Pesquisa de aluno é publicada na revista Oxford Open Materials Science

A revista britânica Oxford Open Materials Science (Universidade de Oxford) publicou o artigo High-velocity impact of a hybrid CBN nanotubes do aluno Enzo Armani da UFABC. O trabalho tem coordenação do professor Pedro Alves da Silva Autreto e foi incluído nos conteúdos do periódico em dezembro do ano passado. O estudo de Enzo trata da análise de simulações computacionais em dinâmica molecular, envolvendo a possibilidade de produção de nanofitas por meio da descompactação de nanotubos híbridos (parede dupla).

As simulações apresentam o uso de alta velocidade para impacto em diferentes ângulos de dois nanotubos concêntricos (um dentro do outro – o externo de carbono e o interno de nitreto de boro) contra alvos sólidos. O artigo indica que essa estratégia pode fornecer concentração de tensões em uma região específica, criando uma maneira de obter nanofitas de carbono sem qualquer abordagem química.

Nanofitas são estruturas centenas de vezes mais finas do que um fio de cabelo e com potencial para executar diversas funcionalidades eletrônicas, térmicas e mecânicas. O emprego delas tem ocorrido em tecnologias dedicadas à indústria do petróleo, aeroespacial e em sistemas biológicos.

Enzo Armani integrou o programa de iniciação científica da UFABC com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concedida por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Ao comentar o papel da Central Computacional Multiusuário em sua pesquisa, Enzo destaca a impossibilidade de execução do projeto sem o auxílio de um sistema de computação de alta velocidade, visto a grande quantidade de cálculos realizados.

Por meio da estrutura de HPC (High Performance Computing), o aluno utilizou os recursos de processamento e armazenamento da Titânio, assim como o software livre Lampps.