (vi) como os pontos acima alteram-se quando consideram-se isômeros ópticos não ativos biologicamente (forma dextrógira). No presente projeto temos como objetivo contribuir para a elucidação das questões levantadas acima escolhendo como objeto de estudo os isômeros ópticos (levógiros e dextrógiro), bem como a mistura racêmica, dos aminoácidos cisteína (C3H7NO2S), cistina (C6H12N2O4S2), prolina (C5H9NO2) e hidroxiprolina (C5H9NO3) em vários níveis de hidratação. A metodologia empregada consiste em estudar as propriedades termodinâmicas (calor específico), estruturais (difração de Raios-X) e espectro de fônons ativos em Raman em função da temperatura (10-300 K), em conjunto com simulações computacionais (cálculos DFT) das propriedades físicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    6. 2011-2013. Infraestrutura multiusuaria e laboratorios de pesquisa
      Descrição: O presente projeto visa à aplicação da Parcela para Custos de Infraestrutura Institucional para Pesquisa (PCIIP) para a construção de dois mezaninos (área de aprox. 220 m2) em vão existente no interior do chamado bloco B do campus de Santo André, em espaços que irão permitir que vários pesquisadores das áreas de Física de Altas Energias, Nanociências, Eng. De Materiais, Petróleo, Polimeros, Ciência da Computação, Matemática e Neurociência e Cognição tenha espaço adequado para desenvolver as suas atividades de pesquisa. Além disso, serão construídos mezaninos (área de aprox.. 160 m2) na área da Central Experimental Multiusuário (CEM), localizada também no Bloco B, permitindo que a utilização mais adequada dos cerca de 30 equipamentos lá instalados pelos atuais 110 usuários da CEM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.
    7. 2011-2013. O papel das interacoes fonon-fonon em sistemas de alta anarmonicidade: o caso dos aminoacidos hidratado
      Descrição: Duas transições de fase dinâmicas de caráter universal tem sido recentemente observadas em macromoléculas (lisozima, mioglobina, bacteriorodopsina, DNA e RNA) nas temperaturas TD ~ 180 - 220 K e T* ~ 100 K. A primeira representa o limiar de atividade biológica e a transição de um regime dinâmico anarmônico para harmônico para o movimento das biomoléculas hidratadas. A segunda representa o limiar para uma transição harmônica secundária. Apesar de sua relevância, é ausente uma completa compreensão da natureza destas transições e as suas conseqüências para a bio-atividade de macromoléculas. Especificamente, podemos citar como importantes pontos em aberto (i) a natureza dos mecanismos de relaxação envolvidos nas diversas interações moleculares e como eles dependem do nível de hidratação; (ii) a natureza termodinâmica das transições envolvidas; (iii) a dependência de TD e T* com o nível de hidratação e a complexidade estrutural da biomolécula envolvida; (iv)o papel das interações fônon-fônon e as contribuições relativas oriundas das anarmonicidades intrínseca e extrínseca; (v) o papel da vizinhança local do sítio das águas; (vi) como os pontos acima alteram-se quando consideram-se isômeros ópticos não ativos biologicamente (forma dextrógira). No presente projeto temos como objetivo contribuir para a elucidação das questões levantadas acima escolhendo como objeto de estudo os isômeros ópticos (levógiros e dextrógiro), bem como a mistura racêmica, dos aminoácidos cisteína (C3H7NO2S), cistina (C6H12N2O4S2), prolina (C5H9NO2) e hidroxiprolina (C5H9NO3) em vários níveis de hidratação. A metodologia empregada consiste em estudar as propriedades termodinâmicas (calor específico), estruturais (difração de Raios-X) e espectro de fônons ativos em Raman em função da temperatura (10-300 K), em conjunto com simulações computacionais (cálculos DFT) das propriedades físicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Herculano da Silva Martinho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio UFABC de Inovação 2015, 3o lugar, Agência de Inovação InovaUFABC.. 2015.
      Membro: Herculano da Silva Martinho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. Phonons 2015. Quantum effects in glassy state of biomolecules: the case of L-cysteine. 2015. (Congresso).
    2. XXXVIII Brazilian Meeting on Condensed Matter Physics. Quantum effects in glassy state of biomolecules: the case of L-cysteine. 2014. (Congresso).
    3. Spie Photonics West - BIOS 2011. Optical biopsy of pre-malignant or degenerative lesions: the role of inflammatory process. 2011. (Congresso).
    4. Spie Photonics West - BIOS 2010. Standardization of experimental parameters for LLLT studies. 2010. (Congresso).
    5. XXXIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada. Optical biopsy of pre-malignant or degenerative lesions: the role of inflammatory process. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MARTINHO, H; M. Escote ; A. Lanfredi. I Encontro Anual de Usuários da Central Multiusuária. 2013. Congresso
    2. MARTINHO, H. I ESCOLA DE FÍSICA DA UFABC. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Herculano da Silva Martinho ⇔ Marcella Pecora Milazzotto (5.0)
      1. DOS SANTOS, ÉRIKA CRISTINA ; VARCHETTA, R. ; de LIMA, C. B. ; ISPADA, J. ; MARTININHO, H. S. ; FONTES, PATRICIA KUBO ; NOGUEIRA, MARCELO FÁBIO GOUVEIA ; GASPARRINI, B. ; MILAZZOTTO, M. P.. The effects of crocetin supplementation on the blastocyst outcome, transcriptomic and metabolic profile of in vitro produced bovine embryos. THERIOGENOLOGY. v. 123, p. 30-36, issn: 0093-691X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SIQUEIRA, ADRIANO F. P. ; MARIA, FERNANDA S. ; MENDES, CAMILLA M. ; HAMILTON, THAIS R. S. ; DALMAZZO, ANDRESSA ; DREYER, THIAGO R. ; DA SILVA, HERCULANO M. ; NICHI, MARCILIO ; MILAZZOTTO, MARCELLA P. ; VISINTIN, JOSÉ A. ; ASSUMPÇÃO, MAYRA E. O. A.. Effects of photobiomodulation therapy (PBMT) on bovine sperm function. LASERS IN MEDICAL SCIENCE. v. 31, p. 1245-1250, issn: 0268-8921, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, E. C. ; MARTINHO, H. S. ; ANNES, K. ; LEITE, R. F. ; MILAZZOTTO, M. P.. Rapid and noninvasive technique to assess the metabolomics profile of bovine embryos produced in vitro by Raman spectroscopy. Biomedical Optics Express. v. 6, p. 2830, issn: 2156-7085, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOARES, CARLOS ALEXANDRE ; ANNES, KELLY ; DREYER, THIAGO REVERS ; MAGRINI, TACIANA ; SONODA, MAYRA TRENTIN ; da Silva Martinho, Herculano ; NICHI, MARCILIO ; D?ÁVILA ASSUMPÇÃO, MAYRA ELENA ORTIZ ; MILAZZOTTO, MARCELLA PECORA. Photobiological effect of low-level laser irradiation in bovine embryo production system. Journal of Biomedical Optics. v. 19, p. 035006, issn: 1083-3668, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MAGRINI, T. ; SANTOS, N. V. ; MILAZZOTTO, M. P. ; CERCHIARO, G. ; MARTINHO, H. S.. Vibrational Spectroscopy Characterization of Low Level laser Therapy on Mammary Culture Cells: A Micro-FTIR Study. Proceedings - SPIE. v. 7897, p. 78970T-1, issn: 1018-4732, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Herculano da Silva Martinho ⇔ Fabio Furlan Ferreira (3.0)
      1. POMAR, C. D. ; MARTINHO, H. S. ; Ferreira, Fabio Furlan ; GOIA, T. S. ; RODAS, A. C. D. ; SANTOS, S. F. ; SOUZA, JOSÉ ANTONIO. Synthesis of magnetic microtubes decorated with nanowires and cells. AIP Advances. v. 8, p. 045008-1-045008-10, issn: 2158-3226, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ISHIKAWA, M. S. ; LIMA, T. A. ; FERREIRA, F. F. ; Martinho, H. S.. Unusual specific heat of almost dry L-cysteine and L-cystine amino acids. Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics (Print). v. 91, p. 32709-1-32709-9, issn: 1539-3755, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, T. A. ; SATO, E. T. ; MARTINS, E. T. ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; LAGO, A. F. ; COUTINHO-NETO, M. D. ; FERREIRA, F F ; GILES, C. ; PIRES, M. O. C. ; MARTINHO, H.. Anharmonic transitions in nearly dry l-cysteine I. Journal of Physics. Condensed Matter (Online). v. 24, p. 195104-195104-9, issn: 0953-8984, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Herculano da Silva Martinho ⇔ Paula Homem-de-Mello (3.0)
      1. LIMA, T. A. ; SATO, E. T. ; MARTINS, E. T. ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; LAGO, A. F. ; COUTINHO-NETO, M. D. ; FERREIRA, F F ; GILES, C. ; PIRES, M. O. C. ; MARTINHO, H.. Anharmonic transitions in nearly dry l-cysteine I. Journal of Physics. Condensed Matter (Online). v. 24, p. 195104-195104-9, issn: 0953-8984, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KOGIKOSKI JR., SERGIO ; DE SOUZA, J. S. ; MARTINHO, H ; MARTINHO, HERCULANO ; SOUZA, JULIANA DOS SANTOS DE ; HOMEM-DE-MELLO, PAULA ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; ANDO, RÔMULO AUGUSTO ; ALVES, WENDEL ANDRADE. Análise vibracional de compostos de coordenação de niquel(II): uma abordagem ao ensino dos grupos pontuais. Química Nova (Impresso). v. 35, p. 1264-1270, issn: 0100-4042, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALVES, W. A. ; Sant'Ana, A. C. ; ABBOTT, M. P. ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; MARTINHO, H. ; Santos, R. H. A. ; FERREIRA, J. G. ; TEMPERINI, M. L. A. ; PADUAN-FILHO, A. ; FERREIRA, A. M. C.. Dinuclear Azide-Bridged Copper(II) Complex as Building Block for the Assembly of a 2D-Supramolecular Array. Science of Advanced Materials (Print). v. 2, p. 173-183, issn: 1947-2935, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Herculano da Silva Martinho ⇔ Thiago Branquinho de Queiroz (2.0)
      1. TOFANELLO, A. ; FREITAS, A. L. M. ; DE QUEIROZ, T. B. ; BONADIO, A. ; MARTINHO, H. ; SOUZA, J. A.. Magnetism in a 2D Hybrid Ruddlesden-Popper Perovskite through Charge Redistribution Driven by an Organic Functional Spacer. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 13, p. 1406-1415, issn: 1948-7185, 2022.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BATISTA, ANDRÉ M. ; de Queiroz, Thiago B. ; ANTUNES, RENATO A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J. C. ; BENVENHO, ADRIANO R. V. ; BONVENT, JEAN J. ; MARTINHO, HERCULANO. Gold nanochannels oxidation by confined water. RSC Advances. v. 10, p. 36980-36987, issn: 2046-2069, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Herculano da Silva Martinho ⇔ Alexsandre Figueiredo Lago (1.0)
      1. LIMA, T. A. ; SATO, E. T. ; MARTINS, E. T. ; HOMEM-DE-MELLO, P. ; LAGO, A. F. ; COUTINHO-NETO, M. D. ; FERREIRA, F F ; GILES, C. ; PIRES, M. O. C. ; MARTINHO, H.. Anharmonic transitions in nearly dry l-cysteine I. Journal of Physics. Condensed Matter (Online). v. 24, p. 195104-195104-9, issn: 0953-8984, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:35