Publicações

Andre Sarto Polo

O principal interesse de pesquisa é em sistemas de conversão de energia solar, com foco principal para a compreensão dos mecanismos envolvidos nestes processos. Três sistemas são investigados pelo nosso grupo de pesquisas atualmente. A primeira frente de trabalho envolve células solares sensibilizadas por corantes, no qual temos preparado compostos de Ru(II) como sensibilizadores para avaliar processos de injeção/recombinação de elétrons e como as modificações sistemáticas nestes compostos podem alterar a eficiência destes dispositivos. A segunda frente de trabalho envolve células solares de perovskitas, no qual busca-se avaliar o efeito de camadas compactas de óxidos metálicos no processo de conversão de energia. A última frente de pesquisa envolve a investigação de compostos polipiridínicos de rênio(I) capazes de atuar como fotocatalisadores para a fotorredução de CO2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7323208655095786 (09/09/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 - Bloco B - S. 1014 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960164 URL da Homepage: http://pesquisa.ufabc.br/pologroup
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2022-Atual. Sintese e propriedades fisicas de perovskitas hibridas organico-inorganico de baixa dimensionalidade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Sarto Polo - Integrante / SOUZA, JOSÉ ANTONIO - Integrante / Aryane Tofanello - Integrante / Leticie Ferreira - Integrante / Fabio Furlan Ferreira - Integrante / Fernando Sabino - Integrante / Gustavo Martini Dalpian - Coordenador / Marcos Avila - Integrante / Pedro Autreto - Integrante / Ricardo Reis - Integrante.
      Membro: Andre Sarto Polo.
    2. 2020-Atual. Investigacoes de processos de transferencia eletronica em dispositivos fotoativos
      Descrição: A utilização de combustíveis fósseis para geração de energia tem contribuído para o aquecimento global. A preocupação ambiental fez com que a demanda por novas tecnologias para geração limpa de energia aumentasse. Dentre as diversas possibilidades, as tecnologias baseadas na conversão da luz solar são as mais interessantes por utilizarem uma fonte primária limpa e praticamente inesgotável e várias abordagens são possíveis, como a conversão de energia solar em energia elétrica ou química. Em ambos os casos, processos de transferência e recombinação eletrônica afetam diretamente a eficiência dos dispositivos e, por isso, é fundamental a compreensão de tais processos. O presente projeto insere-se neste contexto e buscará investigar processos de transferência eletrônica em células solares sensibilizadas por corantes, em células solares de perovskitas e em processos de fotorredução de CO2. Em todos os casos, os processos de recombinação eletrônica interfacial são fundamentais de serem compreendidos e buscar-se-á estabelecer a relação deles com as estruturas químicas propostas que serão sistematicamente variadas. Por fim, espera-se que estas informações sejam úteis no design de novos compostos a serem desenvolvidos que aumentem a eficiência e durabilidade dos dispositivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Sarto Polo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sarto Polo.
    3. 2017-2019. Avaliacao de compostos de polipiridinicos Ru(II) e Re(I) em dispositivos fotoativos
      Descrição: Sensores luminescentes, dispositivos emissores de luz, sistemas conversores de luz em energia elétrica ou química normalmente são baseados em compostos de coordenação pois eles permitem a modulação das suas propriedades, como a absorção de luz, os potenciais redox e a sua fotorreatividade, através de modificações nas suas estruturas. Estes compostos são muito interessantes para uso no desenvolvimento de sistemas de conversão de energia solar diretamente em eletricidade ou em energia química. Compostos tris-heterolépticos de rutênio(II) já vem sendo investigados no nosso grupo de pesquisa e, neste projeto, propõe-se a avaliação sistemática da influência da extensão da conjugação de grupos substituintes da fenantrolina, com foco principal no seu efeito na eficiência de injeção de elétrons através do estado excitado tripleto. Compostos de polipiridínicos de rênio(I) são muito usados nas investigações sobre a fotorredução de CO2. Isso se deve principalmente ao fato destes compostos atuarem simultaneamente como fotossensibilizador e catalisador para esse processo. Nesse contexto, é foco deste projeto, inserir o grupo de pesquisas nesta área e usar conceitos de engenharia molecular para obter compostos polipiridínicos de rênio(I) que demonstrem maior capacidade de captar a luz solar e converter o CO2 em produtos de maior conteúdo energético. Também é foco deste projeto investigar os mecanismos envolvidos em ambos os processos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: André Sarto Polo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sarto Polo.
    4. 2015-2018. Sintese, caracterizacao e fotorreatividade de compostos polipiridinicos de Re(I) e nitronas.
      Descrição: Este projeto propõe a síntese, caracterização e investigação das propriedades fotoquímicas e fotofísicas dos compostos polipiridínicos de rênio(I) do tipo fac-[Re(CO)3(Ph2-Phen)(Nit)]+ onde Ph2-phen = 4,7-difenil-1,10-fenantrolina e Nit = aril-aril derivados da nitrona, visando a sua utilização em sensores de radicais, como o peróxido. O projeto será iniciado pela síntese e caracterização dos compostos e posteriormente as suas propriedades fotofísicas serão investigadas tanto em solução fluída quanto rígida. Também serão avaliadas as mudanças das propriedades dos compostos na presença e ausência de radicais, como o radical peróxido. Esta avaliação servirá como base para melhorias dos compostos visando sua possível aplicação como sensor luminescente para estes radicais livres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: André Sarto Polo - Coordenador / Antonio Otávio T Patrocínio - Integrante / karina - Integrante / Artur Keppler - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sarto Polo.
    5. 2014-2016. Fotorreatividade e cinetica de formacao de compostos tris-heterolepticos de rutenio(II)
      Descrição: Compostos polipiridínicos de rutênio(II) apresentam características favoráveis para serem utilizados em processos de conversão de energia solar, como por exemplo possuir ampla e intensa absorção na região visível do espectro. A engenharia molecular e utilização de ligantes diferentes permitem a sintonização dos níveis de energia destes complexos para que possam executar funções úteis de maneira mais eficiente. Um exemplo é a modulação da transferência fotoinduzida de elétrons, que é o passo inicial para a conversão da luz solar em eletricidade ou em substâncias de maior conteúdo energético. Os compostos tris-heterolépticos de rutênio(II) são bastante interessantes neste contexto, pois estes permitem avaliar como a utilização de diferentes ligantes alteram as suas propriedades globais e permitem a modulação dos seus níveis de energia. O presente projeto insere-se nesse contexto com o objetivo de sintetizar e caracterizar alguns compostos tris-heterolépticos de rutênio(II) do tipo cis-[Ru(RN-phen)(dcbH2)(NCS)2]; R = substituintes doadores ou retiradores de elétrons, dcbH2 = ácido-4,4'-dicarboxílico-2,2'-bipiridina, bem como realizar investigações sobre a fotorreatividade dos compostos preparados visando processos de conversão de energia. Além disso, também é objetivo deste projeto avaliar a influência dos diferentes ligantes na cinética de formação dos compostos e assim melhorar a rota sintética de preparação. Utilizando-se o comportamento da fotorreatividade e da cinética de formação, buscar-se-á racionalizar o efeito do substituinte da 1,10-fenantrolina nestas propriedades. Desta maneira será possível compreender o comportamento das espécies e modular as propriedades necessárias visando a melhor realização das funções desejadas no processo de conversão de energia luminosa em outras formas, como a elétrica ou química.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Sarto Polo - Coordenador / Paula Homem de Mello - Integrante / Artur Keppler - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sarto Polo.
    6. 2012-2013. Investigacoes fotoquimicas e fotofisicas de compostos tris-heterolepticos de rutenio(II)
      Descrição: Compostos polipiridínicos de rutênio(II) apresentam ampla e intensa absorção da luz visível e podem ser projetados de maneira a executarem funções úteis, como a conversão de energia solar. A classe dos compostos tris-heterolépticos de rutênio(II) tem se destacado, pois modificações feitas em um dos seus ligantes refletem nas suas propriedades globais. O presente projeto tem o objetivo de sintetizar e caracterizar alguns compostos do tipo cis-[Ru(GA-bpy)(R2-phen)(X)2]; GA = ácido carboxílico, por exemplo, R = substituintes doadores ou retiradores de elétrons e X = Cl- ou NCS-, bem como realizar investigações fotoquímicas, fotofísicas e eletroquímicas buscando racionalizar o efeito do substituinte R nas propriedades. Desta maneira será possível melhorar processos de conversão de energia luminosa, associando investigações de caráter fundamental com a preparação de dispositivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Sarto Polo - Coordenador / Kleber Thiago de Oliveira - Integrante / Paula Homem de Mello - Integrante / Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Andre Sarto Polo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Best Poster Award, 23rd International Conference on Photochemical Conversion and Storage of Solar Energy.. 2022.
      Membro: André Sarto Polo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Investigações sobre compostos de coordenação, corantes naturais e óxidos metálicos na conversão de energia solar. 2010. (Oficina).
    2. IX Encontro da SBPMat - Simpósio G: Recentes avanços em Materiais Nanoestruturados para Aplicação em Energia Alternativa: Produção e estocagem.Solar energy conversion: Developments of nanomaterials for photoelectrochemical devices. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. POLO, A.S.. 23rd International Conference on Conversion and Storage of Solar Energy ? IPS 23. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Polo, Andre S.. XIX Brazil MRS Meeting. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. Polo, André S.. The 22nd International Conference on Photochemical Conversion and Storage of Solar Energy (IPS-22). 2018. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • André Sarto Polo ⇔ Paula Homem-de-Mello (1.0)
      1. POLO, A. S. ; CARVALHO F. ; SALVADOR, E. L. ; BETTANIN, F. ; SOUZA, JULIANA DOS SANTOS DE ; HOMEM-DE-MELLO, P.. Synthesis, characterization and photoelectrochemical performance of a tris-heteroleptic ruthenium(II) complex having 4,7-dimethyl-1,10-phenanthroline. Inorganica Chimica Acta (Testo stampato). v. 414, p. 145-152, issn: 0020-1693, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • André Sarto Polo ⇔ Thiago Branquinho de Queiroz (1.0)
      1. MAMUD, JULIA F. ; BIAZOLLA, GIOVANNA ; MARQUES, CAROLINE S. ; CERCHIARO, GISELLE ; de Queiroz, Thiago B. ; KEPPLER, ARTUR F. ; POLO, ANDRÉ S.. Z to E light-activated isomerization of α-pyridyl-N-arylnitrone ligands sensitized by rhenium(I) polypyridyl complexes. INORGANICA CHIMICA ACTA. v. 514, p. 120009, issn: 0020-1693, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:35