Trabalho de estudante da UFABC conquista primeiro lugar em evento de Física

Daniel de Martini Rivera Ferreira, Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), e atualmente estudante de Engenharia Aeroespacial e Física, pela UFABC, recebeu, no dia 31 de janeiro de 2022, o prêmio de melhor pôster na III Escola de Verão de Física de Curitiba, além de ter recebido, no mesmo evento, o prêmio de Melhor trabalho, junto ao seu grupo.
      A Escola de Verão de Física de Curitiba é um evento voltado para estudantes que estão concluindo seus cursos de graduação, oferecendo-lhes um incremento para suas formações, por meio de minicursos e seminários vinculados às atividades de pesquisa do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
      Em seu pôster, Daniel trabalhou o tema “Propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas do FeO (Óxido de ferro) – Uma abordagem via DFT+U”, e em seu trabalho em grupo, o tema trabalhado foi “A evolução dos sistemas não-lineares”. O grupo contava com Alan Santos Bispo, Conrado Ferreira Bittercourt, Lucas Corsini Comar e Roberta Dárlla Reinaldo de Araújo, estudantes da UFPR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
     Além disso, Daniel, no ano de 2021, havia vencido como terceiro melhor pôster no Congresso Internacional ICC INTERCORR WCO 2021, com o trabalho “High Temperature oxidation of iron aluminide coatings”, auxiliado por seu antigo orientador Frederico Augusto Pires Fernandes (UFABC).
      Ao comentar o papel da Central Computacional Multiusuário em sua pesquisa, Daniel ressalta a impossibilidade de execução do projeto sem o auxílio de um sistema de computação de alta velocidade, visto a grande quantidade de cálculos realizados. Por meio da estrutura de HPC (High Performance Computing), o aluno utilizou os recursos de processamento e armazenamento da Titânio, assim como software livre Quantum Espresso,  que é um conjunto para cálculos de estrutura eletrônica de primeiros princípios e modelagem de materiais.