Workshop HPC com Prof. Dr. James Moraes de Almeida

1682092428801

Nessa quarta (19/04/2023), a UFABC recebeu a visita do Prof. Dr. James Moraes de Almeida, Bacharel em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), doutor em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC (2012), pós-doutorando na Universidade Federal do ABC (2012-2015), pós-doutorado na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (2015-2017) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2017-2019). Atualmente é Pesquisador na Ilum – Escola de Ciências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Ilum-CNPEM). Com experiência em simulações computacionais atomísticas, clássicas e quânticas. O foco de pesquisa atual é em ligas de alta entropia e fluídos.

Tendo trabalhado diretamente na área de computação científica em sua passagem pela UFABC, James veio a universidade para um workshop operacional do sistema de storage que ele desenvolveu.

Em sua apresentação, James detalhou aos presentes como se encontra estruturado hoje o sistema HPC da universidade, como o storage de dados encontra-se configurado, e apontou procedimentos operacionais para a rotina administrativa do equipamento.