Qualificação de Doutorado do pesquisador Guilherme Ribeiro Portugal

No dia 14/07/2022, o pesquisador Guilherme Ribeiro Portugal realizou a qualificação de seu projeto de doutorado no programa de Nanociência e Materiais Avançados, a pesquisa NaTaO3-based heterostructures and thin films for heterogeneous photocatalysis, orientado pelo Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior, e co-orientado pelo Prof. Dr. Sydney Ferreira Santos.

No projeto, métodos teóricos ab initio baseados na Teoria do Funcional da Densidade são usados para estudar como a formação de heteroestruturas e filmes finos baseados em NaTaO3 podem alterar as propriedades estruturais, eletrônicas, ópticas e catalíticas deste conhecido fotocatalisador devido à presença de interfaces e superfícies.

Devido a complexidade da pesquisa, os experimentos são obtidos por meio de simulação. Para a realização do projeto, o pesquisador fez uso da Titânio, utilizando principalmente o software VASP.

(Na foto, em ordem: O responsável pela CCM, Prof. Dr. Pedro Autreto; Prof. Dra. Romarly da Costa; O pesquisador Guilherme Portugal; Prof. Dr. Roberto Gomes de Aguiar Veiga; Prof. Dr. Renato Altobelli Antunes)