Mais uma qualificação de mestrado realizada utilizando o sistema de HPC!

Foi a vez do aluno Arthur da Silva Sousa Santos submeter seu projeto para a banca de qualificação. Orientado pelo Prof. Dr. Daniel Zanetti de Flório e pelo Prof. Dr. James Moraes de Almeida, com contribuição da pesquisadora Fabiane Trindade, o projeto Aprendizagem de Máquina como Metodologia de Estudo em Óxidos de Alta Entropia.

Sendo os óxidos de alta entropia uma classe de materiais recentemente descoberta (2015), seu estudo é muito complexo, tanto por suas diversas combinações possíveis, quanto por seu comportamento de acordo com a abordagem. A pesquisa realizada por Arthur engloba o estudo das fases estáveis, baseados em aprendizagem de máquina.

Em conversa com Arthur, o aluno salienta a importância da parceria com a CCM, e a utilização do cluster Titânio para realização das simulações computacionais.