Publicações

Gustavo Martini Dalpian

Gustavo Dalpian se formou em Física na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Concluiu seu mestrado(2000) e doutorado(2003) em Fisica no Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo, onde estudou as propriedades de superfícies de materiais semicondutores. Por sua tese de doutorado recebeu menção honrosa no Prêmio Sociedade Brasileira de Física de Melhor Tese de Doutoramento de 2004. É sócio da SBF. Fez pós-doutoramento no National Renewable Energy Laboratory e na University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, onde desenvolveu pesquisas sobre materiais para energia e nanomateriais. Ingressou na UFABC em 2006, integrando a primeira turma de professores contratados. Em 2019 obtive o título de Livre-Docente pelo Instituto de Física de São Carlos (USP). Coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, onde também foi Vice-Reitor (2010 - 2014) e Pró-Reitor de Pós Graduação (2014-2016). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, membro da Coordenação de Área de Física da FAPESP, e membro da diretoria da SBF (2021-2023). Professor visitante na Universidade do Colorado em Boulder (EUA) em 2017/2018. Publicou mais de 70 artigos em revistas científicas especializadas, sendo que seus artigos foram citados mais de 2600 vezes. É revisor científico de muitas dessas revistas e editor associado da revista Discover Materials (Springer-Nature). Ministrou palestras convidadas em inúmeros eventos nacionais e internacionais, bem como em diversas instituições de ensino e pesquisa. Coordenou a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período de 2013 a 2022. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5205312713550726 (08/08/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49963166 URL da Homepage: http://dalpian.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. PRH-ANP: Uma abordagem interdisciplinar para a formacao de recursos humanos em petroleo, gas e biocombustiveis.
      Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao edital 'Program de Recursos Humanos' da Agência nacional de Petróleo. A equipe é composta por cerca de 30 docentes da UFABC, e focará temas relacionados a Petróleo, Gás e Biocombustíveis com um enfoque em materiais, nanoestruturas e energias renováveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Coordenador / Flávio Leandro de Souza - Integrante / Dalmo Mandelli - Integrante / André Sarto Polo - Integrante / André Santarosa Ferlauto - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional do Petróleo - Outra.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    2. 2019-Atual. CAPES PRINT: Sintese, caracterizacao e simulacao de materiais avancados
      Descrição: Este projeto tem por finalidade fortalecer a internacionalização da área de Física da Matéria Condensada da UFABC, do ponto de vista de síntese, caracterização e simulação de materiais. Essa área avançou de forma muito rápida nos últimos anos, sendo uma de suas principais características o aumento da interação com outras áreas, principalmente química e Ciência dos Materiais, focando o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares. Este avanço é abordado neste projeto através de um processo colaborativo entre pesquisadores dos programas de pós-graduação em Física, Química e Nanociências e Materiais avançados da UFABC. Esta interação colaborativa, juntamente com as colaborações internacionais já vigentes, bem como possíveis novas colaborações, servirá de catalisador para o desenvolvimento de projetos mais audaciosos e amplos, bem como para a formação ampla dos alunos envolvidos. A área da Física da Matéria Condensada na UFABC conta com pesquisadores especializados no crescimento de materiais, por rotas físicas e química, focando materiais cerâmicos, magnéticos e semicondutores; na caracterização de materiais, através de técnicas como raios-x, Rietveld, magnetização, condutividade elétrica, magnetorresistência entre outras; e na modelagem computacional de materiais utilizando-se de métodos clássicos e quânticos. É importante destacar a enorme importância dessas colaborações para o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação num contexto mais amplo. É por conta do desenvolvimento de novos materiais que temos acesso hoje a supercondutores super rápidos (semiconductores), a lasers superpotentes e a fármacos mais eficientes. A interação com os grupos estrangeiros possibilitará o avanço científico e tecnológico da área de matéria condensada e a formação de doutores de alta qualidade na UFABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Coordenador / Adalberto Fazzio - Integrante / Herculano Martinho - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Flávio Leandro de Souza - Integrante / Jose Antônio Souza - Integrante / PEDROZA, LUANA S. - Integrante / Fabio Furlan - Integrante / Cedric Rocha Leão - Integrante / Marcos de Abreu Avila - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    3. 2017-Atual. Interfaces em materiais: propriedades eletronicas, magneticas, estruturais e de transporte
      Descrição: Projeto Temático FAPESP, 17/02317-2. A pesquisa na área de materiais tem avançado nos últimos anos, partindo de um enfoque basicamente aplicado, e relacionado à Engenharia, até a posição ocupada hoje onde tem grande impacto em outras áreas, incluindo a Física, Química e Biologia. Isto ocorre em grande parte pelos avanços tecnológicos que nos tem permitido estudar e manipular a matéria em escala atômica e molecular. Este projeto pretende atuar neste nicho, desvendando as propriedades de materiais, procurando por novos materiais e desenvolvendo metodologias avançadas para o tratamento e entendimento destes. O projeto focará principalmente nas propriedades de superfícies e interfaces, estudando fenômenos emergentes. Destacamos dentre esses materiais e propriedades: 1) o estudo de isolantes topológicos quando em interface com outros materiais; 2) o estudo da interface entre sólidos e líquidos, com aplicações em energia, como fotoeletroquímica e física do petróleo; 3) o estudo de materiais bidimensionais quando em contato com outros materiais incluindo biomoléculas; 4) o estudo de propriedades ópticas em interfaces de heteroestruturas, principalmente de materiais 2D com foco no desenho de células fotovoltaicas de próxima geração. Nesta proposta teórico/experimental utilizaremos técnicas do estado da arte. Do ponto de vista teórico a Engenharia de Materiais será obtida por meio de técnicas de big data em Ciência de Materiais, que inclui a utilização dos grandes repositórios de materiais e o desenvolvimento de códigos do tipo "high throughtput", varrendo diferentes famílias de materiais. A partir de candidatos selecionados refinaremos os estudos utilizando combinações de métodos quânticos e clássicos. Estas interfaces também serão estudadas por meio de técnicas de síntese de nano e microestruturas de materiais semicondutores e magnéticos e ligação de biomoléculas e moléculas orgânicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Integrante / Adalberto Fazzio - Coordenador / Antonio José Roque da Silva - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Alexandre Reily Rocha - Integrante / Flávio Leandro de Souza - Integrante / Caetano Rodrigues Miranda - Integrante / Jose Antônio Souza - Integrante / Iseli Lourenço Nantes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    4. 2016-2018. Big data in materials science: high throughput calculations and materials screening
      Descrição: The field of computational materials science has reached its maturity, and now leads to the use of large repositories and high throughput calculations to significantly increase the quantity of simulations. Our group is using these tools to simulate a large number of materials focusing mainly on energy applications.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Coordenador.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    5. 2013-2017. Projeto Tematico FAPESP: Estudo e Desenvolvimento de Novos Materiais Avancados: Eletronicos, Magneticos e Nanoestruturados - Uma Abordagem Interdisciplinar
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Integrante / Carlos Rettori - Coordenador / Flávio Leandro de Souza - Integrante / Marcos de Abreu Ávila - Integrante / Raquel de Almeida Ribeiro - Integrante / Leticie Mendonça Ferreira - Integrante / Pascoal Jose Giglio Pagliuso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    6. 2012-2014. Projeto CAPES PROBRAL/DAAD: Electronic transport properties of semiconductor nanowires
      Descrição: The aim of this project is to use computational modeling to modify the surface properties of ZnO nanowires (NWs) by attaching organic molecules. We will employ tight-binding methods, first-principles density-functional theory and Green's functions to investigate the structural, electronic and electrical properties of hybrid ZnO NWs-organic systems. Based on recent experiments we will investigate the adsorption of funcional groups, such as thiols, carboxylic acids and silanes on ZnO nanowires. By controlling the inorganic-organic interface at an atomistic scale, we will suggest a route for designing efficient and stable hybrid materials which can be applied in biosensing and solar cells, thus minimizing costs for fabrication and manufacturing. Our calculated properties for the investigated systems will be closely correlated to experimental investigations which will be carried out by our collaborators in Germany and eventually newly established collaborations in Brazil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Coordenador / Aline Luciana Schoenhalz - Integrante / Alexandre Reily Rocha - Integrante / Thomas Frauenheim - Integrante / Andreia Luiza da Rosa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    7. 2011-2016. Projeto Tematico FAPESP: PROPRIEDADES ELETRONICAS, MAGNETICAS E DE TRANSPORTE EM NANOESTRUTURAS
      Descrição: O objetivo deste projeto é o estudo das propriedades físicas de novos materiais, através de métodos ab initio ("estado-da-arte"), focando em nanosistemas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gustavo Martini Dalpian - Integrante / Adalberto Fazzio - Coordenador / Antônio José Roque da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação (categoria geral) para o aluno de Doutorado Juan Camilo A. Quiceno, Universidade Federal do ABC.. 2017.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa nível 1C., CNPq.. 2017.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    3. Prêmio CAPES de tese 2016 (Comitê Interdisciplinar), outorgado ao aluno ACMP., CAPES.. 2016.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    4. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.. 2016.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    5. Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-Graduação para o aluno de Doutorado Antônio Cláudio Padilha (3 lugar). PPG-Nano, Universidade Federal do ABC.. 2015.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.
    6. Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 1D, CNPq.. 2013.
      Membro: Gustavo Martini Dalpian.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (12)
    1. PALESTRA CONVIDADA: Ciência computacional para o design e descoberta de novos materiais.X Semana Científica e Cultural da UNIFESP Diadema. 2019. (Outra).
    2. PALESTRA CONVIDADA: Ciência Computacional para o design e descoberta de novos materiais.II Simposio multidisciplinar em materiais do centro-oeste. 2019. (Simpósio).
    3. INVITED TALK: Charge storage in oxygen-deficient phases of TiO2: Defect physics without defects. Promising Approaches for Conversion and Storage of Solar Energy. Promising Approaches for Conversion and Storage of Solar Energy. 2015. (Congresso).
    4. INVITED TALK: Resistive switching in nanodevices. 4th Brazil-China Conference on Scientific Computing. 4th Brazil-China Conference on Scientific Computing. 2015. (Congresso).
    5. INVITED TALK: Theory of resistive switching in Memristors X Workshop on Semiconductors and Micro Nano Technology. X Workshop on Semiconductors and Micro Nano Technology. 2015. (Congresso).
    6. PALESTRA CONVIDADA: , Theory of resistive switching in nanodevices. IV Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados.IV Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados. 2015. (Simpósio).
    7. [PALESTRA CONVIDADA] Quantum confinement and surface effects in semiconductor nanocrystals. 1st International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics (MP2). 2014. (Congresso).
    8. INVITED TALK: Understanding Defects in Nanostructured Materials.First UFMA International Meeting on Characterization and Modeling Materials. 2013. (Simpósio).
    9. INVITED TALK: Co-doped ZnO nanocrystals: surface and quantum confinement effects.Nanomaterials: Theory and Computation. 2012. (Simpósio).
    10. INVITED TALK: Effects of surfaces on the electronic, structural and magnetic properties of ZnO nanocrystals.VII International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures. 2012. (Simpósio).
    11. PALESTRA CONVIDADA: Efeitos de superfície em nanoestruturas.I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados. 2010. (Simpósio).
    12. PALESTRA CONVIDADA:Efeitos de superfície em nanoestruturas semicondutoras.XII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. Dalpian, G. M.; SOUZA, FLAVIO L. ; BUFON, C. C. B.. Encontro anual da SBPMAT. 2021. Congresso
    2. Dalpian, G. M.; SOUZA, FLAVIO L. ; BUFON, C. C. B.. International Conference on Electronic Materials. 2021. Congresso
    3. FAZZIO, A. ; Dalpian, G M ; FAGAN, S. B. ; Arantes JT ; LEAO, C. R. ; VIANNA, J. D. M. ; PEDROZA, A. C.. XV Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica. 2016. Outro
    4. DALPIAN, G. M.; LATGE, A.. XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (Coordenador Geral do evento de 2014). 2014. Congresso
    5. DALPIAN, G. M.. XIII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica (Coordenador Geral da escola). 2012. (Outro).. . 0.
    6. DALPIAN, G. M.; Arantes JT ; de Souza, FL. Encontro do Projeto Pró-Engenharias. 2012. Congresso
    7. Dalpian, G. M.. V ISAMN. 2010. (Congresso).. . 0.
    8. SILVA, A. J. R. ; Dalpian, G. M. ; Arantes, J. T. ; Coutinho, K ; Miwa, RH. XII Escola Brasileira de Estrutura Eletrônica. 2010. Outro
    9. Alves, WA ; Bastos, EL ; Ferreira, M ; Dalpian, G. M. ; Casseli, L ; OLIVEIRA, L. C.. I Simpósio em Nanociências e Materiais Avançados. 2010. Outro
    10. Dalpian, G. M.. IV International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures 2009 (Coordenador geral do Simpósio. Recursos totais obtidos (CNPq, CAPES, FAPESP) da ordem de R$ 80.000,00.). 2009. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Gustavo Martini Dalpian ⇔ Jeverson Teodoro Arantes Junior (3.0)
      1. Khoo, K. ; Arantes, J. T. ; Chelikowsky, James ; Dalpian, G.. First-principles calculations of lattice-strained core-shell nanocrystals. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics. v. 84, p. 075311-1-075311-7, issn: 1098-0121, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Podila, R. ; Queen, W. ; Nath, A. ; Arantes, Jeverson T. ; Schoenhalz, Aline L. ; FAZZIO, A. ; Dalpian, Gustavo M. ; He, J. ; Hwu, Shiou J. ; Skove, Malcolm J. ; Rao, Apparao M.. Origin of FM Ordering in Pristine Micro- and Nanostructured ZnO. Nano Letters. v. 10, p. 100302111141082, issn: 1530-6984, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Schoenhalz, Aline L. ; Arantes, Jeverson T. ; Fazzio, Adalberto ; Dalpian, Gustavo M.. Surface and Quantum Confinement Effects in ZnO Nanocrystals. Journal of physical chemistry. C. v. 114, p. 18293-18297, issn: 1932-7447, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gustavo Martini Dalpian ⇔ Luana Sucupira Pedroza (2.0)
      1. SANTOS, JACIARA C. C. ; NEGREIROS, FABIO R. ; Pedroza, Luana S. ; DALPIAN, GUSTAVO M. ; MIRANDA, PAULO B.. Interaction of Water with the Gypsum (010) Surface: Structure and Dynamics from Nonlinear Vibrational Spectroscopy and Ab Initio Molecular Dynamics. JOURNAL OF THE AMERICAN CHEMICAL SOCIETY. v. 140, p. 17141-17152, issn: 0002-7863, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NEGREIROS, FABIO RIBEIRO ; PEDROZA, LUANA SUCUPIRA ; SOUZA, FLAVIO LEANDRO ; DALPIAN, GUSTAVO MARTINI. Surface Fe vacancy defects on haematite and their role in light-induced water splitting in artificial photosynthesis. PHYSICAL CHEMISTRY CHEMICAL PHYSICS. v. 19, p. 31410-31417, issn: 1463-9076, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gustavo Martini Dalpian ⇔ Fabio Furlan Ferreira (1.0)
      1. BONADIO, A. ; ESCANHOELA, C. A. ; SABINO, F. P. ; SOMBRIO, G. ; DE PAULA, V. G. ; FERREIRA, F. F. ; JANOTTI, A. ; Dalpian, G. M. ; SOUZA, J. A.. Entropy-driven stabilization of the cubic phase of MaPbI 3 at room temperature. Journal of Materials Chemistry A. v. 1, p. 1089-1099, issn: 2050-7488, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Gustavo Martini Dalpian ⇔ Thiago Branquinho de Queiroz (1.0)
      1. FERRARI, VICTORIA C. ; ALVIM, RAPHAEL DA SILVA ; de Queiroz, Thiago Branquinho ; DALPIAN, GUSTAVO M. ; DE SOUZA, FLAVIO LEANDRO. Controlling the Activation Energy for Single-Ion Diffusion through a Hybrid Polyelectrolyte Matrix by Manipulating the Central Coordinate Semimetal Atom. Journal of Physical Chemistry Letters. v. 10, p. 7684-7689, issn: 1948-7185, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2022
Data de processamento: 21/09/2022 19:52:35