Trabalhos desenvolvidos por usuários da CCM são apresentados no XIV Encontro de Iniciação Científica da PROPES/UFABC

Saudações a toda a comunidade!

Ocorreu nesta semana o XIV Encontro de Iniciação Científica, XVII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 19º Congresso de Iniciação Científica da USCS, um evento que reuniu pesquisadores e estudantes para compartilharem seus avanços e descobertas. O prof. Dr. Pedro Alves da Silva Autreto marcou sua presença com a palestra “A Computação Científica na UFABC – da Quântica à Inteligência Artificial”, que abordou o histórico e papel da CCM no apoio ao desenvolvimento da computação científica em diversas áreas de pesquisa.

Além disso, alunos de iniciação científica apresentaram seus trabalhos, alguns dos quais foram desenvolvidos utilizando a infraestrutura da CCM (especialmente o Cluster Titânio). Tivemos a oportunidade de conversar com alguns deles.

O aluno Leonardo Henrique de Macedo, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Duarte Ramos realizou um estudo teórico do comportamento fotofísico de complexos ciclometalados de irídio (III) aplicados como dopantes em OLEDs, utilizando a metodologia TD-DFT para analisar o efeito dos ligantes sobre os níveis de energia e transições eletrônicas.

A aluna Maria Vitória Garcia, orientada pela Prof.ª Dr.ª Paula Homem de Mello, vice-diretora da CCM, apresentou seu estudo sobre terapia fotodinâmica, uma técnica promissora para o tratamento de diversas doenças como o câncer, por exemplo. Para realizar os cálculos das moléculas usadas no tratamento, utilizou o método DFT para otimização molecular e o método TD-DFT para obter o espectro eletrônico.

O aluno João Gabriel Maia, orientado pelo Prof. Dr. Yuri Alexandre Aoto, estudou como medir diferenças entre “imagens” detalhadas de moléculas, chamadas de “funções de onda eletrônica”, que mostram como os elétrons se organizam em uma molécula. Ele usou o software Molpro e aplicou métodos chamados Hartree-Fock e full-CI para descrever o estado mais estável da molécula, ou seja, sua configuração de menor energia.

A aluna Ana Júlia Bisette Furquim, orientada pela Dra. Lanna Emilli Barbosa Luchetti e Professores James Moraes de Almeida e Pedro Alves da Silva Autreto, desenvolveu um projeto de PDPD (Pesquisando Desde o Primeiro Dia), iniciativa da UFABC destinada à iniciação dos alunos ingressantes aos programas de pesquisa, com o objetivo de acelerar a formação de jovens pesquisadores. Seu projeto objetivou explorar novos materiais à base de carbono como catalisadores para a geração de energia limpa.

Estes trabalhos demonstram o suporte que a CCM oferece para projetos de pesquisa, possibilitando o acesso a recursos computacionais avançados que permitem análises detalhadas e de alta precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *