Pesquisador da UFABC é contemplado com prêmio CAPES de tese

No  dia 11 de agosto foi publicada a lista dos ganhadores do 17º Prêmio Capes de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021. Dentre os trabalhos contemplados está o estudo de Gabriel Ravanhani Schleder, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC. Sua Tese, defendida sob a orientação do professor Adalberto Fazzio, recebeu o prêmio de melhor Tese na área de avaliação Interdisciplinar. Durante o processo de pesquisa, o pesquisador fez uso do cluster Titânio, utilizando principalmente o software VASP.

Segundo a CAPES, e conforme informações publicadas em seu site, “A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Também são consideradas a qualidade e a quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.”. Os premiados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de certificado e medalha.

O Prêmio CAPES de Tese deste ano recebeu um total de 1.266 inscrições. Contempla os melhores trabalhos de doutorado em 49 diferentes áreas de Avaliação. A segunda fase do concurso ocorrerá em dezembro de 2022 quando serão anunciados, dentre os 49 trabalhos premiados, os três vencedores do Grande Prêmio CAPES de Tese, sendo um de cada categoria: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

As informações sobre a tese podem ser encontradas no endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11047316