Sucesso do II CCM-Hub

Saudações a toda comunidade!

O II CCM-Hub, organizado pela Central Computacional Multiusuário (CCM) da UFABC, foi realizado com grande sucesso entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. O evento contou com a participação de estudantes e pesquisadores de diversas áreas, proporcionando uma rica troca de conhecimento sobre cálculos em estado sólido e superfícies, utilizando os softwares CP2K e Quantum ESPRESSO. As atividades do workshop incluíram palestras teóricas e exercícios práticos, com foco em aplicações voltadas para a ciência de superfícies.

Ao longo dos quatro dias de evento, os participantes puderam desenvolver habilidades essenciais para o uso de softwares de código aberto no campo dos cálculos periódicos. O workshop enfatizou a importância das simulações computacionais na pesquisa científica, e os exercícios práticos possibilitaram aos estudantes aplicar diretamente os conceitos aprendidos nas aulas teóricas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.

A organização do II CCM-Hub reforça o compromisso da CCM em promover eventos que estimulam o avanço do conhecimento técnico-científico. O sucesso do workshop, marcado pelo engajamento dos participantes e pela qualidade das discussões, fortalece a posição do CCM como um importante núcleo de apoio à pesquisa computacional no Brasil.