Primeiras partes do cluster Carbono começam a chegar!

Cara comunidade acadêmica,

É com grande satisfação que informamos a todos sobre a chegada das primeiras partes do novo cluster Carbono para a computação científica da universidade. Esse avançado sistema representa um marco significativo em nossa capacidade de realizar pesquisas e análises computacionais de ponta.

Com a crescente demanda por poder de processamento, reconhecemos a necessidade de renovar nossa infraestrutura visando suportar nossos projetos de pesquisa. O novo equipamento foi adquirido com financiamento da FINEP (#0038/21) com o projeto “AIDNEWMAT: Abordagem Interdisciplinar para Descoberta de Novos Materiais” coordenado pela Profa. Paula Homem de Mello e colaboração de diversos pesquisadores da UFABC e colaboradores externos. Este equipamento foi cuidadosamente selecionado com apoio da CCM para atender a essas necessidades e oferecer um ambiente de computação robusto e eficiente.

O equipamento conta com 5 (cinco) nós de processamento (cada um com 128 cores e 512 Gb de memória), 2 (dois) nós de GPU com duas GPUs NVIDIA A30 e duas GPUs NVIDIA A40, cada um com 128 cores e 512 Gb de memória, nó de acesso com 32 núcleos 3GHz, 128GB Memória RAM e 480GB SSD e um JBOD (gaveta de discos) com 840TB Armazenamento Bruto.

A chegada desse novo equipamento representa um importante passo em direção à excelência em nossa área de pesquisa. Estamos confiantes de que ele nos ajudará a impulsionar nossos projetos científicos, permitindo-nos explorar áreas até então inexploradas e alcançar resultados inovadores.

Nos próximos dias, nossa equipe técnica estará realizando os preparativos finais para a instalação e configuração do equipamento. Em breve, estaremos prontos para aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Agradecemos a todos por seu apoio contínuo e entusiasmo em relação a avanços tecnológicos. Estamos animados com as possibilidades que o novo cluster proporcionará e esperamos compartilhar os resultados de nossas pesquisas com vocês em um futuro próximo.